Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100002 http://hdl.handle.net/11449/8573 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes. |
id |
UNSP_655f9c5235ea6c023051c8a9ba995dd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8573 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciaturaMath teacher's preparation: some remarks on the influences of previous pedagogical formation in an undergraduate courseCEFAMLicenciaturaEducação MatemáticaProjeto PedagógicoTeacher's EducationMathematics EducationPedagogical DirectressO presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.This paper has as its focus the effect of a previous pedagogical experience on those taking a Math teacher's preparation undergraduate course. CEFAM (a Brazilian specific project that has as its main goal the preparation of future elementary teachers) is previous experience, and the Math teacher's preparation undergraduate course is one developed at UNESP (Bauru - SP - Brazil). The methodological approach is qualitative. Procedures of analysis were based on students' discourses, looking for convergences and divergences in their meanings.UNESPUNESP Departamento de MatemáticaUNESPUNESP Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]2014-05-20T13:26:32Z2014-05-20T13:26:32Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article23-39application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100002Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 23-39, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/857310.1590/S1516-73132004000100002S1516-73132004000100002S1516-73132004000100002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:58:16.291417Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura Math teacher's preparation: some remarks on the influences of previous pedagogical formation in an undergraduate course |
title |
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura |
spellingShingle |
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura Souza, Luzia Aparecida de [UNESP] CEFAM Licenciatura Educação Matemática Projeto Pedagógico Teacher's Education Mathematics Education Pedagogical Directress |
title_short |
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura |
title_full |
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura |
title_fullStr |
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura |
title_sort |
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura |
author |
Souza, Luzia Aparecida de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Luzia Aparecida de [UNESP] Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luzia Aparecida de [UNESP] Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CEFAM Licenciatura Educação Matemática Projeto Pedagógico Teacher's Education Mathematics Education Pedagogical Directress |
topic |
CEFAM Licenciatura Educação Matemática Projeto Pedagógico Teacher's Education Mathematics Education Pedagogical Directress |
description |
O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T13:26:32Z 2014-05-20T13:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100002 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 23-39, 2004. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/8573 10.1590/S1516-73132004000100002 S1516-73132004000100002 S1516-73132004000100002.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100002 http://hdl.handle.net/11449/8573 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 23-39, 2004. 1516-7313 10.1590/S1516-73132004000100002 S1516-73132004000100002 S1516-73132004000100002.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23-39 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129568540721152 |