Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Janaína Oliveira de [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139144
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-03/000863813.pdf
Resumo: As tetraciclinas foram primeiramente descobertas por volta de 1945 por Benjamin Duggar, sendo produzidas por espécies de Streptomyces. São agentes bacteriostáticos e apresentam vantagens em relação a outras classes de antibióticos entre elas o amplo espectro de ação, baixa toxicidade, baixo custo e a opção de ser administrada oralmente. Entre a família das tetraciclinas semi-sintéticas de segunda geração, a doxiciclina (DOX) apresenta-se com um dos compostos mais importantes pois é a molécula com maior lipofilicidade. É distribuída gratuitamente, mediante prescrição médica, no Sistema Único de Saúde no Brasil, sendo o controle de qualidade de extrema importância. Dentro do controle de qualidade, o estudo de estabilidade é importante já que a DOX sofre reações de epimerização resultando em produtos de degradação que podem ser hepatotóxicos. O presente trabalho teve como objetivo realizar estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos, tanto íntegro como comprimidos pulverizados, e em matéria-prima. Foram utilizadas duas técnicas físico-químicas, espectrofotometria na região do ultravioleta, cromatografia líquida de alta eficiência, e uma microbiológica, por turbidimetria. O estudo acelerado de estabilidade do hiclato de doxiciclina em comprimidos e em matéria-prima comprovou que o fármaco é sensível quando exposto a condições de 40 ºC ± 0,2 ºC e 75 % ± 1,0 % de umidade, pois houve diminuição da atividade antimicrobiana e possível formação de produtos de degradação que foram detectados no tempo de 6 meses. Consequentemente, o hiclato de doxiciclina é instável em condições extremas de calor e umidade.
id UNSP_63887d4e127a40ee0f4fcbce63dc319d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139144
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidosMedicamentos - BiodisponibilidadeFármacosCromatografia líquida de alta eficiênciaBiofarmaciaBiopharmaceuticsAs tetraciclinas foram primeiramente descobertas por volta de 1945 por Benjamin Duggar, sendo produzidas por espécies de Streptomyces. São agentes bacteriostáticos e apresentam vantagens em relação a outras classes de antibióticos entre elas o amplo espectro de ação, baixa toxicidade, baixo custo e a opção de ser administrada oralmente. Entre a família das tetraciclinas semi-sintéticas de segunda geração, a doxiciclina (DOX) apresenta-se com um dos compostos mais importantes pois é a molécula com maior lipofilicidade. É distribuída gratuitamente, mediante prescrição médica, no Sistema Único de Saúde no Brasil, sendo o controle de qualidade de extrema importância. Dentro do controle de qualidade, o estudo de estabilidade é importante já que a DOX sofre reações de epimerização resultando em produtos de degradação que podem ser hepatotóxicos. O presente trabalho teve como objetivo realizar estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos, tanto íntegro como comprimidos pulverizados, e em matéria-prima. Foram utilizadas duas técnicas físico-químicas, espectrofotometria na região do ultravioleta, cromatografia líquida de alta eficiência, e uma microbiológica, por turbidimetria. O estudo acelerado de estabilidade do hiclato de doxiciclina em comprimidos e em matéria-prima comprovou que o fármaco é sensível quando exposto a condições de 40 ºC ± 0,2 ºC e 75 % ± 1,0 % de umidade, pois houve diminuição da atividade antimicrobiana e possível formação de produtos de degradação que foram detectados no tempo de 6 meses. Consequentemente, o hiclato de doxiciclina é instável em condições extremas de calor e umidade.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salgado, Hérida Regina Nunes [UNESP]Kogawa, Ana Carolina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Janaína Oliveira de [UNESP]2016-06-07T17:10:51Z2016-06-07T17:10:51Z2015-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfBARROS, Janaína Oliveira de. Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos. 2015. 63 f. , 2015.http://hdl.handle.net/11449/139144000863813http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-03/000863813.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-24T15:38:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:24:03.505593Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos
title Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos
spellingShingle Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos
Barros, Janaína Oliveira de [UNESP]
Medicamentos - Biodisponibilidade
Fármacos
Cromatografia líquida de alta eficiência
Biofarmacia
Biopharmaceutics
title_short Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos
title_full Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos
title_fullStr Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos
title_full_unstemmed Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos
title_sort Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos
author Barros, Janaína Oliveira de [UNESP]
author_facet Barros, Janaína Oliveira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, Hérida Regina Nunes [UNESP]
Kogawa, Ana Carolina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Janaína Oliveira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Medicamentos - Biodisponibilidade
Fármacos
Cromatografia líquida de alta eficiência
Biofarmacia
Biopharmaceutics
topic Medicamentos - Biodisponibilidade
Fármacos
Cromatografia líquida de alta eficiência
Biofarmacia
Biopharmaceutics
description As tetraciclinas foram primeiramente descobertas por volta de 1945 por Benjamin Duggar, sendo produzidas por espécies de Streptomyces. São agentes bacteriostáticos e apresentam vantagens em relação a outras classes de antibióticos entre elas o amplo espectro de ação, baixa toxicidade, baixo custo e a opção de ser administrada oralmente. Entre a família das tetraciclinas semi-sintéticas de segunda geração, a doxiciclina (DOX) apresenta-se com um dos compostos mais importantes pois é a molécula com maior lipofilicidade. É distribuída gratuitamente, mediante prescrição médica, no Sistema Único de Saúde no Brasil, sendo o controle de qualidade de extrema importância. Dentro do controle de qualidade, o estudo de estabilidade é importante já que a DOX sofre reações de epimerização resultando em produtos de degradação que podem ser hepatotóxicos. O presente trabalho teve como objetivo realizar estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos, tanto íntegro como comprimidos pulverizados, e em matéria-prima. Foram utilizadas duas técnicas físico-químicas, espectrofotometria na região do ultravioleta, cromatografia líquida de alta eficiência, e uma microbiológica, por turbidimetria. O estudo acelerado de estabilidade do hiclato de doxiciclina em comprimidos e em matéria-prima comprovou que o fármaco é sensível quando exposto a condições de 40 ºC ± 0,2 ºC e 75 % ± 1,0 % de umidade, pois houve diminuição da atividade antimicrobiana e possível formação de produtos de degradação que foram detectados no tempo de 6 meses. Consequentemente, o hiclato de doxiciclina é instável em condições extremas de calor e umidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
2016-06-07T17:10:51Z
2016-06-07T17:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Janaína Oliveira de. Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos. 2015. 63 f. , 2015.
http://hdl.handle.net/11449/139144
000863813
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-03/000863813.pdf
identifier_str_mv BARROS, Janaína Oliveira de. Estudo acelerado de estabilidade de hiclato de doxiciclina em comprimidos. 2015. 63 f. , 2015.
000863813
url http://hdl.handle.net/11449/139144
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-03/000863813.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129197462257664