No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12248 http://hdl.handle.net/11449/127153 |
Resumo: | Objetiva-se apresentar uma possibilidade de leitura da obra juvenil Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo, na qual se considera o papel do leitor e do narrador. Para a consecução desse objetivo, pretende-se refletir, a partir das contribuições da estética da recepção, acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do escritor de apresentar sua narrativa sob a forma de um romance de formação permite ao jovem leitor, também em fase de definição de sua personalidade, identificação com a temática. |
id |
UNSP_6439642299a760130ab848566b62e6af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127153 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo BernardoAesthetics of receptionJuvenile literatureReaderNarratorLiteratura juvenilLiteratura e formação do leitorRomance de formaçãoObjetiva-se apresentar uma possibilidade de leitura da obra juvenil Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo, na qual se considera o papel do leitor e do narrador. Para a consecução desse objetivo, pretende-se refletir, a partir das contribuições da estética da recepção, acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do escritor de apresentar sua narrativa sob a forma de um romance de formação permite ao jovem leitor, também em fase de definição de sua personalidade, identificação com a temática.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Rua Dom Antonio, 2100., Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Rua Dom Antonio, 2100., Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]2015-08-21T17:54:01Z2015-08-21T17:54:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-13application/pdfhttp://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12248Fronteiraz, n. 6, p. 1-13, 2011.1983-4373http://hdl.handle.net/11449/127153ISSN1983-4373-2011-06-01-13.pdf64717910312942110000-0002-2564-4270Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporFronteirazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T14:47:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127153Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:07:45.192903Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo |
title |
No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo |
spellingShingle |
No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] Aesthetics of reception Juvenile literature Reader Narrator Literatura juvenil Literatura e formação do leitor Romance de formação |
title_short |
No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo |
title_full |
No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo |
title_fullStr |
No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo |
title_full_unstemmed |
No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo |
title_sort |
No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo |
author |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aesthetics of reception Juvenile literature Reader Narrator Literatura juvenil Literatura e formação do leitor Romance de formação |
topic |
Aesthetics of reception Juvenile literature Reader Narrator Literatura juvenil Literatura e formação do leitor Romance de formação |
description |
Objetiva-se apresentar uma possibilidade de leitura da obra juvenil Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo, na qual se considera o papel do leitor e do narrador. Para a consecução desse objetivo, pretende-se refletir, a partir das contribuições da estética da recepção, acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do escritor de apresentar sua narrativa sob a forma de um romance de formação permite ao jovem leitor, também em fase de definição de sua personalidade, identificação com a temática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-08-21T17:54:01Z 2015-08-21T17:54:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12248 Fronteiraz, n. 6, p. 1-13, 2011. 1983-4373 http://hdl.handle.net/11449/127153 ISSN1983-4373-2011-06-01-13.pdf 6471791031294211 0000-0002-2564-4270 |
url |
http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12248 http://hdl.handle.net/11449/127153 |
identifier_str_mv |
Fronteiraz, n. 6, p. 1-13, 2011. 1983-4373 ISSN1983-4373-2011-06-01-13.pdf 6471791031294211 0000-0002-2564-4270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fronteiraz |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-13 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129394697306112 |