Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Marcela Lopes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254700
Resumo: Essa pesquisa de doutorado tem por objetivo inventariar os documentos curriculares da Bolívia, em especial os currículos regionalizados das nações guarani (Santa Cruz de La Sierra) e qullana aymara (La Paz), mapeando experiências e discursos constitutivos de tais currículos. Para isso, rastreia nos discursos, as metáforas, as tramas e os vínculos entre currículo, culturas locais e matemáticas presentes nos documentos da Educação Primária Comunitária Vocacional da Bolívia em uma etnografia multilocal. Do cruzamento dos referenciais da Antropologia Crítica com os da Decolonialidade e do Currículo, construo aportes teóricos e rastreio a política de lugar, que reconhece a violência colonial do passado e do presente para geração de novas políticas de conhecimento.
id UNSP_63b7cf030202e2811d0808e99834ace4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/254700
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocalOther mathematics in the curricular documents of Bolivia: a multilocal ethnographyDecolonialidadeEtnografia MultilocalCurrículoEducação MatemáticaEducação PrimáriaDecolonialidadEtnografía MultilocalCurrículoEducación MatemáticaEducación PrimariaDecolonialityMultilocal EthnographyCurriculumMathematics EducationPrimary EducationEssa pesquisa de doutorado tem por objetivo inventariar os documentos curriculares da Bolívia, em especial os currículos regionalizados das nações guarani (Santa Cruz de La Sierra) e qullana aymara (La Paz), mapeando experiências e discursos constitutivos de tais currículos. Para isso, rastreia nos discursos, as metáforas, as tramas e os vínculos entre currículo, culturas locais e matemáticas presentes nos documentos da Educação Primária Comunitária Vocacional da Bolívia em uma etnografia multilocal. Do cruzamento dos referenciais da Antropologia Crítica com os da Decolonialidade e do Currículo, construo aportes teóricos e rastreio a política de lugar, que reconhece a violência colonial do passado e do presente para geração de novas políticas de conhecimento.Esta investigación doctoral tiene como objetivo inventariar los documentos curriculares de Bolivia, especialmente los currículos regionalizados de las naciones guaraní (Santa Cruz de La Sierra) y Qullana Aymara (La Paz), mapeando experiencias y discursos que constituyen dichos currículos. Para ello, rastrea los discursos, metáforas, tramas y vínculos entre currículo, culturas locales y matemáticas presentes en los documentos de la Educación Primaria Vocacional Comunitaria en Bolivia en una etnografía multilocal. Al cruzar los referentes de la Antropología Crítica con los de la Descolonialidad y el Curriculum, construyo aportes teóricos y rastreo la política de lugar, que reconoce la violencia colonial del pasado y del presente para generar nuevas políticas de conocimiento.This doctoral research aims to inventory Bolivia's curricular documents, especially the regionalized curricula of the Guarani (Santa Cruz de La Sierra) and Qullana Aymara (La Paz) nations, mapping experiences and discourses that constitute such curricula. To this end, it traces the discourses, metaphors, plots and links between curriculum, local cultures and mathematics present in the documents of Vocational Community Primary Education in Bolivia in a multi-local ethnography. By crossing the references of Critical Anthropology with those of Decoloniality and the Curriculum, I build theoretical contributions and trace the politics of place, which recognizes the colonial violence of the past and present to generate new knowledge policies.Não recebi financiamento--Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]Santana, Marcela Lopes de2024-03-25T10:17:08Z2024-03-25T10:17:08Z2023-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTANA, Marcela Lopes de. Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal. Orientador: Harryson Júnio Lessa Gonçalves. 2024. 118 p. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/254700. Acesso em: 23 de mar. 2024https://hdl.handle.net/11449/25470001455116661005670000-0001-5003-6966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-26T06:05:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:47:55.072771Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
Other mathematics in the curricular documents of Bolivia: a multilocal ethnography
title Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
spellingShingle Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
Santana, Marcela Lopes de
Decolonialidade
Etnografia Multilocal
Currículo
Educação Matemática
Educação Primária
Decolonialidad
Etnografía Multilocal
Currículo
Educación Matemática
Educación Primaria
Decoloniality
Multilocal Ethnography
Curriculum
Mathematics Education
Primary Education
title_short Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
title_full Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
title_fullStr Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
title_full_unstemmed Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
title_sort Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
author Santana, Marcela Lopes de
author_facet Santana, Marcela Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Marcela Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonialidade
Etnografia Multilocal
Currículo
Educação Matemática
Educação Primária
Decolonialidad
Etnografía Multilocal
Currículo
Educación Matemática
Educación Primaria
Decoloniality
Multilocal Ethnography
Curriculum
Mathematics Education
Primary Education
topic Decolonialidade
Etnografia Multilocal
Currículo
Educação Matemática
Educação Primária
Decolonialidad
Etnografía Multilocal
Currículo
Educación Matemática
Educación Primaria
Decoloniality
Multilocal Ethnography
Curriculum
Mathematics Education
Primary Education
description Essa pesquisa de doutorado tem por objetivo inventariar os documentos curriculares da Bolívia, em especial os currículos regionalizados das nações guarani (Santa Cruz de La Sierra) e qullana aymara (La Paz), mapeando experiências e discursos constitutivos de tais currículos. Para isso, rastreia nos discursos, as metáforas, as tramas e os vínculos entre currículo, culturas locais e matemáticas presentes nos documentos da Educação Primária Comunitária Vocacional da Bolívia em uma etnografia multilocal. Do cruzamento dos referenciais da Antropologia Crítica com os da Decolonialidade e do Currículo, construo aportes teóricos e rastreio a política de lugar, que reconhece a violência colonial do passado e do presente para geração de novas políticas de conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-18
2024-03-25T10:17:08Z
2024-03-25T10:17:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Marcela Lopes de. Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal. Orientador: Harryson Júnio Lessa Gonçalves. 2024. 118 p. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/254700. Acesso em: 23 de mar. 2024
https://hdl.handle.net/11449/254700
0145511666100567
0000-0001-5003-6966
identifier_str_mv SANTANA, Marcela Lopes de. Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal. Orientador: Harryson Júnio Lessa Gonçalves. 2024. 118 p. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/254700. Acesso em: 23 de mar. 2024
0145511666100567
0000-0001-5003-6966
url https://hdl.handle.net/11449/254700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128564143325184