Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200005 http://hdl.handle.net/11449/27148 |
Resumo: | A Pesquisa Narrativa de Clandinin & Connelly (2000) compreende a experiência humana como histórias vividas e contadas. Nesta abordagem qualitativa de pesquisa, os participantes contam histórias e os pesquisadores as recontam e as reconstroem por meio de narrativas acerca das experiências. Tendo este arcabouço metodológico como orientador de nossos procedimentos de pesquisa, neste artigo investigamos nossa experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano - no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face. Neste período, vivenciamos e coletamos dados acerca de nosso processo de aprender a língua um do outro: anotações de campo, mensagens reflexivas de e-mail trocadas durante o período e o conteúdo anotado durante as aulas. Ao reviver nossas histórias vividas durante aquele período, por meio da narrativa aqui apresentada, ressaltamos os elementos de identidade no nosso tandem que acreditamos estarem relacionados à aprendizagem. Também individuamos os elementos desencadeadores de identidade específicos deste contexto de aprendizagem. |
id |
UNSP_65424a2d5f4d00504c51877b69e469c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27148 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidadesPesquisa Narrativaaprendizagem in-tandemidentidadelíngua estrangeiratandem face-a-faceNarrative inquiryin-tandem learningidentityforeign languageface-to-face tandemA Pesquisa Narrativa de Clandinin & Connelly (2000) compreende a experiência humana como histórias vividas e contadas. Nesta abordagem qualitativa de pesquisa, os participantes contam histórias e os pesquisadores as recontam e as reconstroem por meio de narrativas acerca das experiências. Tendo este arcabouço metodológico como orientador de nossos procedimentos de pesquisa, neste artigo investigamos nossa experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano - no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face. Neste período, vivenciamos e coletamos dados acerca de nosso processo de aprender a língua um do outro: anotações de campo, mensagens reflexivas de e-mail trocadas durante o período e o conteúdo anotado durante as aulas. Ao reviver nossas histórias vividas durante aquele período, por meio da narrativa aqui apresentada, ressaltamos os elementos de identidade no nosso tandem que acreditamos estarem relacionados à aprendizagem. Também individuamos os elementos desencadeadores de identidade específicos deste contexto de aprendizagem.Narrative Inquiry (Clandinin & Connelly, 2000) understands human experience as lived and told stories. Within this qualitative mode of research, participants tell stories and researchers retell and reconstruct them through narratives about the experiences. By having this methodological framework as the backbone of our research, we have conducted a narrative inquiry into our shared experience of in-tandem learning of Portuguese and Italian - an eight month experience of a face-to-face tandem. Within this period we experienced and collected data about our learning processes of learning each other's languages: field notes, reflexive e-mail messages exchanged during that period and our notes during our lessons. As we relive our stories of that period by means of the narrative we present here, we want to highlight the identity elements in our tandem that we found to be related to learning. We also wish to point out the triggering elements of identity that are peculiar to this learning context.Universidade Estadual Paulista Università Ca' Foscari de VenezaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista Università Ca' Foscari de VenezaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vassallo, Maria Luisa [UNESP]Telles, João A. [UNESP]2014-05-20T15:09:13Z2014-05-20T15:09:13Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article341-381application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200005Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 8, n. 2, p. 341-381, 2008.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/2714810.1590/S1984-63982008000200005S1984-63982008000200005S1984-63982008000200005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:19:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27148Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:15:00.791461Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades |
title |
Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades |
spellingShingle |
Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades Vassallo, Maria Luisa [UNESP] Pesquisa Narrativa aprendizagem in-tandem identidade língua estrangeira tandem face-a-face Narrative inquiry in-tandem learning identity foreign language face-to-face tandem |
title_short |
Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades |
title_full |
Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades |
title_fullStr |
Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades |
title_full_unstemmed |
Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades |
title_sort |
Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades |
author |
Vassallo, Maria Luisa [UNESP] |
author_facet |
Vassallo, Maria Luisa [UNESP] Telles, João A. [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Telles, João A. [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vassallo, Maria Luisa [UNESP] Telles, João A. [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Narrativa aprendizagem in-tandem identidade língua estrangeira tandem face-a-face Narrative inquiry in-tandem learning identity foreign language face-to-face tandem |
topic |
Pesquisa Narrativa aprendizagem in-tandem identidade língua estrangeira tandem face-a-face Narrative inquiry in-tandem learning identity foreign language face-to-face tandem |
description |
A Pesquisa Narrativa de Clandinin & Connelly (2000) compreende a experiência humana como histórias vividas e contadas. Nesta abordagem qualitativa de pesquisa, os participantes contam histórias e os pesquisadores as recontam e as reconstroem por meio de narrativas acerca das experiências. Tendo este arcabouço metodológico como orientador de nossos procedimentos de pesquisa, neste artigo investigamos nossa experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano - no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face. Neste período, vivenciamos e coletamos dados acerca de nosso processo de aprender a língua um do outro: anotações de campo, mensagens reflexivas de e-mail trocadas durante o período e o conteúdo anotado durante as aulas. Ao reviver nossas histórias vividas durante aquele período, por meio da narrativa aqui apresentada, ressaltamos os elementos de identidade no nosso tandem que acreditamos estarem relacionados à aprendizagem. Também individuamos os elementos desencadeadores de identidade específicos deste contexto de aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 2014-05-20T15:09:13Z 2014-05-20T15:09:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200005 Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 8, n. 2, p. 341-381, 2008. 1984-6398 http://hdl.handle.net/11449/27148 10.1590/S1984-63982008000200005 S1984-63982008000200005 S1984-63982008000200005.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200005 http://hdl.handle.net/11449/27148 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 8, n. 2, p. 341-381, 2008. 1984-6398 10.1590/S1984-63982008000200005 S1984-63982008000200005 S1984-63982008000200005.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
341-381 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129042227920896 |