Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194356
Resumo: Esta dissertação trata do assunto prática de aquecimento no âmbito da performance musical e, mais especificamente, de como esse tema se relaciona com aspectos da performance ao contrabaixo. Observa-se que o termo “aquecimento” é amplamente utilizado em meio à diversidade de contextos e acepções. A partir dessa constatação, objetiva-se elucidar a gama de entendimentos que performers e pesquisadores têm a respeito da prática de aquecimento ao instrumento e investigar sua aplicação, tanto a aspectos diretamente associados à rotina de estudo e de preparação para a performance como ao desenvolvimento de ferramentas para o ensino do contrabaixo. Inicialmente, no primeiro capítulo, observam-se as ocorrências de emprego do termo “aquecimento”, quando associado à área de performance musical, em busca de entendimento de suas conotações. O material encontrado acerca do assunto foi organizado de acordo com três enfoques: prevenção de lesões, prática deliberada e ansiedade de performance. No segundo capítulo, apresenta-se repertório voltado para a prática de aquecimento ao contrabaixo, comentados sob a luz de conceitos abordados no capítulo anterior. Conclui-se que esse repertório de exercícios de aquecimento está relacionado principalmente a estratégias de estudo em busca de resultados qualitativos satisfatórios. A confluência de informações advindas desta pesquisa com a vivência da autora como performer e docente de contrabaixo resultou no terceiro capítulo, uma proposta de oficina coletiva de aquecimento.
id UNSP_6687bf12cafe96af43c95edd435e2d35
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194356
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixoWarm-up procedures in musical performance and their applications to the double bassPrática de aquecimento na performance musicalExercícios de aquecimento para contrabaixoPrática deliberada e aquecimento para contrabaixoAquecimento e prevenção de lesõesContrabaixoMusica - Instrução e estudoMúsica - ExecuçãoPrática interpretativa (Música)Warming up practice at music performanceWarm-up exercises for double bassDeliberate practice and warm-up for double bassWarm-up and injury preventionEsta dissertação trata do assunto prática de aquecimento no âmbito da performance musical e, mais especificamente, de como esse tema se relaciona com aspectos da performance ao contrabaixo. Observa-se que o termo “aquecimento” é amplamente utilizado em meio à diversidade de contextos e acepções. A partir dessa constatação, objetiva-se elucidar a gama de entendimentos que performers e pesquisadores têm a respeito da prática de aquecimento ao instrumento e investigar sua aplicação, tanto a aspectos diretamente associados à rotina de estudo e de preparação para a performance como ao desenvolvimento de ferramentas para o ensino do contrabaixo. Inicialmente, no primeiro capítulo, observam-se as ocorrências de emprego do termo “aquecimento”, quando associado à área de performance musical, em busca de entendimento de suas conotações. O material encontrado acerca do assunto foi organizado de acordo com três enfoques: prevenção de lesões, prática deliberada e ansiedade de performance. No segundo capítulo, apresenta-se repertório voltado para a prática de aquecimento ao contrabaixo, comentados sob a luz de conceitos abordados no capítulo anterior. Conclui-se que esse repertório de exercícios de aquecimento está relacionado principalmente a estratégias de estudo em busca de resultados qualitativos satisfatórios. A confluência de informações advindas desta pesquisa com a vivência da autora como performer e docente de contrabaixo resultou no terceiro capítulo, uma proposta de oficina coletiva de aquecimento.This research is about the warming up practice as a subject in the music performance domain, and, more specifically, how this theme relates to aspects of the performance on the double bass. We observe that the term “warm-up” is widely used in a diversity of contexts and meanings. Based on this, this research aims to elucidate the range of understandings that performers and researchers have regarding the practice of warming up at the instrument and to investigate its application, both in aspects directly associated with the practice routine and preparation for performance as in the development of tools for teaching double bass. Initially, in the first chapter, we observe the occurrences of the use of the term warming up, when associated with the music performance domain, in a search of understanding its connotations. Injury prevention, performance anxiety and deliberate practice were the three approaches found on the subject. In the second chapter, a repertoire focused on the practice of warming up to the double bass is presented and commented in the light of the concepts covered in the previous chapter. We conclude that the repertoire of warm-up exercises is related to practice strategies in search of satisfactory qualitative results. The confluence of information from this research with the author's experience as a performer and double bass teacher resulted in the third chapter, a proposal for a group warm-up workshop.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kubala, Ricardo Lobo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP]2020-11-18T19:58:57Z2020-11-18T19:58:57Z2020-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19435633004013066P363834605264469420000-0001-6618-6328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:31:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194356Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-16T06:31:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
Warm-up procedures in musical performance and their applications to the double bass
title Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
spellingShingle Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP]
Prática de aquecimento na performance musical
Exercícios de aquecimento para contrabaixo
Prática deliberada e aquecimento para contrabaixo
Aquecimento e prevenção de lesões
Contrabaixo
Musica - Instrução e estudo
Música - Execução
Prática interpretativa (Música)
Warming up practice at music performance
Warm-up exercises for double bass
Deliberate practice and warm-up for double bass
Warm-up and injury prevention
title_short Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
title_full Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
title_fullStr Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
title_full_unstemmed Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
title_sort Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
author Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP]
author_facet Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubala, Ricardo Lobo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de aquecimento na performance musical
Exercícios de aquecimento para contrabaixo
Prática deliberada e aquecimento para contrabaixo
Aquecimento e prevenção de lesões
Contrabaixo
Musica - Instrução e estudo
Música - Execução
Prática interpretativa (Música)
Warming up practice at music performance
Warm-up exercises for double bass
Deliberate practice and warm-up for double bass
Warm-up and injury prevention
topic Prática de aquecimento na performance musical
Exercícios de aquecimento para contrabaixo
Prática deliberada e aquecimento para contrabaixo
Aquecimento e prevenção de lesões
Contrabaixo
Musica - Instrução e estudo
Música - Execução
Prática interpretativa (Música)
Warming up practice at music performance
Warm-up exercises for double bass
Deliberate practice and warm-up for double bass
Warm-up and injury prevention
description Esta dissertação trata do assunto prática de aquecimento no âmbito da performance musical e, mais especificamente, de como esse tema se relaciona com aspectos da performance ao contrabaixo. Observa-se que o termo “aquecimento” é amplamente utilizado em meio à diversidade de contextos e acepções. A partir dessa constatação, objetiva-se elucidar a gama de entendimentos que performers e pesquisadores têm a respeito da prática de aquecimento ao instrumento e investigar sua aplicação, tanto a aspectos diretamente associados à rotina de estudo e de preparação para a performance como ao desenvolvimento de ferramentas para o ensino do contrabaixo. Inicialmente, no primeiro capítulo, observam-se as ocorrências de emprego do termo “aquecimento”, quando associado à área de performance musical, em busca de entendimento de suas conotações. O material encontrado acerca do assunto foi organizado de acordo com três enfoques: prevenção de lesões, prática deliberada e ansiedade de performance. No segundo capítulo, apresenta-se repertório voltado para a prática de aquecimento ao contrabaixo, comentados sob a luz de conceitos abordados no capítulo anterior. Conclui-se que esse repertório de exercícios de aquecimento está relacionado principalmente a estratégias de estudo em busca de resultados qualitativos satisfatórios. A confluência de informações advindas desta pesquisa com a vivência da autora como performer e docente de contrabaixo resultou no terceiro capítulo, uma proposta de oficina coletiva de aquecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-18T19:58:57Z
2020-11-18T19:58:57Z
2020-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194356
33004013066P3
6383460526446942
0000-0001-6618-6328
url http://hdl.handle.net/11449/194356
identifier_str_mv 33004013066P3
6383460526446942
0000-0001-6618-6328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965638824820736