Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010 http://hdl.handle.net/11449/26455 |
Resumo: | Este trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros na relação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem. |
id |
UNSP_6229a553af910e2f56c1734d11ecee10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26455 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamentalField Classes in natural environment and science learning: a study with students from elementary schoolensino de Ciênciasaspectos emocionaismotivaçãoaula de campoecologiaScience teachingemotional aspectsmotivationfield classecologyEste trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros na relação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.This paper discusses the contribution of science classes that deal with parts of the Brazilian Terrestrial Ecosystem's in terms of the relationships between emotional aspects and their role in students' motivation, within an educational context. It also analyzes how a less fragmented approach to some ecology content may contribute positively to the learning process.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Ciências BiológicasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Ciências BiológicasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Seniciato, Tatiana [UNESP]Cavassan, Osmar [UNESP]2014-05-20T15:07:18Z2014-05-20T15:07:18Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article133-147application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645510.1590/S1516-73132004000100010S1516-73132004000100010S1516-73132004000100010.pdf06773774038051710000-0003-1860-6628SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T15:24:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26455Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:26:52.229513Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental Field Classes in natural environment and science learning: a study with students from elementary school |
title |
Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental Seniciato, Tatiana [UNESP] ensino de Ciências aspectos emocionais motivação aula de campo ecologia Science teaching emotional aspects motivation field class ecology |
title_short |
Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_full |
Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental |
author |
Seniciato, Tatiana [UNESP] |
author_facet |
Seniciato, Tatiana [UNESP] Cavassan, Osmar [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Cavassan, Osmar [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seniciato, Tatiana [UNESP] Cavassan, Osmar [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de Ciências aspectos emocionais motivação aula de campo ecologia Science teaching emotional aspects motivation field class ecology |
topic |
ensino de Ciências aspectos emocionais motivação aula de campo ecologia Science teaching emotional aspects motivation field class ecology |
description |
Este trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros na relação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T15:07:18Z 2014-05-20T15:07:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26455 10.1590/S1516-73132004000100010 S1516-73132004000100010 S1516-73132004000100010.pdf 0677377403805171 0000-0003-1860-6628 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010 http://hdl.handle.net/11449/26455 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004. 1516-7313 10.1590/S1516-73132004000100010 S1516-73132004000100010 S1516-73132004000100010.pdf 0677377403805171 0000-0003-1860-6628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
133-147 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129521993383936 |