A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/136550 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859157.pdf |
Resumo: | This work by questioning the methodology and curriculum standardization and the separation between theory and practice, both of the top training courses for educators and schools in general, proposes to investigate, through action research, writing and analysis of narratives drawn from the author's experiences as a volunteer educator for a Brazilian educational project inspired by the experience of the Portugal's Escola da Ponte, the (trans)formation of educators in educational praxis, ie, the training that is not represented in formatting. Experiences, reflections and analyzes developed are in line to share new possibilities in the training of education professionals to effectively contribute to the methodological and curricular flexibility and with no dissociation between practice and theory present in current and anachronistic higher education courses educators, as well as the vast majority of elementary schools, both public and private and secondary levels |
id |
UNSP_6196de0618aacefb8758cd60e0c2b6e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/136550 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativasProfessores - FormaçãoPratica de ensinoEnsino - MetodologiaPesquisa-ação em educaçãoThis work by questioning the methodology and curriculum standardization and the separation between theory and practice, both of the top training courses for educators and schools in general, proposes to investigate, through action research, writing and analysis of narratives drawn from the author's experiences as a volunteer educator for a Brazilian educational project inspired by the experience of the Portugal's Escola da Ponte, the (trans)formation of educators in educational praxis, ie, the training that is not represented in formatting. Experiences, reflections and analyzes developed are in line to share new possibilities in the training of education professionals to effectively contribute to the methodological and curricular flexibility and with no dissociation between practice and theory present in current and anachronistic higher education courses educators, as well as the vast majority of elementary schools, both public and private and secondary levelsEste trabalho ao questionar a padronização metodológica e curricular e a dissociação entre teoria e prática, tanto dos cursos superiores de formação de educadores quanto das escolas de um modo geral, se propõe a investigar, através da pesquisa-ação e da escrita e análise de narrativas elaboradas a partir das experiências do autor enquanto educador voluntário de um projeto educativo brasileiro inspirado na experiência da Escola da Ponte de Portugal, a (trans)formação do educador na práxis educativa, ou seja, a formação que não se configura em formatação. As experiências, reflexões e análises desenvolvidas vão no sentido de compartilhar novas possibilidades no âmbito da formação dos profissionais da educação para contribuir efetivamente com a flexibilização metodológica e curricular e com a não dissociação entre prática e teoria presentes nos atuais e anacrônicos cursos superiores de formação de educadores, assim como na imensa maioria das escolas de níveis fundamental e médio, tanto públicas quanto privadasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Geraldo, Daniel Peret [UNESP]2016-04-01T17:53:31Z2016-04-01T17:53:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfGERALDO, Daniel Peret. A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas. 2014. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/136550000859157http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859157.pdf9683880235696496Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:09:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:54:28.673193Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas |
title |
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas |
spellingShingle |
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas Geraldo, Daniel Peret [UNESP] Professores - Formação Pratica de ensino Ensino - Metodologia Pesquisa-ação em educação |
title_short |
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas |
title_full |
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas |
title_fullStr |
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas |
title_full_unstemmed |
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas |
title_sort |
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas |
author |
Geraldo, Daniel Peret [UNESP] |
author_facet |
Geraldo, Daniel Peret [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geraldo, Daniel Peret [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Pratica de ensino Ensino - Metodologia Pesquisa-ação em educação |
topic |
Professores - Formação Pratica de ensino Ensino - Metodologia Pesquisa-ação em educação |
description |
This work by questioning the methodology and curriculum standardization and the separation between theory and practice, both of the top training courses for educators and schools in general, proposes to investigate, through action research, writing and analysis of narratives drawn from the author's experiences as a volunteer educator for a Brazilian educational project inspired by the experience of the Portugal's Escola da Ponte, the (trans)formation of educators in educational praxis, ie, the training that is not represented in formatting. Experiences, reflections and analyzes developed are in line to share new possibilities in the training of education professionals to effectively contribute to the methodological and curricular flexibility and with no dissociation between practice and theory present in current and anachronistic higher education courses educators, as well as the vast majority of elementary schools, both public and private and secondary levels |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-04-01T17:53:31Z 2016-04-01T17:53:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GERALDO, Daniel Peret. A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas. 2014. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014. http://hdl.handle.net/11449/136550 000859157 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859157.pdf 9683880235696496 |
identifier_str_mv |
GERALDO, Daniel Peret. A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas. 2014. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014. 000859157 9683880235696496 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/136550 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859157.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
87 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128874231365632 |