Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194356 |
Resumo: | Esta dissertação trata do assunto prática de aquecimento no âmbito da performance musical e, mais especificamente, de como esse tema se relaciona com aspectos da performance ao contrabaixo. Observa-se que o termo “aquecimento” é amplamente utilizado em meio à diversidade de contextos e acepções. A partir dessa constatação, objetiva-se elucidar a gama de entendimentos que performers e pesquisadores têm a respeito da prática de aquecimento ao instrumento e investigar sua aplicação, tanto a aspectos diretamente associados à rotina de estudo e de preparação para a performance como ao desenvolvimento de ferramentas para o ensino do contrabaixo. Inicialmente, no primeiro capítulo, observam-se as ocorrências de emprego do termo “aquecimento”, quando associado à área de performance musical, em busca de entendimento de suas conotações. O material encontrado acerca do assunto foi organizado de acordo com três enfoques: prevenção de lesões, prática deliberada e ansiedade de performance. No segundo capítulo, apresenta-se repertório voltado para a prática de aquecimento ao contrabaixo, comentados sob a luz de conceitos abordados no capítulo anterior. Conclui-se que esse repertório de exercícios de aquecimento está relacionado principalmente a estratégias de estudo em busca de resultados qualitativos satisfatórios. A confluência de informações advindas desta pesquisa com a vivência da autora como performer e docente de contrabaixo resultou no terceiro capítulo, uma proposta de oficina coletiva de aquecimento. |
id |
UNSP_6687bf12cafe96af43c95edd435e2d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/194356 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixoWarm-up procedures in musical performance and their applications to the double bassPrática de aquecimento na performance musicalExercícios de aquecimento para contrabaixoPrática deliberada e aquecimento para contrabaixoAquecimento e prevenção de lesõesContrabaixoMusica - Instrução e estudoMúsica - ExecuçãoPrática interpretativa (Música)Warming up practice at music performanceWarm-up exercises for double bassDeliberate practice and warm-up for double bassWarm-up and injury preventionEsta dissertação trata do assunto prática de aquecimento no âmbito da performance musical e, mais especificamente, de como esse tema se relaciona com aspectos da performance ao contrabaixo. Observa-se que o termo “aquecimento” é amplamente utilizado em meio à diversidade de contextos e acepções. A partir dessa constatação, objetiva-se elucidar a gama de entendimentos que performers e pesquisadores têm a respeito da prática de aquecimento ao instrumento e investigar sua aplicação, tanto a aspectos diretamente associados à rotina de estudo e de preparação para a performance como ao desenvolvimento de ferramentas para o ensino do contrabaixo. Inicialmente, no primeiro capítulo, observam-se as ocorrências de emprego do termo “aquecimento”, quando associado à área de performance musical, em busca de entendimento de suas conotações. O material encontrado acerca do assunto foi organizado de acordo com três enfoques: prevenção de lesões, prática deliberada e ansiedade de performance. No segundo capítulo, apresenta-se repertório voltado para a prática de aquecimento ao contrabaixo, comentados sob a luz de conceitos abordados no capítulo anterior. Conclui-se que esse repertório de exercícios de aquecimento está relacionado principalmente a estratégias de estudo em busca de resultados qualitativos satisfatórios. A confluência de informações advindas desta pesquisa com a vivência da autora como performer e docente de contrabaixo resultou no terceiro capítulo, uma proposta de oficina coletiva de aquecimento.This research is about the warming up practice as a subject in the music performance domain, and, more specifically, how this theme relates to aspects of the performance on the double bass. We observe that the term “warm-up” is widely used in a diversity of contexts and meanings. Based on this, this research aims to elucidate the range of understandings that performers and researchers have regarding the practice of warming up at the instrument and to investigate its application, both in aspects directly associated with the practice routine and preparation for performance as in the development of tools for teaching double bass. Initially, in the first chapter, we observe the occurrences of the use of the term warming up, when associated with the music performance domain, in a search of understanding its connotations. Injury prevention, performance anxiety and deliberate practice were the three approaches found on the subject. In the second chapter, a repertoire focused on the practice of warming up to the double bass is presented and commented in the light of the concepts covered in the previous chapter. We conclude that the repertoire of warm-up exercises is related to practice strategies in search of satisfactory qualitative results. The confluence of information from this research with the author's experience as a performer and double bass teacher resulted in the third chapter, a proposal for a group warm-up workshop.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kubala, Ricardo Lobo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP]2020-11-18T19:58:57Z2020-11-18T19:58:57Z2020-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19435633004013066P363834605264469420000-0001-6618-6328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:31:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194356Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:09:51.841153Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo Warm-up procedures in musical performance and their applications to the double bass |
title |
Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo |
spellingShingle |
Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP] Prática de aquecimento na performance musical Exercícios de aquecimento para contrabaixo Prática deliberada e aquecimento para contrabaixo Aquecimento e prevenção de lesões Contrabaixo Musica - Instrução e estudo Música - Execução Prática interpretativa (Música) Warming up practice at music performance Warm-up exercises for double bass Deliberate practice and warm-up for double bass Warm-up and injury prevention |
title_short |
Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo |
title_full |
Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo |
title_fullStr |
Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo |
title_full_unstemmed |
Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo |
title_sort |
Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo |
author |
Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP] |
author_facet |
Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kubala, Ricardo Lobo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Taís Maria de Moura [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de aquecimento na performance musical Exercícios de aquecimento para contrabaixo Prática deliberada e aquecimento para contrabaixo Aquecimento e prevenção de lesões Contrabaixo Musica - Instrução e estudo Música - Execução Prática interpretativa (Música) Warming up practice at music performance Warm-up exercises for double bass Deliberate practice and warm-up for double bass Warm-up and injury prevention |
topic |
Prática de aquecimento na performance musical Exercícios de aquecimento para contrabaixo Prática deliberada e aquecimento para contrabaixo Aquecimento e prevenção de lesões Contrabaixo Musica - Instrução e estudo Música - Execução Prática interpretativa (Música) Warming up practice at music performance Warm-up exercises for double bass Deliberate practice and warm-up for double bass Warm-up and injury prevention |
description |
Esta dissertação trata do assunto prática de aquecimento no âmbito da performance musical e, mais especificamente, de como esse tema se relaciona com aspectos da performance ao contrabaixo. Observa-se que o termo “aquecimento” é amplamente utilizado em meio à diversidade de contextos e acepções. A partir dessa constatação, objetiva-se elucidar a gama de entendimentos que performers e pesquisadores têm a respeito da prática de aquecimento ao instrumento e investigar sua aplicação, tanto a aspectos diretamente associados à rotina de estudo e de preparação para a performance como ao desenvolvimento de ferramentas para o ensino do contrabaixo. Inicialmente, no primeiro capítulo, observam-se as ocorrências de emprego do termo “aquecimento”, quando associado à área de performance musical, em busca de entendimento de suas conotações. O material encontrado acerca do assunto foi organizado de acordo com três enfoques: prevenção de lesões, prática deliberada e ansiedade de performance. No segundo capítulo, apresenta-se repertório voltado para a prática de aquecimento ao contrabaixo, comentados sob a luz de conceitos abordados no capítulo anterior. Conclui-se que esse repertório de exercícios de aquecimento está relacionado principalmente a estratégias de estudo em busca de resultados qualitativos satisfatórios. A confluência de informações advindas desta pesquisa com a vivência da autora como performer e docente de contrabaixo resultou no terceiro capítulo, uma proposta de oficina coletiva de aquecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-18T19:58:57Z 2020-11-18T19:58:57Z 2020-09-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/194356 33004013066P3 6383460526446942 0000-0001-6618-6328 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/194356 |
identifier_str_mv |
33004013066P3 6383460526446942 0000-0001-6618-6328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129496210997248 |