Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vassallo, Maria Luisa [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Telles, João A. [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200005
http://hdl.handle.net/11449/27148
Resumo: A Pesquisa Narrativa de Clandinin & Connelly (2000) compreende a experiência humana como histórias vividas e contadas. Nesta abordagem qualitativa de pesquisa, os participantes contam histórias e os pesquisadores as recontam e as reconstroem por meio de narrativas acerca das experiências. Tendo este arcabouço metodológico como orientador de nossos procedimentos de pesquisa, neste artigo investigamos nossa experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano - no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face. Neste período, vivenciamos e coletamos dados acerca de nosso processo de aprender a língua um do outro: anotações de campo, mensagens reflexivas de e-mail trocadas durante o período e o conteúdo anotado durante as aulas. Ao reviver nossas histórias vividas durante aquele período, por meio da narrativa aqui apresentada, ressaltamos os elementos de identidade no nosso tandem que acreditamos estarem relacionados à aprendizagem. Também individuamos os elementos desencadeadores de identidade específicos deste contexto de aprendizagem.
id UNSP_65424a2d5f4d00504c51877b69e469c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27148
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidadesPesquisa Narrativaaprendizagem in-tandemidentidadelíngua estrangeiratandem face-a-faceNarrative inquiryin-tandem learningidentityforeign languageface-to-face tandemA Pesquisa Narrativa de Clandinin & Connelly (2000) compreende a experiência humana como histórias vividas e contadas. Nesta abordagem qualitativa de pesquisa, os participantes contam histórias e os pesquisadores as recontam e as reconstroem por meio de narrativas acerca das experiências. Tendo este arcabouço metodológico como orientador de nossos procedimentos de pesquisa, neste artigo investigamos nossa experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano - no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face. Neste período, vivenciamos e coletamos dados acerca de nosso processo de aprender a língua um do outro: anotações de campo, mensagens reflexivas de e-mail trocadas durante o período e o conteúdo anotado durante as aulas. Ao reviver nossas histórias vividas durante aquele período, por meio da narrativa aqui apresentada, ressaltamos os elementos de identidade no nosso tandem que acreditamos estarem relacionados à aprendizagem. Também individuamos os elementos desencadeadores de identidade específicos deste contexto de aprendizagem.Narrative Inquiry (Clandinin & Connelly, 2000) understands human experience as lived and told stories. Within this qualitative mode of research, participants tell stories and researchers retell and reconstruct them through narratives about the experiences. By having this methodological framework as the backbone of our research, we have conducted a narrative inquiry into our shared experience of in-tandem learning of Portuguese and Italian - an eight month experience of a face-to-face tandem. Within this period we experienced and collected data about our learning processes of learning each other's languages: field notes, reflexive e-mail messages exchanged during that period and our notes during our lessons. As we relive our stories of that period by means of the narrative we present here, we want to highlight the identity elements in our tandem that we found to be related to learning. We also wish to point out the triggering elements of identity that are peculiar to this learning context.Universidade Estadual Paulista Università Ca' Foscari de VenezaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista Università Ca' Foscari de VenezaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vassallo, Maria Luisa [UNESP]Telles, João A. [UNESP]2014-05-20T15:09:13Z2014-05-20T15:09:13Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article341-381application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200005Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 8, n. 2, p. 341-381, 2008.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/2714810.1590/S1984-63982008000200005S1984-63982008000200005S1984-63982008000200005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:19:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27148Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:15:00.791461Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades
title Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades
spellingShingle Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades
Vassallo, Maria Luisa [UNESP]
Pesquisa Narrativa
aprendizagem in-tandem
identidade
língua estrangeira
tandem face-a-face
Narrative inquiry
in-tandem learning
identity
foreign language
face-to-face tandem
title_short Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades
title_full Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades
title_fullStr Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades
title_full_unstemmed Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades
title_sort Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades
author Vassallo, Maria Luisa [UNESP]
author_facet Vassallo, Maria Luisa [UNESP]
Telles, João A. [UNESP]
author_role author
author2 Telles, João A. [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vassallo, Maria Luisa [UNESP]
Telles, João A. [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Narrativa
aprendizagem in-tandem
identidade
língua estrangeira
tandem face-a-face
Narrative inquiry
in-tandem learning
identity
foreign language
face-to-face tandem
topic Pesquisa Narrativa
aprendizagem in-tandem
identidade
língua estrangeira
tandem face-a-face
Narrative inquiry
in-tandem learning
identity
foreign language
face-to-face tandem
description A Pesquisa Narrativa de Clandinin & Connelly (2000) compreende a experiência humana como histórias vividas e contadas. Nesta abordagem qualitativa de pesquisa, os participantes contam histórias e os pesquisadores as recontam e as reconstroem por meio de narrativas acerca das experiências. Tendo este arcabouço metodológico como orientador de nossos procedimentos de pesquisa, neste artigo investigamos nossa experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano - no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face. Neste período, vivenciamos e coletamos dados acerca de nosso processo de aprender a língua um do outro: anotações de campo, mensagens reflexivas de e-mail trocadas durante o período e o conteúdo anotado durante as aulas. Ao reviver nossas histórias vividas durante aquele período, por meio da narrativa aqui apresentada, ressaltamos os elementos de identidade no nosso tandem que acreditamos estarem relacionados à aprendizagem. Também individuamos os elementos desencadeadores de identidade específicos deste contexto de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
2014-05-20T15:09:13Z
2014-05-20T15:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200005
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 8, n. 2, p. 341-381, 2008.
1984-6398
http://hdl.handle.net/11449/27148
10.1590/S1984-63982008000200005
S1984-63982008000200005
S1984-63982008000200005.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200005
http://hdl.handle.net/11449/27148
identifier_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 8, n. 2, p. 341-381, 2008.
1984-6398
10.1590/S1984-63982008000200005
S1984-63982008000200005
S1984-63982008000200005.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 341-381
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129042227920896