Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100002
http://hdl.handle.net/11449/8573
Resumo: O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.
id UNSP_655f9c5235ea6c023051c8a9ba995dd2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8573
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciaturaMath teacher's preparation: some remarks on the influences of previous pedagogical formation in an undergraduate courseCEFAMLicenciaturaEducação MatemáticaProjeto PedagógicoTeacher's EducationMathematics EducationPedagogical DirectressO presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.This paper has as its focus the effect of a previous pedagogical experience on those taking a Math teacher's preparation undergraduate course. CEFAM (a Brazilian specific project that has as its main goal the preparation of future elementary teachers) is previous experience, and the Math teacher's preparation undergraduate course is one developed at UNESP (Bauru - SP - Brazil). The methodological approach is qualitative. Procedures of analysis were based on students' discourses, looking for convergences and divergences in their meanings.UNESPUNESP Departamento de MatemáticaUNESPUNESP Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]2014-05-20T13:26:32Z2014-05-20T13:26:32Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article23-39application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100002Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 23-39, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/857310.1590/S1516-73132004000100002S1516-73132004000100002S1516-73132004000100002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:58:16.291417Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura
Math teacher's preparation: some remarks on the influences of previous pedagogical formation in an undergraduate course
title Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura
spellingShingle Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura
Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
CEFAM
Licenciatura
Educação Matemática
Projeto Pedagógico
Teacher's Education
Mathematics Education
Pedagogical Directress
title_short Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura
title_full Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura
title_fullStr Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura
title_full_unstemmed Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura
title_sort Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura
author Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
author_facet Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
author_role author
author2 Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv CEFAM
Licenciatura
Educação Matemática
Projeto Pedagógico
Teacher's Education
Mathematics Education
Pedagogical Directress
topic CEFAM
Licenciatura
Educação Matemática
Projeto Pedagógico
Teacher's Education
Mathematics Education
Pedagogical Directress
description O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
2014-05-20T13:26:32Z
2014-05-20T13:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100002
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 23-39, 2004.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/8573
10.1590/S1516-73132004000100002
S1516-73132004000100002
S1516-73132004000100002.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100002
http://hdl.handle.net/11449/8573
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 23-39, 2004.
1516-7313
10.1590/S1516-73132004000100002
S1516-73132004000100002
S1516-73132004000100002.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23-39
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129568540721152