Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/254700 |
Resumo: | Essa pesquisa de doutorado tem por objetivo inventariar os documentos curriculares da Bolívia, em especial os currículos regionalizados das nações guarani (Santa Cruz de La Sierra) e qullana aymara (La Paz), mapeando experiências e discursos constitutivos de tais currículos. Para isso, rastreia nos discursos, as metáforas, as tramas e os vínculos entre currículo, culturas locais e matemáticas presentes nos documentos da Educação Primária Comunitária Vocacional da Bolívia em uma etnografia multilocal. Do cruzamento dos referenciais da Antropologia Crítica com os da Decolonialidade e do Currículo, construo aportes teóricos e rastreio a política de lugar, que reconhece a violência colonial do passado e do presente para geração de novas políticas de conhecimento. |
id |
UNSP_63b7cf030202e2811d0808e99834ace4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/254700 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocalOther mathematics in the curricular documents of Bolivia: a multilocal ethnographyDecolonialidadeEtnografia MultilocalCurrículoEducação MatemáticaEducação PrimáriaDecolonialidadEtnografía MultilocalCurrículoEducación MatemáticaEducación PrimariaDecolonialityMultilocal EthnographyCurriculumMathematics EducationPrimary EducationEssa pesquisa de doutorado tem por objetivo inventariar os documentos curriculares da Bolívia, em especial os currículos regionalizados das nações guarani (Santa Cruz de La Sierra) e qullana aymara (La Paz), mapeando experiências e discursos constitutivos de tais currículos. Para isso, rastreia nos discursos, as metáforas, as tramas e os vínculos entre currículo, culturas locais e matemáticas presentes nos documentos da Educação Primária Comunitária Vocacional da Bolívia em uma etnografia multilocal. Do cruzamento dos referenciais da Antropologia Crítica com os da Decolonialidade e do Currículo, construo aportes teóricos e rastreio a política de lugar, que reconhece a violência colonial do passado e do presente para geração de novas políticas de conhecimento.Esta investigación doctoral tiene como objetivo inventariar los documentos curriculares de Bolivia, especialmente los currículos regionalizados de las naciones guaraní (Santa Cruz de La Sierra) y Qullana Aymara (La Paz), mapeando experiencias y discursos que constituyen dichos currículos. Para ello, rastrea los discursos, metáforas, tramas y vínculos entre currículo, culturas locales y matemáticas presentes en los documentos de la Educación Primaria Vocacional Comunitaria en Bolivia en una etnografía multilocal. Al cruzar los referentes de la Antropología Crítica con los de la Descolonialidad y el Curriculum, construyo aportes teóricos y rastreo la política de lugar, que reconoce la violencia colonial del pasado y del presente para generar nuevas políticas de conocimiento.This doctoral research aims to inventory Bolivia's curricular documents, especially the regionalized curricula of the Guarani (Santa Cruz de La Sierra) and Qullana Aymara (La Paz) nations, mapping experiences and discourses that constitute such curricula. To this end, it traces the discourses, metaphors, plots and links between curriculum, local cultures and mathematics present in the documents of Vocational Community Primary Education in Bolivia in a multi-local ethnography. By crossing the references of Critical Anthropology with those of Decoloniality and the Curriculum, I build theoretical contributions and trace the politics of place, which recognizes the colonial violence of the past and present to generate new knowledge policies.Não recebi financiamento--Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]Santana, Marcela Lopes de2024-03-25T10:17:08Z2024-03-25T10:17:08Z2023-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTANA, Marcela Lopes de. Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal. Orientador: Harryson Júnio Lessa Gonçalves. 2024. 118 p. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/254700. Acesso em: 23 de mar. 2024https://hdl.handle.net/11449/25470001455116661005670000-0001-5003-6966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-26T06:05:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:47:55.072771Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal Other mathematics in the curricular documents of Bolivia: a multilocal ethnography |
title |
Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal |
spellingShingle |
Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal Santana, Marcela Lopes de Decolonialidade Etnografia Multilocal Currículo Educação Matemática Educação Primária Decolonialidad Etnografía Multilocal Currículo Educación Matemática Educación Primaria Decoloniality Multilocal Ethnography Curriculum Mathematics Education Primary Education |
title_short |
Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal |
title_full |
Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal |
title_fullStr |
Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal |
title_full_unstemmed |
Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal |
title_sort |
Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal |
author |
Santana, Marcela Lopes de |
author_facet |
Santana, Marcela Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Marcela Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decolonialidade Etnografia Multilocal Currículo Educação Matemática Educação Primária Decolonialidad Etnografía Multilocal Currículo Educación Matemática Educación Primaria Decoloniality Multilocal Ethnography Curriculum Mathematics Education Primary Education |
topic |
Decolonialidade Etnografia Multilocal Currículo Educação Matemática Educação Primária Decolonialidad Etnografía Multilocal Currículo Educación Matemática Educación Primaria Decoloniality Multilocal Ethnography Curriculum Mathematics Education Primary Education |
description |
Essa pesquisa de doutorado tem por objetivo inventariar os documentos curriculares da Bolívia, em especial os currículos regionalizados das nações guarani (Santa Cruz de La Sierra) e qullana aymara (La Paz), mapeando experiências e discursos constitutivos de tais currículos. Para isso, rastreia nos discursos, as metáforas, as tramas e os vínculos entre currículo, culturas locais e matemáticas presentes nos documentos da Educação Primária Comunitária Vocacional da Bolívia em uma etnografia multilocal. Do cruzamento dos referenciais da Antropologia Crítica com os da Decolonialidade e do Currículo, construo aportes teóricos e rastreio a política de lugar, que reconhece a violência colonial do passado e do presente para geração de novas políticas de conhecimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-18 2024-03-25T10:17:08Z 2024-03-25T10:17:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Marcela Lopes de. Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal. Orientador: Harryson Júnio Lessa Gonçalves. 2024. 118 p. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/254700. Acesso em: 23 de mar. 2024 https://hdl.handle.net/11449/254700 0145511666100567 0000-0001-5003-6966 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Marcela Lopes de. Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal. Orientador: Harryson Júnio Lessa Gonçalves. 2024. 118 p. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/254700. Acesso em: 23 de mar. 2024 0145511666100567 0000-0001-5003-6966 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/254700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128564143325184 |