A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kasper, Samanta Antunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190809
Resumo: A dissertação intitulada “A implementação da escola de tempo integral do programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente” foi desenvolvida no interior da linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGE/Unesp/campus de Presidente Prudente). Vincula-se a uma pesquisa maior intitulada Rede de pesquisa e formação sobre educação integral: experiências, movimentos, inovação e desafios contemporâneos (RINALDI, 2016). Teve como principal objetivo analisar a implementação do Programa de Educação Integral Cidadescola no município de Presidente Prudente e verificar se há indícios do mal-estar docente no trabalho dos professores que atuam com a jornada ampliada. O delineamento metodológico da investigação se pautou na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, realizada na esfera federal e municipal; e da pesquisa de campo, que contou com a participação de 21 profissionais que atuam nas escolas públicas da rede municipal do município investigado. Os principais instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. O procedimento de análise dos dados se pautou na proposta de Miles, Huberman e Saldaña (2014) sistematizada por meio da (1) condensação dos dados, (2) apresentação dos dados e (3) elaboração e verificação da conclusão. Os resultados revelaram a existência de um descontentamento e insatisfação em relação à alguns aspectos, como a carga horária, demanda laboral, salário, dificuldades relacionadas ao ensino (didática), indisciplina e falta de interesse dos alunos, diminuição dos recursos financeiros, entre outros. Não foi identificado a existência de um mal-estar estabelecido no trabalho docente dos professores que atuam no Programa Cidadescola, mas a vivência de tensões que podem levar a ele. Ainda, verificou-se que o cansaço físico e mental, além do desgaste foram os principais sintomas apresentados pelos professores. Por fim, foi possível perceber que os elementos que geram descontentamento e insatisfação nos docentes não se diferem das escolas que não são de tempo integral.
id UNSP_6651f0b857c3d791b2286986c459affe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190809
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docenteImplementation of the Cidadescola Program full-time school of Presidente Prudente/ SP: adversities in teacher workEducação em tempo integralEscola públicaEscola de tempo integralTensões no trabalho docenteMal-estar docenteFull-time educationPublic schoolFull-time schoolAdversities in teacher workTeacher malaiseA dissertação intitulada “A implementação da escola de tempo integral do programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente” foi desenvolvida no interior da linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGE/Unesp/campus de Presidente Prudente). Vincula-se a uma pesquisa maior intitulada Rede de pesquisa e formação sobre educação integral: experiências, movimentos, inovação e desafios contemporâneos (RINALDI, 2016). Teve como principal objetivo analisar a implementação do Programa de Educação Integral Cidadescola no município de Presidente Prudente e verificar se há indícios do mal-estar docente no trabalho dos professores que atuam com a jornada ampliada. O delineamento metodológico da investigação se pautou na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, realizada na esfera federal e municipal; e da pesquisa de campo, que contou com a participação de 21 profissionais que atuam nas escolas públicas da rede municipal do município investigado. Os principais instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. O procedimento de análise dos dados se pautou na proposta de Miles, Huberman e Saldaña (2014) sistematizada por meio da (1) condensação dos dados, (2) apresentação dos dados e (3) elaboração e verificação da conclusão. Os resultados revelaram a existência de um descontentamento e insatisfação em relação à alguns aspectos, como a carga horária, demanda laboral, salário, dificuldades relacionadas ao ensino (didática), indisciplina e falta de interesse dos alunos, diminuição dos recursos financeiros, entre outros. Não foi identificado a existência de um mal-estar estabelecido no trabalho docente dos professores que atuam no Programa Cidadescola, mas a vivência de tensões que podem levar a ele. Ainda, verificou-se que o cansaço físico e mental, além do desgaste foram os principais sintomas apresentados pelos professores. Por fim, foi possível perceber que os elementos que geram descontentamento e insatisfação nos docentes não se diferem das escolas que não são de tempo integral.This study entitled “The full-time school implementation of the Cidadescola Program of Presidente Prudente / SP: adversities in teacher work” was developed within the line of research “Training of Education Professionals, Educational Policies and Public School” of the Graduate Program in Education of the School of Technology and Sciences of São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (PPGE / Unesp / Presidente Prudente campus). It is associated with a larger research entitled Research and formation network on integral education: experiences, movements, innovation and contemporary challenges (RINALDI, 2016). Its main objective was to analyze the implementation of the Cidadescola Program municipality of Presidente Prudente and to verify if there is any evidence of teacher malaise in teacher work of those who work with the extended journey. The qualitative approach was used as the methodological design of the study, through the bibliographic and documentary research, conducted at the federal and municipal levels; and the field research, in which 21 professionals who work in public school system of the municipality investigated took part. As instruments of data collection the questionnaire and the semi-structured interview were used. The data analysis procedure was based on the proposal of Miles, Huberman and Saldaña (2014), systematized through 1) data condensation, (2) data display, and (3) conclusion drawing/verification. The results showed the existence of discontent and dissatisfaction with some aspects regarding workload, work demand, salary, difficulties related to teaching (didactics), indiscipline and lack of interest of students, decreasement of financial resources, among others. It was not identified the existence of an established malaise in teacher work of the Cidadescola Program teachers, but the experience of adversities that can lead to it. In addition, it was found that physical and mental exhaustion were the main symptoms presented by teachers. Finally, it is possible to conclude that the elements that generate discontent and dissatisfaction in teachers do not differ from nonfull- time schools.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2017/11415-8CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kasper, Samanta Antunes2019-10-22T19:35:12Z2019-10-22T19:35:12Z2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19080900092623233004129044P699470313597557350000-0001-7772-6705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190809Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente
Implementation of the Cidadescola Program full-time school of Presidente Prudente/ SP: adversities in teacher work
title A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente
spellingShingle A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente
Kasper, Samanta Antunes
Educação em tempo integral
Escola pública
Escola de tempo integral
Tensões no trabalho docente
Mal-estar docente
Full-time education
Public school
Full-time school
Adversities in teacher work
Teacher malaise
title_short A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente
title_full A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente
title_fullStr A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente
title_full_unstemmed A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente
title_sort A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente
author Kasper, Samanta Antunes
author_facet Kasper, Samanta Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kasper, Samanta Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em tempo integral
Escola pública
Escola de tempo integral
Tensões no trabalho docente
Mal-estar docente
Full-time education
Public school
Full-time school
Adversities in teacher work
Teacher malaise
topic Educação em tempo integral
Escola pública
Escola de tempo integral
Tensões no trabalho docente
Mal-estar docente
Full-time education
Public school
Full-time school
Adversities in teacher work
Teacher malaise
description A dissertação intitulada “A implementação da escola de tempo integral do programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP: tensões no trabalho docente” foi desenvolvida no interior da linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGE/Unesp/campus de Presidente Prudente). Vincula-se a uma pesquisa maior intitulada Rede de pesquisa e formação sobre educação integral: experiências, movimentos, inovação e desafios contemporâneos (RINALDI, 2016). Teve como principal objetivo analisar a implementação do Programa de Educação Integral Cidadescola no município de Presidente Prudente e verificar se há indícios do mal-estar docente no trabalho dos professores que atuam com a jornada ampliada. O delineamento metodológico da investigação se pautou na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, realizada na esfera federal e municipal; e da pesquisa de campo, que contou com a participação de 21 profissionais que atuam nas escolas públicas da rede municipal do município investigado. Os principais instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. O procedimento de análise dos dados se pautou na proposta de Miles, Huberman e Saldaña (2014) sistematizada por meio da (1) condensação dos dados, (2) apresentação dos dados e (3) elaboração e verificação da conclusão. Os resultados revelaram a existência de um descontentamento e insatisfação em relação à alguns aspectos, como a carga horária, demanda laboral, salário, dificuldades relacionadas ao ensino (didática), indisciplina e falta de interesse dos alunos, diminuição dos recursos financeiros, entre outros. Não foi identificado a existência de um mal-estar estabelecido no trabalho docente dos professores que atuam no Programa Cidadescola, mas a vivência de tensões que podem levar a ele. Ainda, verificou-se que o cansaço físico e mental, além do desgaste foram os principais sintomas apresentados pelos professores. Por fim, foi possível perceber que os elementos que geram descontentamento e insatisfação nos docentes não se diferem das escolas que não são de tempo integral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22T19:35:12Z
2019-10-22T19:35:12Z
2019-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190809
000926232
33004129044P6
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
url http://hdl.handle.net/11449/190809
identifier_str_mv 000926232
33004129044P6
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045424883302400