Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619 |
Resumo: | O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo. |
id |
UFG-4_ea469941a471c16f08f72f4589a8b58e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51619 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicialConhecimentosFormação ProfissionalPercepção.O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5161910.5216/rpp.v22.51619Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619/32996Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Carlos dosNery, Simone Silva SantosNunes, Agda PereiraSimões, Regina RovigatiMoreira, Wagner WeyBrito, Aline de Freitas2020-02-27T15:51:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51619Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.191940Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial |
title |
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial |
spellingShingle |
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial Santos, José Carlos dos Conhecimentos Formação Profissional Percepção. |
title_short |
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial |
title_full |
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial |
title_fullStr |
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial |
title_sort |
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial |
author |
Santos, José Carlos dos |
author_facet |
Santos, José Carlos dos Nery, Simone Silva Santos Nunes, Agda Pereira Simões, Regina Rovigati Moreira, Wagner Wey Brito, Aline de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Nery, Simone Silva Santos Nunes, Agda Pereira Simões, Regina Rovigati Moreira, Wagner Wey Brito, Aline de Freitas |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Carlos dos Nery, Simone Silva Santos Nunes, Agda Pereira Simões, Regina Rovigati Moreira, Wagner Wey Brito, Aline de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos Formação Profissional Percepção. |
topic |
Conhecimentos Formação Profissional Percepção. |
description |
O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619 10.5216/rpp.v22.51619 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.51619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619/32996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859168169984 |