Letramento multissemiótico no Facebook: um novo desafio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/147055 |
Resumo: | Inovar nas práticas de ensino de leitura e escrita tem se tornado uma necessidade crescente para os profissionais da educação, tendo em vista que os grandes avanços, sobretudo na área de comunicação, têm criado novas demandas nas práticas docentes. Refletindo a este respeito, esta pesquisa de cunho netnográfico, qualitativo, visa investigar em que medida os textos multissemióticos autorais ou não, veiculados na mídia social Facebook, podem impulsionar as práticas de ensino de Língua Portuguesa no 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, bem como auxiliar o docente a fim de complementar o currículo por meio de práticas mais significativas, produzindo alunos leitores mais críticos e autônomos. Nessa perspectiva, discute-se a concepção de língua, de sujeito (aluno), de aula em ambiente virtual, e de língua em uso; contemplando, também, a noção de Gêneros Textuais, seguida da contextualização do uso da Internet, das mídias sociais como Facebook e suas ferramentas de interação. Propõe-se uma discussão sobre a influência das mídias sociais na modernidade, e como elas se inserem no cotidiano escolar, a arquitetura da mídia virtual Facebook e suas possibilidades como um ambiente gestor e facilitador de práticas de multiletramentos. Discorre-se, ainda, sobre a multimodalidade dos gêneros veiculados no Facebook, como esses gêneros discursivos podem melhorar a interação e o comprometimento do aluno na autoaprendizagem e na aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais, finalizando com uma discussão sobre letramento digital. No tocante à metodologia, o estudo teórico realizado é confrontado com uma pesquisa de campo realizada no Facebook, em sala de aula virtual de 8º ano (Anos Finais do Ensino Fundamental) criada para a pesquisa. A coleta de dados compreendeu fichamentos de livros, de periódicos, revistas, livro didático, “Caderno do aluno” (currículo de Língua Portuguesa para o 8º ano), questionários para os alunos, textos multimodais injuntivos trabalhados na sala virtual, bem como as produções dos alunos no ambiente do Facebook. O tratamento dos dados envolveu análise dos questionários, das atividades realizadas na sala virtual e da qualidade da participação dos alunos. Este estudo permitiu constatar que, apesar das grandes dificuldades pelas quais passa a educação no país, é possível impulsionar as práticas de ensino de Língua Portuguesa, fazendo uso de textos multissemióticos veiculados em mídias sociais como Facebook. |
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Letramento multissemiótico no Facebook: um novo desafioMultisemiotic literacy on Facebook: a new challengeMídia digital FacebookLetramentoTextos multissemióticosProdução de textosFacebook digital mediaMultimodal literacyReadingWritingInovar nas práticas de ensino de leitura e escrita tem se tornado uma necessidade crescente para os profissionais da educação, tendo em vista que os grandes avanços, sobretudo na área de comunicação, têm criado novas demandas nas práticas docentes. Refletindo a este respeito, esta pesquisa de cunho netnográfico, qualitativo, visa investigar em que medida os textos multissemióticos autorais ou não, veiculados na mídia social Facebook, podem impulsionar as práticas de ensino de Língua Portuguesa no 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, bem como auxiliar o docente a fim de complementar o currículo por meio de práticas mais significativas, produzindo alunos leitores mais críticos e autônomos. Nessa perspectiva, discute-se a concepção de língua, de sujeito (aluno), de aula em ambiente virtual, e de língua em uso; contemplando, também, a noção de Gêneros Textuais, seguida da contextualização do uso da Internet, das mídias sociais como Facebook e suas ferramentas de interação. Propõe-se uma discussão sobre a influência das mídias sociais na modernidade, e como elas se inserem no cotidiano escolar, a arquitetura da mídia virtual Facebook e suas possibilidades como um ambiente gestor e facilitador de práticas de multiletramentos. Discorre-se, ainda, sobre a multimodalidade dos gêneros veiculados no Facebook, como esses gêneros discursivos podem melhorar a interação e o comprometimento do aluno na autoaprendizagem e na aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais, finalizando com uma discussão sobre letramento digital. No tocante à metodologia, o estudo teórico realizado é confrontado com uma pesquisa de campo realizada no Facebook, em sala de aula virtual de 8º ano (Anos Finais do Ensino Fundamental) criada para a pesquisa. A coleta de dados compreendeu fichamentos de livros, de periódicos, revistas, livro didático, “Caderno do aluno” (currículo de Língua Portuguesa para o 8º ano), questionários para os alunos, textos multimodais injuntivos trabalhados na sala virtual, bem como as produções dos alunos no ambiente do Facebook. O tratamento dos dados envolveu análise dos questionários, das atividades realizadas na sala virtual e da qualidade da participação dos alunos. Este estudo permitiu constatar que, apesar das grandes dificuldades pelas quais passa a educação no país, é possível impulsionar as práticas de ensino de Língua Portuguesa, fazendo uso de textos multissemióticos veiculados em mídias sociais como Facebook.Innovating in reading and writing teaching practices has become a growing need for professionals in education, once that the major advances, especially in the area of communication field have created new demands on teaching practices. Concerning these issues, this qualitative netnographic research intends to investigate the extent to which (non)authoral texts, served on Facebook social media can boost the Portuguese Language teaching practices in the 8th grade of elementary public school, and help the teacher to complement the curriculum through more significant practices, producing more critical and independent readers. Under this light, it is discussed the language conception, as well as the subject (student), class in a virtual environment and language in use; adding to this the Text Genre notion, the context of internet use, the social media such as Facebook and its interactive tools. It is purposed a discussion of the influence of social media in modern times and how they fit into the school routine, the virtual media Facebook architecture and its potential as a manager and enabling environment of multiliteracies practices. Then it is also discussed the multimodality of advertising text genres run on Facebook, as these genres can improve interaction and student engagement in self-learning and collaborative learning in virtual environments. To close the chapter, digital literacy is discussed. As regards the methodology, the theoretical study is faced with a field survey on Facebook, in a virtual 8th-grade classroom (Final Years of Elementary School) created for this research. Data collection comprised the summarizing of books, newspapers, magazines, textbooks "Student’s book" (Portuguese Language curriculum for the 8th grade of elementary school), questionnaires for students, injunctive multimodal texts worked in the virtual room, and students’ productions in Facebook environment. The data treatment involved the analysis of the questionnaires, the activities carried out in the virtual room and quality of student participation. Thus, this study has shown that, despite the great difficulties through which the Education goes in the country, it is possible to boost the teaching practices of Portuguese Language by working multisemiotic texts served in social media such as Facebook.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 23001011069P5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Maria do Rosário Gomes Lima da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fraga, Washington Mateus [UNESP]2017-01-03T15:53:51Z2017-01-03T15:53:51Z2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14705500087788023001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147055Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:04.020461Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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