Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139752 |
Resumo: | Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Profissão Docente em Pres. Prudente: representações sociais, trabalho docente e políticas de formação” em desenvolvimento pelo GPDFIRS da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). O objetivo geral da pesquisa é mapear o perfil dos profissionais da Educação Infantil e Séries/anos Iniciais do Ens.Fundamental da Rede Municipal de Pres. Prudente e diagnosticar as condições de formação e atuação dos docentes neste município. Para levantamento de dados, inicialmente aplicamos um questionário com questões fechadas, que objetivavam traçar o perfil social, econômico e acadêmico dos profissionais, e questões abertas relacionadas às representações e expectativas dos sujeitos em relação à Profissão Docente, bem como conhecimentos e práticas dos mesmos em relação à formação continuada. Em resultados preliminares podemos constatar que os atuais professores da Rede Municipal de Pres. Prudente são do sexo feminino (98%); casadas (67,3%), cursaram o Magistério (57%), oriundos da Escola Pública (91%); no entanto dos 94,1% que cursaram Ensino Superior, 62,2% são do Ensino Particular; analisando os dados referentes à escolarização dos pais desses sujeitos, podemos constatar que nossos profissionais são a primeira geração de sua família a cursar o Ensino Superior, sendo que tantos os pais (60,4%) quantos as mães (51,5%) tiveram seus estudos até a 4ª série do Ens.Fundamental. |
id |
UNSP_bb6412b05084d09ad7c563f97d6a5483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139752 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-spFormação de ProfessoresEducação BásicaIdentidade ProfissionalEste trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Profissão Docente em Pres. Prudente: representações sociais, trabalho docente e políticas de formação” em desenvolvimento pelo GPDFIRS da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). O objetivo geral da pesquisa é mapear o perfil dos profissionais da Educação Infantil e Séries/anos Iniciais do Ens.Fundamental da Rede Municipal de Pres. Prudente e diagnosticar as condições de formação e atuação dos docentes neste município. Para levantamento de dados, inicialmente aplicamos um questionário com questões fechadas, que objetivavam traçar o perfil social, econômico e acadêmico dos profissionais, e questões abertas relacionadas às representações e expectativas dos sujeitos em relação à Profissão Docente, bem como conhecimentos e práticas dos mesmos em relação à formação continuada. Em resultados preliminares podemos constatar que os atuais professores da Rede Municipal de Pres. Prudente são do sexo feminino (98%); casadas (67,3%), cursaram o Magistério (57%), oriundos da Escola Pública (91%); no entanto dos 94,1% que cursaram Ensino Superior, 62,2% são do Ensino Particular; analisando os dados referentes à escolarização dos pais desses sujeitos, podemos constatar que nossos profissionais são a primeira geração de sua família a cursar o Ensino Superior, sendo que tantos os pais (60,4%) quantos as mães (51,5%) tiveram seus estudos até a 4ª série do Ens.Fundamental.Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)Gomes, Alberto A. [UNESP]Rodrigues, Silvia A.Pinto, Andréia G. [UNESP]Munhoz, Jéssica S. E. [UNESP]2016-06-28T17:31:35Z2016-06-28T17:31:35Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6127-6137application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6127-61379708-2011http://hdl.handle.net/11449/139752ISSN2236-9708-2011-6127-6137.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:08:03.804789Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp |
title |
Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp |
spellingShingle |
Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp Gomes, Alberto A. [UNESP] Formação de Professores Educação Básica Identidade Profissional |
title_short |
Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp |
title_full |
Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp |
title_fullStr |
Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp |
title_full_unstemmed |
Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp |
title_sort |
Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp |
author |
Gomes, Alberto A. [UNESP] |
author_facet |
Gomes, Alberto A. [UNESP] Rodrigues, Silvia A. Pinto, Andréia G. [UNESP] Munhoz, Jéssica S. E. [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Silvia A. Pinto, Andréia G. [UNESP] Munhoz, Jéssica S. E. [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alberto A. [UNESP] Rodrigues, Silvia A. Pinto, Andréia G. [UNESP] Munhoz, Jéssica S. E. [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Educação Básica Identidade Profissional |
topic |
Formação de Professores Educação Básica Identidade Profissional |
description |
Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Profissão Docente em Pres. Prudente: representações sociais, trabalho docente e políticas de formação” em desenvolvimento pelo GPDFIRS da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). O objetivo geral da pesquisa é mapear o perfil dos profissionais da Educação Infantil e Séries/anos Iniciais do Ens.Fundamental da Rede Municipal de Pres. Prudente e diagnosticar as condições de formação e atuação dos docentes neste município. Para levantamento de dados, inicialmente aplicamos um questionário com questões fechadas, que objetivavam traçar o perfil social, econômico e acadêmico dos profissionais, e questões abertas relacionadas às representações e expectativas dos sujeitos em relação à Profissão Docente, bem como conhecimentos e práticas dos mesmos em relação à formação continuada. Em resultados preliminares podemos constatar que os atuais professores da Rede Municipal de Pres. Prudente são do sexo feminino (98%); casadas (67,3%), cursaram o Magistério (57%), oriundos da Escola Pública (91%); no entanto dos 94,1% que cursaram Ensino Superior, 62,2% são do Ensino Particular; analisando os dados referentes à escolarização dos pais desses sujeitos, podemos constatar que nossos profissionais são a primeira geração de sua família a cursar o Ensino Superior, sendo que tantos os pais (60,4%) quantos as mães (51,5%) tiveram seus estudos até a 4ª série do Ens.Fundamental. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:35Z 2016-06-28T17:31:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6127-6137 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139752 ISSN2236-9708-2011-6127-6137.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139752 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6127-6137 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6127-6137.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6127-6137 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129492933148672 |