Uma revolução no campo da formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Huanca, Roger [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141668
Resumo: O objetivo deste trabalho é o de levar professores do Ensino Superior, como formadores de professores da Educação Básica, a trabalhar com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Apoiados no tema deste Congresso, nos identificamos com o fato de programas de formação de professores não se constituírem como objetos de trabalho prioritários no campo do Ensino Superior. Este nosso artigo retrata a vivência e a pesquisa de um grupo de trabalho, comprometido com a produção de conhecimento ser, mais do que uma reforma, uma revolução na forma de se trabalhar a Matemática nos Cursos de Graduação, da Licenciatura em Matemática, utilizando, como dinâmica de trabalho, a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.
id UNSP_60a5e0276697d1697dc9aed8f57142a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141668
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma revolução no campo da formação de professores de matemáticaEnsino superiorResolução de problemasFormação de professoresO objetivo deste trabalho é o de levar professores do Ensino Superior, como formadores de professores da Educação Básica, a trabalhar com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Apoiados no tema deste Congresso, nos identificamos com o fato de programas de formação de professores não se constituírem como objetos de trabalho prioritários no campo do Ensino Superior. Este nosso artigo retrata a vivência e a pesquisa de um grupo de trabalho, comprometido com a produção de conhecimento ser, mais do que uma reforma, uma revolução na forma de se trabalhar a Matemática nos Cursos de Graduação, da Licenciatura em Matemática, utilizando, como dinâmica de trabalho, a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Huanca, Roger [UNESP]2016-07-19T12:59:57Z2016-07-19T12:59:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10020-10031application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10020-100312357-7819http://hdl.handle.net/11449/141668ISSN2357-7819-2014-10020-10031.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:23:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:23:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revolução no campo da formação de professores de matemática
title Uma revolução no campo da formação de professores de matemática
spellingShingle Uma revolução no campo da formação de professores de matemática
Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Ensino superior
Resolução de problemas
Formação de professores
title_short Uma revolução no campo da formação de professores de matemática
title_full Uma revolução no campo da formação de professores de matemática
title_fullStr Uma revolução no campo da formação de professores de matemática
title_full_unstemmed Uma revolução no campo da formação de professores de matemática
title_sort Uma revolução no campo da formação de professores de matemática
author Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
author_facet Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Huanca, Roger [UNESP]
author_role author
author2 Huanca, Roger [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Huanca, Roger [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Resolução de problemas
Formação de professores
topic Ensino superior
Resolução de problemas
Formação de professores
description O objetivo deste trabalho é o de levar professores do Ensino Superior, como formadores de professores da Educação Básica, a trabalhar com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Apoiados no tema deste Congresso, nos identificamos com o fato de programas de formação de professores não se constituírem como objetos de trabalho prioritários no campo do Ensino Superior. Este nosso artigo retrata a vivência e a pesquisa de um grupo de trabalho, comprometido com a produção de conhecimento ser, mais do que uma reforma, uma revolução na forma de se trabalhar a Matemática nos Cursos de Graduação, da Licenciatura em Matemática, utilizando, como dinâmica de trabalho, a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:57Z
2016-07-19T12:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10020-10031
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141668
ISSN2357-7819-2014-10020-10031.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141668
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10020-10031
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10020-10031.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10020-10031
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650066194366464