Professores de educação física escolar: formação, gasto energético, renda familiar e seu trabalho com a temática saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141789 |
Resumo: | O tema saúde tem sido frequentemente abordado na sociedade atual, transcendendo limites geográficos, econômicos, sociais e culturais. Salienta-se que a escola tem sido apontada como instituição privilegiada de intervenção para a promoção de saúde, sobretudo nas aulas de Educação Física. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de identificar barreiras e potencialidades dos professores de Educação Física escolar na abordagem de temas relacionados à saúde. O estudo situou-se entre professores de Educação Física da rede estadual de ensino fundamental e médio de Lençóis Paulista e Igaraçu do Tietê, com aplicação de questionários. Utilizou-se teste estatístico de análise de variância (Anova) para o cruzamento das variáveis rendas familiar e gasto energético habitual. O nível de significância foi de 5%. Destaca-se a diversidade de conhecimentos sobre o tema e as dificuldades quanto à formação dos professores, aparente ineficiência de incentivos ao aperfeiçoamento contínuo, elevada carga de trabalho como algumas das limitações de operacionalização do desenvolvimento de conteúdo. Sobre a prática de atividade física, muitos dos professores não atingiram as recomendações de atividade física para a saúde. Sobre a relação da prática de atividades físicas e a renda familiar, destaca-se que a estimativa de menor gasto energético habitual foi identificada entre indivíduos que apresentaram valores inferiores quanto ao rendimento familiar. Diante deste panorama, recomendam-se maiores estudos sobre esta população no sentido de melhor conhecer suas especificidades e favorecer mudanças organizacionais e de políticas públicas. |
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