Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araya, Ana Maria Osorio [UNESP], Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP], Lino, Alex [UNESP], Melques, Paula Mesquita [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140006
Resumo: Este trabalho tem por intenção promover uma reflexão acerca das formas de trabalhar em grupos de formação continuada de professores de forma a promover o desenvolvimento de características propostas pela pesquisa acadêmica como importantes em professores. Baseados na hipótese de que os grupos de estudo/discussão de tópicos específicos de Física podem surtir efeitos bastante significativos e recomendados pela literatura da área de Ensino de Física, apóia-se nas proposições do educador José Contreras Domingo sobre autonomia docente e faz-se um relato de uma experiência de grupo de formação continuada no qual se obteve sucesso em desenvolver as características de autonomia docente em um trabalho com professores de Física que participam de um grupo que funciona sob a metodologia do estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. Dessa maneira apresenta-se argumentos que relacionam a autonomia docente e a formação continuada de professores e a descrição da pesquisa.
id UNSP_5fa77e78df64b145582ffc335e4fe3a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140006
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de físicaFormação Continuada de ProfessoresAutonomia docenteGrupos de estudoFísica moderna e contemporânea no Ensino MédioEste trabalho tem por intenção promover uma reflexão acerca das formas de trabalhar em grupos de formação continuada de professores de forma a promover o desenvolvimento de características propostas pela pesquisa acadêmica como importantes em professores. Baseados na hipótese de que os grupos de estudo/discussão de tópicos específicos de Física podem surtir efeitos bastante significativos e recomendados pela literatura da área de Ensino de Física, apóia-se nas proposições do educador José Contreras Domingo sobre autonomia docente e faz-se um relato de uma experiência de grupo de formação continuada no qual se obteve sucesso em desenvolver as características de autonomia docente em um trabalho com professores de Física que participam de um grupo que funciona sob a metodologia do estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. Dessa maneira apresenta-se argumentos que relacionam a autonomia docente e a formação continuada de professores e a descrição da pesquisa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências de Bauru (FC)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Lino, Alex [UNESP]Melques, Paula Mesquita [UNESP]2016-06-28T17:32:33Z2016-06-28T17:32:33Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2225-2236application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2225-22369708-2011http://hdl.handle.net/11449/140006ISSN2236-9708-2011-2225-2236.pdf15437381939352569240823312105954porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T12:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140006Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:23.042152Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física
title Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física
spellingShingle Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física
Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
Formação Continuada de Professores
Autonomia docente
Grupos de estudo
Física moderna e contemporânea no Ensino Médio
title_short Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física
title_full Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física
title_fullStr Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física
title_full_unstemmed Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física
title_sort Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física
author Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
author_facet Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Lino, Alex [UNESP]
Melques, Paula Mesquita [UNESP]
author_role author
author2 Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Lino, Alex [UNESP]
Melques, Paula Mesquita [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Lino, Alex [UNESP]
Melques, Paula Mesquita [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada de Professores
Autonomia docente
Grupos de estudo
Física moderna e contemporânea no Ensino Médio
topic Formação Continuada de Professores
Autonomia docente
Grupos de estudo
Física moderna e contemporânea no Ensino Médio
description Este trabalho tem por intenção promover uma reflexão acerca das formas de trabalhar em grupos de formação continuada de professores de forma a promover o desenvolvimento de características propostas pela pesquisa acadêmica como importantes em professores. Baseados na hipótese de que os grupos de estudo/discussão de tópicos específicos de Física podem surtir efeitos bastante significativos e recomendados pela literatura da área de Ensino de Física, apóia-se nas proposições do educador José Contreras Domingo sobre autonomia docente e faz-se um relato de uma experiência de grupo de formação continuada no qual se obteve sucesso em desenvolver as características de autonomia docente em um trabalho com professores de Física que participam de um grupo que funciona sob a metodologia do estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. Dessa maneira apresenta-se argumentos que relacionam a autonomia docente e a formação continuada de professores e a descrição da pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:33Z
2016-06-28T17:32:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2225-2236
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/140006
ISSN2236-9708-2011-2225-2236.pdf
1543738193935256
9240823312105954
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140006
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2225-2236
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-2225-2236.pdf
1543738193935256
9240823312105954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2225-2236
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128746813652992