O professor e a elaboração de saberes em espaços compartilhados de estudo e reflexão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90056 |
Resumo: | A formação de professores, em especial, de professores alfabetizadores, é uma das alternativas, frequentemente apontada, para a solução dos fracassos escolares. Como a alfabetização constitui ponto crítico na problemática do ensino no país, a formação de professores tem recebido críticas, muitas delas feitas pelos próprios alfabetizadores, por acentuar os aspectos teóricos, deixando a prática pedagógica em segundo plano. Para superar os problemas de ensino e conseguir alfabetizar a população do país, muitas inovações têm sido instituídas no sistema escolar, sem que se tenha obtido os resultados previstos. Este é o caso da indicação do construtivismo para orientar o ensino nas escolas públicas. Estudos e pesquisas têm indicado o papel que os professores exercem na aplicação das propostas de inovação pedagógica, o que coloca a questão das relações que se estabelecem entre as teorias e as práticas. Nesse contexto, a interação dos professores com as propostas de inovação assume particular importância. Considerando o exposto, é objetivo dessa pesquisa averiguar como os professores alfabetizadores interagem com as idéias construtivistas em situações de estudos que privilegiem a inserção dos problemas da prática pedagógica em referenciais teóricos, buscando indícios de mudanças em seus discursos e no relato de suas práticas pedagógicas. Participam dessa investigação dezesseis professoras de escolas públicas do interior do Estado de São Paulo que lecionam nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São comparadas as respostas dadas por essas professoras a um questionário e as propostas de trabalho que elaboram, antes e após sua participação em sessões de estudo. No decorrer dessas sessões registros foram feitos em um diário de campo sobre as falas e atitudes das participantes em relação às situações vivenciadas nos encontros. Com os dados assim obtidos, busca-se identificar . |
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O professor e a elaboração de saberes em espaços compartilhados de estudo e reflexãoProfessores - FormaçãoAlfabetizaçãoConstrutivismo (Educação)Learning reading and writingConstructivismTeachers' continuous studiesA formação de professores, em especial, de professores alfabetizadores, é uma das alternativas, frequentemente apontada, para a solução dos fracassos escolares. Como a alfabetização constitui ponto crítico na problemática do ensino no país, a formação de professores tem recebido críticas, muitas delas feitas pelos próprios alfabetizadores, por acentuar os aspectos teóricos, deixando a prática pedagógica em segundo plano. Para superar os problemas de ensino e conseguir alfabetizar a população do país, muitas inovações têm sido instituídas no sistema escolar, sem que se tenha obtido os resultados previstos. Este é o caso da indicação do construtivismo para orientar o ensino nas escolas públicas. Estudos e pesquisas têm indicado o papel que os professores exercem na aplicação das propostas de inovação pedagógica, o que coloca a questão das relações que se estabelecem entre as teorias e as práticas. Nesse contexto, a interação dos professores com as propostas de inovação assume particular importância. Considerando o exposto, é objetivo dessa pesquisa averiguar como os professores alfabetizadores interagem com as idéias construtivistas em situações de estudos que privilegiem a inserção dos problemas da prática pedagógica em referenciais teóricos, buscando indícios de mudanças em seus discursos e no relato de suas práticas pedagógicas. Participam dessa investigação dezesseis professoras de escolas públicas do interior do Estado de São Paulo que lecionam nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São comparadas as respostas dadas por essas professoras a um questionário e as propostas de trabalho que elaboram, antes e após sua participação em sessões de estudo. No decorrer dessas sessões registros foram feitos em um diário de campo sobre as falas e atitudes das participantes em relação às situações vivenciadas nos encontros. Com os dados assim obtidos, busca-se identificar .Teachers' academic background - especially the ones who teach how to write and read – is one of the alternatives frequently pointed out as a solution for the school failures. As literate ability constitutes a crucial point in the matter of the public education in the country, due to accentuating theoretical aspects leaving the pedagogical practice in second place. In order to overcome teaching problems as well as getting the population of the country to be literate, many innovations have been instituted in the educational system without achieving the results predicted. This is the case of indicating the constructivism to orientate teaching in public schools. Studies and researches have shown the role that teachers perform in the application of the pedagogical innovations proposed, what sets up the relation between the theory and the practices. In this context, the teachers' interaction with the proposals of innovation takes a peculiar importance. Considering the opposite, the objective of this research is checking out how primary school teachers interact with the constructivist ideas in study situations that gives privilege to problems from the pedagogical practice in theoretical references. Participating of this investigation there are sixteen teachers from public schools in the country of São Paulo State, who teach the first four grades of the primary school. The answers given by the teachers are compared to a questionnaire as well as the work proposals they elaborate before and after the study sections. During these sections, registers were made in a journal about the participants' speech and attitudes regarding the situations experienced in the meetings. With the data this way collected, it's aimed to identify the interactions between the teachers' manifestations, speech and pedagogical practice that establish the constructivist proposal. The results point different ways of interaction that can be attributed to different factors. Among ..Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gazana, Ana Carolina [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2007-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 f. : il.application/pdfGAZANA, Ana Carolina. O professor e a elaboração de saberes em espaços compartilhados de estudo e reflexão. 2007. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90056000539399gazana_ac_me_rcla.pdf33004137064P28262199813284432Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:07:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90056Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:29.208255Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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