Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Martinez, Carmem Lídia Pires [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100011
http://hdl.handle.net/11449/26463
Resumo: Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação.
id UNSP_60c8c0306cc11a25d7840376f62aad5f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26463
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professoresFormative assessment: students self-assessment and teachers self-educationavaliação formativaeducação de professoresEducação em Ciênciasformative assessmentteacher educationScience TeachingEste artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação.This paper is part of a masters' degree dissertation in which we analyze Science teachers' reflections on assessment practice that took place in a public basic school, during collective pedagogical work hours. We followed, during six months, the teachers' perspective of putting formative assessment into practice by having a formative assessment text as a starting point. We also analyzed the repercussions of reflections on teachers' self-education and on investigation-action researchers' thinking.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Martinez, Carmem Lídia Pires [UNESP]2014-05-20T15:07:19Z2014-05-20T15:07:19Z2005-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article133-144application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100011Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646310.1590/S1516-73132005000100011S1516-73132005000100011S1516-73132005000100011.pdf2571977671030681SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26463Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:05:15.611074Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
Formative assessment: students self-assessment and teachers self-education
title Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
spellingShingle Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
avaliação formativa
educação de professores
Educação em Ciências
formative assessment
teacher education
Science Teaching
title_short Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
title_full Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
title_fullStr Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
title_full_unstemmed Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
title_sort Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
author Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author_facet Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Martinez, Carmem Lídia Pires [UNESP]
author_role author
author2 Martinez, Carmem Lídia Pires [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Martinez, Carmem Lídia Pires [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação formativa
educação de professores
Educação em Ciências
formative assessment
teacher education
Science Teaching
topic avaliação formativa
educação de professores
Educação em Ciências
formative assessment
teacher education
Science Teaching
description Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
2014-05-20T15:07:19Z
2014-05-20T15:07:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100011
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26463
10.1590/S1516-73132005000100011
S1516-73132005000100011
S1516-73132005000100011.pdf
2571977671030681
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100011
http://hdl.handle.net/11449/26463
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005.
1516-7313
10.1590/S1516-73132005000100011
S1516-73132005000100011
S1516-73132005000100011.pdf
2571977671030681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133-144
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129391511732224