Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143636
Resumo: Na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente é significativa a parcela de alunos que, por apresentarem uma considerável defasagem de aprendizagem, são reprovados após quatro anos de escolaridade. A Secretaria Municipal de Educação, tendo como compromisso recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem da aprendizagem, elaborou o Projeto de Recuperação de Ciclo na tentativa de possibilitar avanços reais, reintegrando os alunos no percurso regular do Ensino Fundamental. Considerando que estas crianças possuam carências de estímulos corporais e ambientais, elaborou-se um programa. Avaliar e intervir no desenvolvimento psicomotor das crianças inseridas no programa. Para o procedimento da coleta de dados, utilizou-se a avaliação do desenvolvimento psicomotor, baseado nas provas descritas por Picq & Vayer (1987), que se exprimem em faixas etárias do desenvolvimento psicomotor da criança. Através desta, foram avaliados os seguintes elementos que influenciam no desenvolvimento de coordenação das mãos, esquema corporal, organização latero-espacial, dominância lateral, rapidez e estruturação espaço-tempo. A avaliação teve caráter diagnostico, com objetivo de detectar e orientar a escolha dos procedimentos a serem utilizados durante a intervenção pedagógica. Foram avaliadas um total de 40 crianças. A media da idade cronológica das crianças correspondeu a 10 anos, já a media da idade psicomotora foi de 08 anos, caracterizando assim um déficit de 02 anos no perfil psicomotor destas crianças. Baseado nestes resultados iniciou-se a intervenção com atividades lúdico recreativas dando prioridade ao esquema corporal, onde foi o maior índice de dificuldades apresentados pelas crianças. As atividades envolvem movimentos corporais de maneira ampla e dinâmica. O uso de diversos materiais como cordas, bolas, arcos, jornais estão sendo utilizados acreditando assim, poder estar contribuindo e enriquecendo a cultura corporal destas crianças. As atividades são realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora por aula. O programa está em fase de desenvolvimento das atividades. Foram realizados dois meses de atividades e faltam mais dois meses para elas passarem por uma reavaliação para podermos identificar se houve avanços nos déficits motores apresentados no inicio do programa.
id UNSP_61d9eff08cb592ad4dbebce64e15fa8b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143636
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. PrudenteNa Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente é significativa a parcela de alunos que, por apresentarem uma considerável defasagem de aprendizagem, são reprovados após quatro anos de escolaridade. A Secretaria Municipal de Educação, tendo como compromisso recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem da aprendizagem, elaborou o Projeto de Recuperação de Ciclo na tentativa de possibilitar avanços reais, reintegrando os alunos no percurso regular do Ensino Fundamental. Considerando que estas crianças possuam carências de estímulos corporais e ambientais, elaborou-se um programa. Avaliar e intervir no desenvolvimento psicomotor das crianças inseridas no programa. Para o procedimento da coleta de dados, utilizou-se a avaliação do desenvolvimento psicomotor, baseado nas provas descritas por Picq & Vayer (1987), que se exprimem em faixas etárias do desenvolvimento psicomotor da criança. Através desta, foram avaliados os seguintes elementos que influenciam no desenvolvimento de coordenação das mãos, esquema corporal, organização latero-espacial, dominância lateral, rapidez e estruturação espaço-tempo. A avaliação teve caráter diagnostico, com objetivo de detectar e orientar a escolha dos procedimentos a serem utilizados durante a intervenção pedagógica. Foram avaliadas um total de 40 crianças. A media da idade cronológica das crianças correspondeu a 10 anos, já a media da idade psicomotora foi de 08 anos, caracterizando assim um déficit de 02 anos no perfil psicomotor destas crianças. Baseado nestes resultados iniciou-se a intervenção com atividades lúdico recreativas dando prioridade ao esquema corporal, onde foi o maior índice de dificuldades apresentados pelas crianças. As atividades envolvem movimentos corporais de maneira ampla e dinâmica. O uso de diversos materiais como cordas, bolas, arcos, jornais estão sendo utilizados acreditando assim, poder estar contribuindo e enriquecendo a cultura corporal destas crianças. As atividades são realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora por aula. O programa está em fase de desenvolvimento das atividades. Foram realizados dois meses de atividades e faltam mais dois meses para elas passarem por uma reavaliação para podermos identificar se houve avanços nos déficits motores apresentados no inicio do programa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP]Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP]2016-09-01T13:58:20Z2016-09-01T13:58:20Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject119application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 119http://hdl.handle.net/11449/1436362005-119-domingues.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T17:43:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143636Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:13:06.902354Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente
title Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente
spellingShingle Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente
Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP]
title_short Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente
title_full Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente
title_fullStr Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente
title_full_unstemmed Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente
title_sort Programa de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudente
author Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP]
author_facet Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP]
Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP]
author_role author
author2 Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Ana Paula Pereira [UNESP]
Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP]
description Na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente é significativa a parcela de alunos que, por apresentarem uma considerável defasagem de aprendizagem, são reprovados após quatro anos de escolaridade. A Secretaria Municipal de Educação, tendo como compromisso recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem da aprendizagem, elaborou o Projeto de Recuperação de Ciclo na tentativa de possibilitar avanços reais, reintegrando os alunos no percurso regular do Ensino Fundamental. Considerando que estas crianças possuam carências de estímulos corporais e ambientais, elaborou-se um programa. Avaliar e intervir no desenvolvimento psicomotor das crianças inseridas no programa. Para o procedimento da coleta de dados, utilizou-se a avaliação do desenvolvimento psicomotor, baseado nas provas descritas por Picq & Vayer (1987), que se exprimem em faixas etárias do desenvolvimento psicomotor da criança. Através desta, foram avaliados os seguintes elementos que influenciam no desenvolvimento de coordenação das mãos, esquema corporal, organização latero-espacial, dominância lateral, rapidez e estruturação espaço-tempo. A avaliação teve caráter diagnostico, com objetivo de detectar e orientar a escolha dos procedimentos a serem utilizados durante a intervenção pedagógica. Foram avaliadas um total de 40 crianças. A media da idade cronológica das crianças correspondeu a 10 anos, já a media da idade psicomotora foi de 08 anos, caracterizando assim um déficit de 02 anos no perfil psicomotor destas crianças. Baseado nestes resultados iniciou-se a intervenção com atividades lúdico recreativas dando prioridade ao esquema corporal, onde foi o maior índice de dificuldades apresentados pelas crianças. As atividades envolvem movimentos corporais de maneira ampla e dinâmica. O uso de diversos materiais como cordas, bolas, arcos, jornais estão sendo utilizados acreditando assim, poder estar contribuindo e enriquecendo a cultura corporal destas crianças. As atividades são realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora por aula. O programa está em fase de desenvolvimento das atividades. Foram realizados dois meses de atividades e faltam mais dois meses para elas passarem por uma reavaliação para podermos identificar se houve avanços nos déficits motores apresentados no inicio do programa.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:20Z
2016-09-01T13:58:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 119
http://hdl.handle.net/11449/143636
2005-119-domingues.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143636
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 119
2005-119-domingues.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129298609995776