A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldo, Daniel Peret [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136550
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859157.pdf
Resumo: This work by questioning the methodology and curriculum standardization and the separation between theory and practice, both of the top training courses for educators and schools in general, proposes to investigate, through action research, writing and analysis of narratives drawn from the author's experiences as a volunteer educator for a Brazilian educational project inspired by the experience of the Portugal's Escola da Ponte, the (trans)formation of educators in educational praxis, ie, the training that is not represented in formatting. Experiences, reflections and analyzes developed are in line to share new possibilities in the training of education professionals to effectively contribute to the methodological and curricular flexibility and with no dissociation between practice and theory present in current and anachronistic higher education courses educators, as well as the vast majority of elementary schools, both public and private and secondary levels
id UNSP_6196de0618aacefb8758cd60e0c2b6e8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136550
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativasProfessores - FormaçãoPratica de ensinoEnsino - MetodologiaPesquisa-ação em educaçãoThis work by questioning the methodology and curriculum standardization and the separation between theory and practice, both of the top training courses for educators and schools in general, proposes to investigate, through action research, writing and analysis of narratives drawn from the author's experiences as a volunteer educator for a Brazilian educational project inspired by the experience of the Portugal's Escola da Ponte, the (trans)formation of educators in educational praxis, ie, the training that is not represented in formatting. Experiences, reflections and analyzes developed are in line to share new possibilities in the training of education professionals to effectively contribute to the methodological and curricular flexibility and with no dissociation between practice and theory present in current and anachronistic higher education courses educators, as well as the vast majority of elementary schools, both public and private and secondary levelsEste trabalho ao questionar a padronização metodológica e curricular e a dissociação entre teoria e prática, tanto dos cursos superiores de formação de educadores quanto das escolas de um modo geral, se propõe a investigar, através da pesquisa-ação e da escrita e análise de narrativas elaboradas a partir das experiências do autor enquanto educador voluntário de um projeto educativo brasileiro inspirado na experiência da Escola da Ponte de Portugal, a (trans)formação do educador na práxis educativa, ou seja, a formação que não se configura em formatação. As experiências, reflexões e análises desenvolvidas vão no sentido de compartilhar novas possibilidades no âmbito da formação dos profissionais da educação para contribuir efetivamente com a flexibilização metodológica e curricular e com a não dissociação entre prática e teoria presentes nos atuais e anacrônicos cursos superiores de formação de educadores, assim como na imensa maioria das escolas de níveis fundamental e médio, tanto públicas quanto privadasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Geraldo, Daniel Peret [UNESP]2016-04-01T17:53:31Z2016-04-01T17:53:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfGERALDO, Daniel Peret. A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas. 2014. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/136550000859157http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859157.pdf9683880235696496Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:09:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:54:28.673193Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas
title A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas
spellingShingle A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas
Geraldo, Daniel Peret [UNESP]
Professores - Formação
Pratica de ensino
Ensino - Metodologia
Pesquisa-ação em educação
title_short A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas
title_full A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas
title_fullStr A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas
title_full_unstemmed A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas
title_sort A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas
author Geraldo, Daniel Peret [UNESP]
author_facet Geraldo, Daniel Peret [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Geraldo, Daniel Peret [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Pratica de ensino
Ensino - Metodologia
Pesquisa-ação em educação
topic Professores - Formação
Pratica de ensino
Ensino - Metodologia
Pesquisa-ação em educação
description This work by questioning the methodology and curriculum standardization and the separation between theory and practice, both of the top training courses for educators and schools in general, proposes to investigate, through action research, writing and analysis of narratives drawn from the author's experiences as a volunteer educator for a Brazilian educational project inspired by the experience of the Portugal's Escola da Ponte, the (trans)formation of educators in educational praxis, ie, the training that is not represented in formatting. Experiences, reflections and analyzes developed are in line to share new possibilities in the training of education professionals to effectively contribute to the methodological and curricular flexibility and with no dissociation between practice and theory present in current and anachronistic higher education courses educators, as well as the vast majority of elementary schools, both public and private and secondary levels
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-04-01T17:53:31Z
2016-04-01T17:53:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GERALDO, Daniel Peret. A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas. 2014. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/136550
000859157
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859157.pdf
9683880235696496
identifier_str_mv GERALDO, Daniel Peret. A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas. 2014. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
000859157
9683880235696496
url http://hdl.handle.net/11449/136550
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859157.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128874231365632