A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Socha, Rosana Ramos [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92305
Resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve por objetivo investigar as interações verbais entre professor e alunos, nas aulas de Física. A partir do objeto de estudo, buscamos evidências de como essas interações podem contribuir para a construção do conhecimento científico dos alunos, e apresentar elementos que visem à percepção, pelo professor, das interações que vivencia em sala de aula e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Partimos das teorias de Vygotsky (1989; 2007), que tratam da linguagem e da formação do pensamento, convergindo com os estudos de Bakhtin (1992; 2004) que tratam da interação verbal como uma interação social entre os indivíduos. Também, nos baseamos nos trabalhos de Mortimer e seus colaboradores (1997, 2002, 2007 e 2010) que discutem temas ligados à interação verbal em aulas de ciências e as metodologias para análise dessas interações. Com relação ao trabalho docente nos fundamentamos em Tardif (2002) e Roldão (2007). Além disso, discutimos as competências, saberes e práticas, baseados nos trabalhos de Pimenta (1999, 2002), Shulmann (1986) e Perrenoud (1999). Para tratar o Ensino de Física buscamos as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (Física, 2008) e alguns estudiosos da área (ROBILOTTA; BABICHAK, 1997; NARDI, 1998; MENEZES, 2008). Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir de observações e gravações em áudio das aulas de Física de um professor com uma turma do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola localizada em uma cidade do interior de São Paulo...
id UNSP_66a161c7ece7a4328a14711197db9852
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92305
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científicoEducaçãoFísica - Estudo e ensinoConstrução de conhecimentosInteração verbalVerbal interactionTeaching of physicsBuilding KnowledgeO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve por objetivo investigar as interações verbais entre professor e alunos, nas aulas de Física. A partir do objeto de estudo, buscamos evidências de como essas interações podem contribuir para a construção do conhecimento científico dos alunos, e apresentar elementos que visem à percepção, pelo professor, das interações que vivencia em sala de aula e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Partimos das teorias de Vygotsky (1989; 2007), que tratam da linguagem e da formação do pensamento, convergindo com os estudos de Bakhtin (1992; 2004) que tratam da interação verbal como uma interação social entre os indivíduos. Também, nos baseamos nos trabalhos de Mortimer e seus colaboradores (1997, 2002, 2007 e 2010) que discutem temas ligados à interação verbal em aulas de ciências e as metodologias para análise dessas interações. Com relação ao trabalho docente nos fundamentamos em Tardif (2002) e Roldão (2007). Além disso, discutimos as competências, saberes e práticas, baseados nos trabalhos de Pimenta (1999, 2002), Shulmann (1986) e Perrenoud (1999). Para tratar o Ensino de Física buscamos as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (Física, 2008) e alguns estudiosos da área (ROBILOTTA; BABICHAK, 1997; NARDI, 1998; MENEZES, 2008). Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir de observações e gravações em áudio das aulas de Física de um professor com uma turma do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola localizada em uma cidade do interior de São Paulo...This study, linked to the research line Educational Practices and Teacher Education from the Postgraduate Education Program, aims to investigate the verbal interactions between teacher and students in physics classes. From the object of study, we sought evidences of how these interactions may contribute to the construction of scientific knowledge of students and to introduce elements that aim to perception, by the teacher, his classroom experience and its relevance in the teaching and student learning. We started from the theories of Vygotsky (1989, 2007), dealing with language and thought formation, converging with the studies of Bakhtin (1992, 2004) dealing with the verbal interaction as a social interaction between individuals. We were based on the work of Mortimer and his collaborators (1997, 2002, 2007 and 2010) who discuss topics related to verbal interaction in science classes and methodologies for analysis of these interactions. With regard to the docent work in Tardif (2002) and Roldão (2007). Moreover, we discussed the skills, knowledge and practices, based on the work of Pimenta(1999, 2002), Shulmann (1986) and Perrenoud (1999). To treat the Physics teaching we sought the Curriculum Guidance for Secondary School (2006), the Curriculum Proposal of the State of São Paulo (Physics, 2008) and some studious (ROBILOTTA; BABICHAK, 1997; NARDI, 1998; MENEZES, 2008). We chose a research of qualitative approach, in which the data was gotten from observations and audio recordings of physics classes of a teacher with the second year of secondary school group, in a school located in a countryside city of São Paulo ... (Complete abstract click electronic accesss below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Socha, Rosana Ramos [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2011-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f. : il.application/pdfSOCHA, Rosana Ramos. A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico. 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92305000645622socha_rr_me_prud.pdf33004129044P620937659798509810000-0001-6584-3656Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92305Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:34:04.110312Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico
title A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico
spellingShingle A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico
Socha, Rosana Ramos [UNESP]
Educação
Física - Estudo e ensino
Construção de conhecimentos
Interação verbal
Verbal interaction
Teaching of physics
Building Knowledge
title_short A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico
title_full A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico
title_fullStr A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico
title_full_unstemmed A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico
title_sort A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico
author Socha, Rosana Ramos [UNESP]
author_facet Socha, Rosana Ramos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Socha, Rosana Ramos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Física - Estudo e ensino
Construção de conhecimentos
Interação verbal
Verbal interaction
Teaching of physics
Building Knowledge
topic Educação
Física - Estudo e ensino
Construção de conhecimentos
Interação verbal
Verbal interaction
Teaching of physics
Building Knowledge
description O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve por objetivo investigar as interações verbais entre professor e alunos, nas aulas de Física. A partir do objeto de estudo, buscamos evidências de como essas interações podem contribuir para a construção do conhecimento científico dos alunos, e apresentar elementos que visem à percepção, pelo professor, das interações que vivencia em sala de aula e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Partimos das teorias de Vygotsky (1989; 2007), que tratam da linguagem e da formação do pensamento, convergindo com os estudos de Bakhtin (1992; 2004) que tratam da interação verbal como uma interação social entre os indivíduos. Também, nos baseamos nos trabalhos de Mortimer e seus colaboradores (1997, 2002, 2007 e 2010) que discutem temas ligados à interação verbal em aulas de ciências e as metodologias para análise dessas interações. Com relação ao trabalho docente nos fundamentamos em Tardif (2002) e Roldão (2007). Além disso, discutimos as competências, saberes e práticas, baseados nos trabalhos de Pimenta (1999, 2002), Shulmann (1986) e Perrenoud (1999). Para tratar o Ensino de Física buscamos as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (Física, 2008) e alguns estudiosos da área (ROBILOTTA; BABICHAK, 1997; NARDI, 1998; MENEZES, 2008). Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir de observações e gravações em áudio das aulas de Física de um professor com uma turma do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola localizada em uma cidade do interior de São Paulo...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-30
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOCHA, Rosana Ramos. A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico. 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92305
000645622
socha_rr_me_prud.pdf
33004129044P6
2093765979850981
0000-0001-6584-3656
identifier_str_mv SOCHA, Rosana Ramos. A dinâmica das interações em sala de aula e a construção do conhecimento científico. 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000645622
socha_rr_me_prud.pdf
33004129044P6
2093765979850981
0000-0001-6584-3656
url http://hdl.handle.net/11449/92305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129087094390784