Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102272 |
Resumo: | Ações de prevenção de acidentes humanos podem ser inseridas na formação do fonoaudiólogo para preparar o profissional quanto ao aspecto preventivo. Este trabalho verifica a possibilidade de inserção de ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de Fonoaudiologia, de forma complementar e/ou articulada aos procedimentos de ensino, e investiga as opiniões dos discentes e docentes sobre as ações realizadas. Participaram 70 estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do estado de São Paulo, de duas turmas distintas e seqüenciais, sendo 31 alunos do segundo ano e 39 estagiários do terceiro ano, e duas docentes do curso, uma que ministra duas disciplinas e outra que supervisiona um estágio. Na Disciplina 1 foram realizados trabalho em grupo, relato de vivência e palestra em sala de aula sobre prevenção de acidentes, assim como entrevista, observação e filmagem nas residências de crianças da comunidade. Na Disciplina 2 foram propostos grupos educadores que conduziram ações de prevenção de acidentes com graduandos em sala de aula e com crianças em escola pública de educação infantil. No Estágio foi realizado diário individual para discussão e acompanhamento das ações de prevenção de acidentes realizadas nas unidades básicas de saúde e de educação infantil. Na Disciplina 1 os graduandos referiram que a inserção das ações foi importante (n=12) e relacionada com a disciplina (n=9), mas prejudicou a carga horária (n=8). Na Disciplina 2 houve união entre os integrantes dos grupos (n=8) e participação das crianças nas atividades propostas (n=12), porém, houve dificuldade na confecção de materiais (n=13) e reação negativa quanto às atividades de avaliação (n=10). No Estágio, o uso do diário possibilitou compartilhar idéias (n=18) e refletir... |
id |
UNSP_6748d7a5d090924670bd82e0f9e44029 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102272 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentesFonoaudiologia - Estudo e ensinoFonoaudiologia - EstágiosPrevenção de acidentesEstagiários (Fonoaudiologia)Acidentes humanosSpeech language and hearing sciencesEducation higherAccidente preventionAções de prevenção de acidentes humanos podem ser inseridas na formação do fonoaudiólogo para preparar o profissional quanto ao aspecto preventivo. Este trabalho verifica a possibilidade de inserção de ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de Fonoaudiologia, de forma complementar e/ou articulada aos procedimentos de ensino, e investiga as opiniões dos discentes e docentes sobre as ações realizadas. Participaram 70 estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do estado de São Paulo, de duas turmas distintas e seqüenciais, sendo 31 alunos do segundo ano e 39 estagiários do terceiro ano, e duas docentes do curso, uma que ministra duas disciplinas e outra que supervisiona um estágio. Na Disciplina 1 foram realizados trabalho em grupo, relato de vivência e palestra em sala de aula sobre prevenção de acidentes, assim como entrevista, observação e filmagem nas residências de crianças da comunidade. Na Disciplina 2 foram propostos grupos educadores que conduziram ações de prevenção de acidentes com graduandos em sala de aula e com crianças em escola pública de educação infantil. No Estágio foi realizado diário individual para discussão e acompanhamento das ações de prevenção de acidentes realizadas nas unidades básicas de saúde e de educação infantil. Na Disciplina 1 os graduandos referiram que a inserção das ações foi importante (n=12) e relacionada com a disciplina (n=9), mas prejudicou a carga horária (n=8). Na Disciplina 2 houve união entre os integrantes dos grupos (n=8) e participação das crianças nas atividades propostas (n=12), porém, houve dificuldade na confecção de materiais (n=13) e reação negativa quanto às atividades de avaliação (n=10). No Estágio, o uso do diário possibilitou compartilhar idéias (n=18) e refletir...Human accident prevention actions may be inserted in the speech therapy professionals regarding the preventive aspects. This paper aims to verify the possibility of insertion of actions involving the theme of human accidents prevention insertion in disciplines and Speech therapy internship, in a complimentary and/or articulated way to teaching procedures, and investigates the opinions of teachers and students about the accomplished actions. 70 students of Speech Therapy from Public University of São Paulo State took part in it, from two different and sequential classes, which included 31 sophomores and 39 junior interns, and two professors, one that teaches in two disciplines and another one that supervises internship. Group work in discipline 01 took place, reports and lectures in the classroom about accident prevention, as well as interview, observation and community children’s residences shooting took place. In discipline 2, educational groups were proposed, which would lead accident prevention with undergraduate students in class and with kindergarten kids in public schools. In the internship, an individual journal for discussion and for following accident prevention actions accomplished in Health Basic Units and Children Education. In discipline 1, the undergraduate students referred that the insertion of the actions was important (n=12) and relating with the discipline (n=9), but it harmed the hours (n=8). In Discipline 2 there was union among the group members (n=8) and the kids participation in the activities proposed (n=12), however, there was difficulty in the material confection (n=13) and negative reaction regarding the evaluation activities (n=10). In the internship, daily use allowed to share ideas (n=18) and reflect about doubts that arose (n=16), however, showed prejudice regarding strategy use (n=8) and lack... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]2014-06-11T19:31:46Z2014-06-11T19:31:46Z2010-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis175 f. : il.application/pdfNASCIMENTO, Edinalva Neves. Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes. 2010. 175 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102272000617553nascimento_en_dr_mar.pdf33004110040P583439444339952370000-0003-0330-132XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes |
title |
Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes |
spellingShingle |
Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes Nascimento, Edinalva Neves [UNESP] Fonoaudiologia - Estudo e ensino Fonoaudiologia - Estágios Prevenção de acidentes Estagiários (Fonoaudiologia) Acidentes humanos Speech language and hearing sciences Education higher Accidente prevention |
title_short |
Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes |
title_full |
Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes |
title_fullStr |
Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes |
title_full_unstemmed |
Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes |
title_sort |
Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes |
author |
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP] |
author_facet |
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia - Estudo e ensino Fonoaudiologia - Estágios Prevenção de acidentes Estagiários (Fonoaudiologia) Acidentes humanos Speech language and hearing sciences Education higher Accidente prevention |
topic |
Fonoaudiologia - Estudo e ensino Fonoaudiologia - Estágios Prevenção de acidentes Estagiários (Fonoaudiologia) Acidentes humanos Speech language and hearing sciences Education higher Accidente prevention |
description |
Ações de prevenção de acidentes humanos podem ser inseridas na formação do fonoaudiólogo para preparar o profissional quanto ao aspecto preventivo. Este trabalho verifica a possibilidade de inserção de ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de Fonoaudiologia, de forma complementar e/ou articulada aos procedimentos de ensino, e investiga as opiniões dos discentes e docentes sobre as ações realizadas. Participaram 70 estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do estado de São Paulo, de duas turmas distintas e seqüenciais, sendo 31 alunos do segundo ano e 39 estagiários do terceiro ano, e duas docentes do curso, uma que ministra duas disciplinas e outra que supervisiona um estágio. Na Disciplina 1 foram realizados trabalho em grupo, relato de vivência e palestra em sala de aula sobre prevenção de acidentes, assim como entrevista, observação e filmagem nas residências de crianças da comunidade. Na Disciplina 2 foram propostos grupos educadores que conduziram ações de prevenção de acidentes com graduandos em sala de aula e com crianças em escola pública de educação infantil. No Estágio foi realizado diário individual para discussão e acompanhamento das ações de prevenção de acidentes realizadas nas unidades básicas de saúde e de educação infantil. Na Disciplina 1 os graduandos referiram que a inserção das ações foi importante (n=12) e relacionada com a disciplina (n=9), mas prejudicou a carga horária (n=8). Na Disciplina 2 houve união entre os integrantes dos grupos (n=8) e participação das crianças nas atividades propostas (n=12), porém, houve dificuldade na confecção de materiais (n=13) e reação negativa quanto às atividades de avaliação (n=10). No Estágio, o uso do diário possibilitou compartilhar idéias (n=18) e refletir... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-24 2014-06-11T19:31:46Z 2014-06-11T19:31:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Edinalva Neves. Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes. 2010. 175 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. http://hdl.handle.net/11449/102272 000617553 nascimento_en_dr_mar.pdf 33004110040P5 8343944433995237 0000-0003-0330-132X |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Edinalva Neves. Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes. 2010. 175 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. 000617553 nascimento_en_dr_mar.pdf 33004110040P5 8343944433995237 0000-0003-0330-132X |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
175 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128170584440832 |