Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140006 |
Resumo: | Este trabalho tem por intenção promover uma reflexão acerca das formas de trabalhar em grupos de formação continuada de professores de forma a promover o desenvolvimento de características propostas pela pesquisa acadêmica como importantes em professores. Baseados na hipótese de que os grupos de estudo/discussão de tópicos específicos de Física podem surtir efeitos bastante significativos e recomendados pela literatura da área de Ensino de Física, apóia-se nas proposições do educador José Contreras Domingo sobre autonomia docente e faz-se um relato de uma experiência de grupo de formação continuada no qual se obteve sucesso em desenvolver as características de autonomia docente em um trabalho com professores de Física que participam de um grupo que funciona sob a metodologia do estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. Dessa maneira apresenta-se argumentos que relacionam a autonomia docente e a formação continuada de professores e a descrição da pesquisa. |
id |
UNSP_5fa77e78df64b145582ffc335e4fe3a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/140006 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de físicaFormação Continuada de ProfessoresAutonomia docenteGrupos de estudoFísica moderna e contemporânea no Ensino MédioEste trabalho tem por intenção promover uma reflexão acerca das formas de trabalhar em grupos de formação continuada de professores de forma a promover o desenvolvimento de características propostas pela pesquisa acadêmica como importantes em professores. Baseados na hipótese de que os grupos de estudo/discussão de tópicos específicos de Física podem surtir efeitos bastante significativos e recomendados pela literatura da área de Ensino de Física, apóia-se nas proposições do educador José Contreras Domingo sobre autonomia docente e faz-se um relato de uma experiência de grupo de formação continuada no qual se obteve sucesso em desenvolver as características de autonomia docente em um trabalho com professores de Física que participam de um grupo que funciona sob a metodologia do estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. Dessa maneira apresenta-se argumentos que relacionam a autonomia docente e a formação continuada de professores e a descrição da pesquisa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências de Bauru (FC)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Lino, Alex [UNESP]Melques, Paula Mesquita [UNESP]2016-06-28T17:32:33Z2016-06-28T17:32:33Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2225-2236application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2225-22369708-2011http://hdl.handle.net/11449/140006ISSN2236-9708-2011-2225-2236.pdf15437381939352569240823312105954porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T12:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140006Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:23.042152Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física |
title |
Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física |
spellingShingle |
Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física Silva, João Ricardo Neves da [UNESP] Formação Continuada de Professores Autonomia docente Grupos de estudo Física moderna e contemporânea no Ensino Médio |
title_short |
Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física |
title_full |
Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física |
title_fullStr |
Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física |
title_full_unstemmed |
Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física |
title_sort |
Grupo de professores de física moderna: o grupo de estudo/discussão como estratégia formadora de autonomia docente em professores de física |
author |
Silva, João Ricardo Neves da [UNESP] |
author_facet |
Silva, João Ricardo Neves da [UNESP] Araya, Ana Maria Osorio [UNESP] Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Lino, Alex [UNESP] Melques, Paula Mesquita [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Araya, Ana Maria Osorio [UNESP] Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Lino, Alex [UNESP] Melques, Paula Mesquita [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Ricardo Neves da [UNESP] Araya, Ana Maria Osorio [UNESP] Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Lino, Alex [UNESP] Melques, Paula Mesquita [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada de Professores Autonomia docente Grupos de estudo Física moderna e contemporânea no Ensino Médio |
topic |
Formação Continuada de Professores Autonomia docente Grupos de estudo Física moderna e contemporânea no Ensino Médio |
description |
Este trabalho tem por intenção promover uma reflexão acerca das formas de trabalhar em grupos de formação continuada de professores de forma a promover o desenvolvimento de características propostas pela pesquisa acadêmica como importantes em professores. Baseados na hipótese de que os grupos de estudo/discussão de tópicos específicos de Física podem surtir efeitos bastante significativos e recomendados pela literatura da área de Ensino de Física, apóia-se nas proposições do educador José Contreras Domingo sobre autonomia docente e faz-se um relato de uma experiência de grupo de formação continuada no qual se obteve sucesso em desenvolver as características de autonomia docente em um trabalho com professores de Física que participam de um grupo que funciona sob a metodologia do estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. Dessa maneira apresenta-se argumentos que relacionam a autonomia docente e a formação continuada de professores e a descrição da pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:33Z 2016-06-28T17:32:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2225-2236 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/140006 ISSN2236-9708-2011-2225-2236.pdf 1543738193935256 9240823312105954 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140006 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2225-2236 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-2225-2236.pdf 1543738193935256 9240823312105954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2225-2236 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128746813652992 |