Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100011 http://hdl.handle.net/11449/26463 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação. |
id |
UNSP_60c8c0306cc11a25d7840376f62aad5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26463 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professoresFormative assessment: students self-assessment and teachers self-educationavaliação formativaeducação de professoresEducação em Ciênciasformative assessmentteacher educationScience TeachingEste artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação.This paper is part of a masters' degree dissertation in which we analyze Science teachers' reflections on assessment practice that took place in a public basic school, during collective pedagogical work hours. We followed, during six months, the teachers' perspective of putting formative assessment into practice by having a formative assessment text as a starting point. We also analyzed the repercussions of reflections on teachers' self-education and on investigation-action researchers' thinking.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Martinez, Carmem Lídia Pires [UNESP]2014-05-20T15:07:19Z2014-05-20T15:07:19Z2005-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article133-144application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100011Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646310.1590/S1516-73132005000100011S1516-73132005000100011S1516-73132005000100011.pdf2571977671030681SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26463Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:05:15.611074Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores Formative assessment: students self-assessment and teachers self-education |
title |
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores |
spellingShingle |
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] avaliação formativa educação de professores Educação em Ciências formative assessment teacher education Science Teaching |
title_short |
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores |
title_full |
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores |
title_fullStr |
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores |
title_sort |
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores |
author |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
author_facet |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] Martinez, Carmem Lídia Pires [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Martinez, Carmem Lídia Pires [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] Martinez, Carmem Lídia Pires [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação formativa educação de professores Educação em Ciências formative assessment teacher education Science Teaching |
topic |
avaliação formativa educação de professores Educação em Ciências formative assessment teacher education Science Teaching |
description |
Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-01 2014-05-20T15:07:19Z 2014-05-20T15:07:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100011 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26463 10.1590/S1516-73132005000100011 S1516-73132005000100011 S1516-73132005000100011.pdf 2571977671030681 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100011 http://hdl.handle.net/11449/26463 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005. 1516-7313 10.1590/S1516-73132005000100011 S1516-73132005000100011 S1516-73132005000100011.pdf 2571977671030681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
133-144 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129391511732224 |