Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143636 |
Resumo: | Na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente é significativa a parcela de alunos que, por apresentarem uma considerável defasagem de aprendizagem, são reprovados após quatro anos de escolaridade. A Secretaria Municipal de Educação, tendo como compromisso recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem da aprendizagem, elaborou o Projeto de Recuperação de Ciclo na tentativa de possibilitar avanços reais, reintegrando os alunos no percurso regular do Ensino Fundamental. Considerando que estas crianças possuam carências de estímulos corporais e ambientais, elaborou-se um programa. Avaliar e intervir no desenvolvimento psicomotor das crianças inseridas no programa. Para o procedimento da coleta de dados, utilizou-se a avaliação do desenvolvimento psicomotor, baseado nas provas descritas por Picq & Vayer (1987), que se exprimem em faixas etárias do desenvolvimento psicomotor da criança. Através desta, foram avaliados os seguintes elementos que influenciam no desenvolvimento de coordenação das mãos, esquema corporal, organização latero-espacial, dominância lateral, rapidez e estruturação espaço-tempo. A avaliação teve caráter diagnostico, com objetivo de detectar e orientar a escolha dos procedimentos a serem utilizados durante a intervenção pedagógica. Foram avaliadas um total de 40 crianças. A media da idade cronológica das crianças correspondeu a 10 anos, já a media da idade psicomotora foi de 08 anos, caracterizando assim um déficit de 02 anos no perfil psicomotor destas crianças. Baseado nestes resultados iniciou-se a intervenção com atividades lúdico recreativas dando prioridade ao esquema corporal, onde foi o maior índice de dificuldades apresentados pelas crianças. As atividades envolvem movimentos corporais de maneira ampla e dinâmica. O uso de diversos materiais como cordas, bolas, arcos, jornais estão sendo utilizados acreditando assim, poder estar contribuindo e enriquecendo a cultura corporal destas crianças. As atividades são realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora por aula. O programa está em fase de desenvolvimento das atividades. Foram realizados dois meses de atividades e faltam mais dois meses para elas passarem por uma reavaliação para podermos identificar se houve avanços nos déficits motores apresentados no inicio do programa. |
id |
UNSP_61d9eff08cb592ad4dbebce64e15fa8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143636 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. PrudenteNa Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente é significativa a parcela de alunos que, por apresentarem uma considerável defasagem de aprendizagem, são reprovados após quatro anos de escolaridade. A Secretaria Municipal de Educação, tendo como compromisso recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem da aprendizagem, elaborou o Projeto de Recuperação de Ciclo na tentativa de possibilitar avanços reais, reintegrando os alunos no percurso regular do Ensino Fundamental. Considerando que estas crianças possuam carências de estímulos corporais e ambientais, elaborou-se um programa. Avaliar e intervir no desenvolvimento psicomotor das crianças inseridas no programa. Para o procedimento da coleta de dados, utilizou-se a avaliação do desenvolvimento psicomotor, baseado nas provas descritas por Picq & Vayer (1987), que se exprimem em faixas etárias do desenvolvimento psicomotor da criança. Através desta, foram avaliados os seguintes elementos que influenciam no desenvolvimento de coordenação das mãos, esquema corporal, organização latero-espacial, dominância lateral, rapidez e estruturação espaço-tempo. A avaliação teve caráter diagnostico, com objetivo de detectar e orientar a escolha dos procedimentos a serem utilizados durante a intervenção pedagógica. Foram avaliadas um total de 40 crianças. A media da idade cronológica das crianças correspondeu a 10 anos, já a media da idade psicomotora foi de 08 anos, caracterizando assim um déficit de 02 anos no perfil psicomotor destas crianças. Baseado nestes resultados iniciou-se a intervenção com atividades lúdico recreativas dando prioridade ao esquema corporal, onde foi o maior índice de dificuldades apresentados pelas crianças. As atividades envolvem movimentos corporais de maneira ampla e dinâmica. O uso de diversos materiais como cordas, bolas, arcos, jornais estão sendo utilizados acreditando assim, poder estar contribuindo e enriquecendo a cultura corporal destas crianças. As atividades são realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora por aula. O programa está em fase de desenvolvimento das atividades. Foram realizados dois meses de atividades e faltam mais dois meses para elas passarem por uma reavaliação para podermos identificar se houve avanços nos déficits motores apresentados no inicio do programa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP]Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP]2016-09-01T13:58:20Z2016-09-01T13:58:20Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject119application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 119http://hdl.handle.net/11449/1436362005-119-domingues.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T17:43:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143636Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:13:06.902354Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente |
title |
Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente |
spellingShingle |
Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP] |
title_short |
Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente |
title_full |
Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente |
title_fullStr |
Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente |
title_full_unstemmed |
Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente |
title_sort |
Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente |
author |
Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP] |
author_facet |
Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP] Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP] Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP] |
description |
Na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente é significativa a parcela de alunos que, por apresentarem uma considerável defasagem de aprendizagem, são reprovados após quatro anos de escolaridade. A Secretaria Municipal de Educação, tendo como compromisso recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem da aprendizagem, elaborou o Projeto de Recuperação de Ciclo na tentativa de possibilitar avanços reais, reintegrando os alunos no percurso regular do Ensino Fundamental. Considerando que estas crianças possuam carências de estímulos corporais e ambientais, elaborou-se um programa. Avaliar e intervir no desenvolvimento psicomotor das crianças inseridas no programa. Para o procedimento da coleta de dados, utilizou-se a avaliação do desenvolvimento psicomotor, baseado nas provas descritas por Picq & Vayer (1987), que se exprimem em faixas etárias do desenvolvimento psicomotor da criança. Através desta, foram avaliados os seguintes elementos que influenciam no desenvolvimento de coordenação das mãos, esquema corporal, organização latero-espacial, dominância lateral, rapidez e estruturação espaço-tempo. A avaliação teve caráter diagnostico, com objetivo de detectar e orientar a escolha dos procedimentos a serem utilizados durante a intervenção pedagógica. Foram avaliadas um total de 40 crianças. A media da idade cronológica das crianças correspondeu a 10 anos, já a media da idade psicomotora foi de 08 anos, caracterizando assim um déficit de 02 anos no perfil psicomotor destas crianças. Baseado nestes resultados iniciou-se a intervenção com atividades lúdico recreativas dando prioridade ao esquema corporal, onde foi o maior índice de dificuldades apresentados pelas crianças. As atividades envolvem movimentos corporais de maneira ampla e dinâmica. O uso de diversos materiais como cordas, bolas, arcos, jornais estão sendo utilizados acreditando assim, poder estar contribuindo e enriquecendo a cultura corporal destas crianças. As atividades são realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora por aula. O programa está em fase de desenvolvimento das atividades. Foram realizados dois meses de atividades e faltam mais dois meses para elas passarem por uma reavaliação para podermos identificar se houve avanços nos déficits motores apresentados no inicio do programa. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:20Z 2016-09-01T13:58:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 119 http://hdl.handle.net/11449/143636 2005-119-domingues.pdf |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143636 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 119 2005-119-domingues.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
119 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129298609995776 |