Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932003000300007 http://hdl.handle.net/11449/30430 |
Resumo: | Visando a refletir sobre diferentes formas de pensar e fazer dos psicólogos que atuam na Educação Municipal, participamos da Comissão de E-ducação do CRP-06/subsede de Assis e entrevistamos psicólogas aí envolvidas. Verificamos que suas ações - condicionadas ao modelo político-ideológico ado-tado pela gestão municipal e pela formação acadêmica recebida - caracterizam-se por práticas tradicionais e/ou compartilhadas por outros profissionais, que não vêm contribuindo para a reversão do quadro de produção do fracasso escolar. Assim, consideramos urgente a revisão dos aspectos relativos à formação dos psicólogos, às práticas atualmente implementadas e ao engajamento dos órgãos dessa classe para a consolidação de uma psicologia mais comprometida com a cidadania. |
id |
UNSP_633cc1f5b9407b22ad1e524f98cb2246 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/30430 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticasPsychology and education in the municipality context: some contributions towards new practicesPsicologia escolarPsicólogos da educação municipalFormação profissionalFracasso escolarEducational psychologyPsychologists of the municipal educationPsychologist's professional developmentSchool failureVisando a refletir sobre diferentes formas de pensar e fazer dos psicólogos que atuam na Educação Municipal, participamos da Comissão de E-ducação do CRP-06/subsede de Assis e entrevistamos psicólogas aí envolvidas. Verificamos que suas ações - condicionadas ao modelo político-ideológico ado-tado pela gestão municipal e pela formação acadêmica recebida - caracterizam-se por práticas tradicionais e/ou compartilhadas por outros profissionais, que não vêm contribuindo para a reversão do quadro de produção do fracasso escolar. Assim, consideramos urgente a revisão dos aspectos relativos à formação dos psicólogos, às práticas atualmente implementadas e ao engajamento dos órgãos dessa classe para a consolidação de uma psicologia mais comprometida com a cidadania.The paper reports on our reflection upon the different way psychologists think and act in their practice within the Municipal Educational context. As members of the Education Committee of the Regional Board of Psychologists (Branch of Assis), we have conducted interviews of practicing psy-chologists within the education context. We have found that the practitioners' ac-tions are guided either by the political/ideological model of the city administration or by their academic background. These are characterized by traditional ways of practice and/or shared by other professionals. Such practices have not contributed to changes in the current state of school failure. Therefore, we urge the reviewing of certain aspects concerning the psychologist's professional development, the current professional practices and the efforts of professional psychologycal organizations to a consolidation of a professional practice that is committed to citizenship.Universidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e EscolarPrefeitura Municipal de FlorineaUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e EscolarConselho Federal de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Prefeitura Municipal de FlorineaCunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]Betini, Gilmara2014-05-20T15:17:21Z2014-05-20T15:17:21Z2003-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article42-49application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932003000300007Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 23, n. 3, p. 42-49, 2003.1414-9893http://hdl.handle.net/11449/3043010.1590/S1414-98932003000300007S1414-98932003000300007S1414-98932003000300007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Ciência e Profissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:37:40.603001Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticas Psychology and education in the municipality context: some contributions towards new practices |
title |
Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticas |
spellingShingle |
Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticas Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] Psicologia escolar Psicólogos da educação municipal Formação profissional Fracasso escolar Educational psychology Psychologists of the municipal education Psychologist's professional development School failure |
title_short |
Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticas |
title_full |
Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticas |
title_fullStr |
Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticas |
title_full_unstemmed |
Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticas |
title_sort |
Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticas |
author |
Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] |
author_facet |
Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] Betini, Gilmara |
author_role |
author |
author2 |
Betini, Gilmara |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Prefeitura Municipal de Florinea |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] Betini, Gilmara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Psicólogos da educação municipal Formação profissional Fracasso escolar Educational psychology Psychologists of the municipal education Psychologist's professional development School failure |
topic |
Psicologia escolar Psicólogos da educação municipal Formação profissional Fracasso escolar Educational psychology Psychologists of the municipal education Psychologist's professional development School failure |
description |
Visando a refletir sobre diferentes formas de pensar e fazer dos psicólogos que atuam na Educação Municipal, participamos da Comissão de E-ducação do CRP-06/subsede de Assis e entrevistamos psicólogas aí envolvidas. Verificamos que suas ações - condicionadas ao modelo político-ideológico ado-tado pela gestão municipal e pela formação acadêmica recebida - caracterizam-se por práticas tradicionais e/ou compartilhadas por outros profissionais, que não vêm contribuindo para a reversão do quadro de produção do fracasso escolar. Assim, consideramos urgente a revisão dos aspectos relativos à formação dos psicólogos, às práticas atualmente implementadas e ao engajamento dos órgãos dessa classe para a consolidação de uma psicologia mais comprometida com a cidadania. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-09-01 2014-05-20T15:17:21Z 2014-05-20T15:17:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932003000300007 Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 23, n. 3, p. 42-49, 2003. 1414-9893 http://hdl.handle.net/11449/30430 10.1590/S1414-98932003000300007 S1414-98932003000300007 S1414-98932003000300007.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932003000300007 http://hdl.handle.net/11449/30430 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 23, n. 3, p. 42-49, 2003. 1414-9893 10.1590/S1414-98932003000300007 S1414-98932003000300007 S1414-98932003000300007.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
42-49 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128390185615360 |