Tecnologias digitais para a alfabetização de surdos: portfólio digital como suporte pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238609 |
Resumo: | A presente pesquisa é fruto das discussões e temáticas trabalhadas no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - Profei /Unesp – Presidente Prudente. O primeiro Mestrado no Brasil com todas as linhas de pesquisa voltadas para a Educação Inclusiva. As tecnologias aliadas às estratégias educativas para surdos podem fomentar o aprender de forma interativa, estabelecendo novas oportunidades no processo educacional. Dessa forma, a inclusão de surdos torna-se um desafio devido as suas características linguísticas e culturais fundamentadas na percepção visual. E é através da Língua de Sinais que é construída em parâmetros visuoespaciais – o surdo se comunica e percebe o mundo a sua volta. Além disso, é importante considerar que a utilização de recursos e metodologias que explorem a linguagem visuoespacial é de suma importância para o ensino e aprendizagem da Língua de Sinais. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizados autores como Gladis Perlin para trazer as Identidades Surdas; Karin Strobel trazendo a cultura surda; Ronice Quadros sobre a aquisição da linguagem; Oliveira, Nascimento e Liz com contribuições sobre o uso e relevância da Tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as orientações oficiais e o procedimento para o planejamento de aulas com alunos surdos no município de Monte Santo – BA, afim de produzir um portfólio de materiais didáticos e recursos tecnológicos que possam ser indicados para a alfabetização de surdos. O produto Educacional Portfólio ou e-portfólio representa uma tentativa de apresentar ao Município de Monte Santo – BA alternativas para a alfabetização de alunos surdos na sala de aula regular com sugestão de atividades e aplicativos que possam contemplar sua identidade surda. Após a análise dos dados ficou evidente que o munícipio veio de uma estagnação no que diz respeito à implantação de políticas alinhadas aos documentos nacionais na construção do PME e do RCMS, pois as políticas locais se restringiam apenas ao acesso à escola. No entanto foi evidenciado que a partir do corrente ano, o início da implementação das salas de AEE tornou-se uma realidade em andamento no munícipio, conforme demonstrado no Relatório de Avaliação do PME. Neste sentido, materiais com orientações práticas, como o e-portfólio, se constitui de grande valia para orientar a atuação do professor junto ao aluno, quando este não pode contar com o apoio de um profissional orientador para da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. |
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Tecnologias digitais para a alfabetização de surdos: portfólio digital como suporte pedagógicoDigital technologies for deaf literacy: digital portfolio as pedagogical supportSurdezEducação de surdosAlfabetizaçãoLibrasRecursos tecnológicosDeafnessEducation of the deafDeaf educationLiteracyPoundsTechnological resourcesA presente pesquisa é fruto das discussões e temáticas trabalhadas no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - Profei /Unesp – Presidente Prudente. O primeiro Mestrado no Brasil com todas as linhas de pesquisa voltadas para a Educação Inclusiva. As tecnologias aliadas às estratégias educativas para surdos podem fomentar o aprender de forma interativa, estabelecendo novas oportunidades no processo educacional. Dessa forma, a inclusão de surdos torna-se um desafio devido as suas características linguísticas e culturais fundamentadas na percepção visual. E é através da Língua de Sinais que é construída em parâmetros visuoespaciais – o surdo se comunica e percebe o mundo a sua volta. Além disso, é importante considerar que a utilização de recursos e metodologias que explorem a linguagem visuoespacial é de suma importância para o ensino e aprendizagem da Língua de Sinais. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizados autores como Gladis Perlin para trazer as Identidades Surdas; Karin Strobel trazendo a cultura surda; Ronice Quadros sobre a aquisição da linguagem; Oliveira, Nascimento e Liz com contribuições sobre o uso e relevância da Tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as orientações oficiais e o procedimento para o planejamento de aulas com alunos surdos no município de Monte Santo – BA, afim de produzir um portfólio de materiais didáticos e recursos tecnológicos que possam ser indicados para a alfabetização de surdos. O produto Educacional Portfólio ou e-portfólio representa uma tentativa de apresentar ao Município de Monte Santo – BA alternativas para a alfabetização de alunos surdos na sala de aula regular com sugestão de atividades e aplicativos que possam contemplar sua identidade surda. Após a análise dos dados ficou evidente que o munícipio veio de uma estagnação no que diz respeito à implantação de políticas alinhadas aos documentos nacionais na construção do PME e do RCMS, pois as políticas locais se restringiam apenas ao acesso à escola. No entanto foi evidenciado que a partir do corrente ano, o início da implementação das salas de AEE tornou-se uma realidade em andamento no munícipio, conforme demonstrado no Relatório de Avaliação do PME. Neste sentido, materiais com orientações práticas, como o e-portfólio, se constitui de grande valia para orientar a atuação do professor junto ao aluno, quando este não pode contar com o apoio de um profissional orientador para da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva.This research is the result of discussions and themes worked during the Professional Master's in Inclusive Education - Profei/Unesp - Presidente Prudente. The first Master in Brazil with all lines of research focused on Inclusive Education. Technologies combined with educational strategies for the deaf can encourage learning in an interactive way, establishing new opportunities in the educational process. In this way, the inclusion of the deaf becomes a challenge due to its linguistic and cultural characteristics based on visual perception and it is through Sign Language that is built on visuospatial parameters, the deaf communicates and perceives the world around them. Furthermore, it is important to consider that the use of resources and methodologies that explore visual-spatial language is of paramount importance for the teaching and learning of Sign Language. To support this research authors such as Gladis Perlin were used to bring the Deaf Identities; Karin Strobel with deaf culture; Ronice Quadros on language acquisition; Oliveira, Nascimento and Liz with contributions on the use and relevance of Technology. This research has as general objective to identify the official guidelines and the procedure for planning classes with deaf students in the municipality of Monte Santo - BA, in order to produce a portfolio of teaching materials and technological resources that can be indicated for the literacy of the deaf. The educational product, digital portfolio or e-portfolio, is an attempt to present to the Municipality of Monte Santo - BA alternatives for the literacy of deaf students in the regular classroom with suggestions of activities, applications and that can contemplate their deaf identity. After analyzing these data, it was evident that the municipality came from a constant stagnation with regard to the implementation of policies arising from national documents, even presenting alignment with such policies in the construction of the Municipal Education Plan and Municipal Curriculum Reference of the Monte Santo, these policies were restricted only to access to school. However, it was evidenced that as of this year, the beginning of the implementation of Especial Educacional Service rooms has become a reality in progress in the municipality, as shown in the Municipal Education Plan Evaluation Report. In this sense, materials with practical guidelines, such as the e-portfolio, are of great value to guide the teacher's work with the student, when he cannot count on the support of a professional advisor for Special Education in an inclusive perspective.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bataliotti, Soellyn EleneUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Bianca Moraes Dantas2023-01-09T11:14:22Z2023-01-09T11:14:22Z2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23860933004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:17:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238609Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:46.198966Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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