Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Carlos dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nery, Simone Silva Santos, Nunes, Agda Pereira, Simões, Regina Rovigati, Moreira, Wagner Wey, Brito, Aline de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619
Resumo: O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo.
id UFG-4_ea469941a471c16f08f72f4589a8b58e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51619
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicialConhecimentosFormação ProfissionalPercepção.O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5161910.5216/rpp.v22.51619Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619/32996Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Carlos dosNery, Simone Silva SantosNunes, Agda PereiraSimões, Regina RovigatiMoreira, Wagner WeyBrito, Aline de Freitas2020-02-27T15:51:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51619Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.191940Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
spellingShingle Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
Santos, José Carlos dos
Conhecimentos
Formação Profissional
Percepção.
title_short Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title_full Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title_fullStr Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title_full_unstemmed Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title_sort Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
author Santos, José Carlos dos
author_facet Santos, José Carlos dos
Nery, Simone Silva Santos
Nunes, Agda Pereira
Simões, Regina Rovigati
Moreira, Wagner Wey
Brito, Aline de Freitas
author_role author
author2 Nery, Simone Silva Santos
Nunes, Agda Pereira
Simões, Regina Rovigati
Moreira, Wagner Wey
Brito, Aline de Freitas
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Carlos dos
Nery, Simone Silva Santos
Nunes, Agda Pereira
Simões, Regina Rovigati
Moreira, Wagner Wey
Brito, Aline de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos
Formação Profissional
Percepção.
topic Conhecimentos
Formação Profissional
Percepção.
description O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619
10.5216/rpp.v22.51619
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.51619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619/32996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859168169984