Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102272
Resumo: Ações de prevenção de acidentes humanos podem ser inseridas na formação do fonoaudiólogo para preparar o profissional quanto ao aspecto preventivo. Este trabalho verifica a possibilidade de inserção de ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de Fonoaudiologia, de forma complementar e/ou articulada aos procedimentos de ensino, e investiga as opiniões dos discentes e docentes sobre as ações realizadas. Participaram 70 estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do estado de São Paulo, de duas turmas distintas e seqüenciais, sendo 31 alunos do segundo ano e 39 estagiários do terceiro ano, e duas docentes do curso, uma que ministra duas disciplinas e outra que supervisiona um estágio. Na Disciplina 1 foram realizados trabalho em grupo, relato de vivência e palestra em sala de aula sobre prevenção de acidentes, assim como entrevista, observação e filmagem nas residências de crianças da comunidade. Na Disciplina 2 foram propostos grupos educadores que conduziram ações de prevenção de acidentes com graduandos em sala de aula e com crianças em escola pública de educação infantil. No Estágio foi realizado diário individual para discussão e acompanhamento das ações de prevenção de acidentes realizadas nas unidades básicas de saúde e de educação infantil. Na Disciplina 1 os graduandos referiram que a inserção das ações foi importante (n=12) e relacionada com a disciplina (n=9), mas prejudicou a carga horária (n=8). Na Disciplina 2 houve união entre os integrantes dos grupos (n=8) e participação das crianças nas atividades propostas (n=12), porém, houve dificuldade na confecção de materiais (n=13) e reação negativa quanto às atividades de avaliação (n=10). No Estágio, o uso do diário possibilitou compartilhar idéias (n=18) e refletir...
id UNSP_6748d7a5d090924670bd82e0f9e44029
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102272
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentesFonoaudiologia - Estudo e ensinoFonoaudiologia - EstágiosPrevenção de acidentesEstagiários (Fonoaudiologia)Acidentes humanosSpeech language and hearing sciencesEducation higherAccidente preventionAções de prevenção de acidentes humanos podem ser inseridas na formação do fonoaudiólogo para preparar o profissional quanto ao aspecto preventivo. Este trabalho verifica a possibilidade de inserção de ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de Fonoaudiologia, de forma complementar e/ou articulada aos procedimentos de ensino, e investiga as opiniões dos discentes e docentes sobre as ações realizadas. Participaram 70 estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do estado de São Paulo, de duas turmas distintas e seqüenciais, sendo 31 alunos do segundo ano e 39 estagiários do terceiro ano, e duas docentes do curso, uma que ministra duas disciplinas e outra que supervisiona um estágio. Na Disciplina 1 foram realizados trabalho em grupo, relato de vivência e palestra em sala de aula sobre prevenção de acidentes, assim como entrevista, observação e filmagem nas residências de crianças da comunidade. Na Disciplina 2 foram propostos grupos educadores que conduziram ações de prevenção de acidentes com graduandos em sala de aula e com crianças em escola pública de educação infantil. No Estágio foi realizado diário individual para discussão e acompanhamento das ações de prevenção de acidentes realizadas nas unidades básicas de saúde e de educação infantil. Na Disciplina 1 os graduandos referiram que a inserção das ações foi importante (n=12) e relacionada com a disciplina (n=9), mas prejudicou a carga horária (n=8). Na Disciplina 2 houve união entre os integrantes dos grupos (n=8) e participação das crianças nas atividades propostas (n=12), porém, houve dificuldade na confecção de materiais (n=13) e reação negativa quanto às atividades de avaliação (n=10). No Estágio, o uso do diário possibilitou compartilhar idéias (n=18) e refletir...Human accident prevention actions may be inserted in the speech therapy professionals regarding the preventive aspects. This paper aims to verify the possibility of insertion of actions involving the theme of human accidents prevention insertion in disciplines and Speech therapy internship, in a complimentary and/or articulated way to teaching procedures, and investigates the opinions of teachers and students about the accomplished actions. 70 students of Speech Therapy from Public University of São Paulo State took part in it, from two different and sequential classes, which included 31 sophomores and 39 junior interns, and two professors, one that teaches in two disciplines and another one that supervises internship. Group work in discipline 01 took place, reports and lectures in the classroom about accident prevention, as well as interview, observation and community children’s residences shooting took place. In discipline 2, educational groups were proposed, which would lead accident prevention with undergraduate students in class and with kindergarten kids in public schools. In the internship, an individual journal for discussion and for following accident prevention actions accomplished in Health Basic Units and Children Education. In discipline 1, the undergraduate students referred that the insertion of the actions was important (n=12) and relating with the discipline (n=9), but it harmed the hours (n=8). In Discipline 2 there was union among the group members (n=8) and the kids participation in the activities proposed (n=12), however, there was difficulty in the material confection (n=13) and negative reaction regarding the evaluation activities (n=10). In the internship, daily use allowed to share ideas (n=18) and reflect about doubts that arose (n=16), however, showed prejudice regarding strategy use (n=8) and lack... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]2014-06-11T19:31:46Z2014-06-11T19:31:46Z2010-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis175 f. : il.application/pdfNASCIMENTO, Edinalva Neves. Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes. 2010. 175 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102272000617553nascimento_en_dr_mar.pdf33004110040P583439444339952370000-0003-0330-132XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes
title Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes
spellingShingle Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
Fonoaudiologia - Estudo e ensino
Fonoaudiologia - Estágios
Prevenção de acidentes
Estagiários (Fonoaudiologia)
Acidentes humanos
Speech language and hearing sciences
Education higher
Accidente prevention
title_short Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes
title_full Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes
title_fullStr Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes
title_full_unstemmed Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes
title_sort Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes
author Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
author_facet Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia - Estudo e ensino
Fonoaudiologia - Estágios
Prevenção de acidentes
Estagiários (Fonoaudiologia)
Acidentes humanos
Speech language and hearing sciences
Education higher
Accidente prevention
topic Fonoaudiologia - Estudo e ensino
Fonoaudiologia - Estágios
Prevenção de acidentes
Estagiários (Fonoaudiologia)
Acidentes humanos
Speech language and hearing sciences
Education higher
Accidente prevention
description Ações de prevenção de acidentes humanos podem ser inseridas na formação do fonoaudiólogo para preparar o profissional quanto ao aspecto preventivo. Este trabalho verifica a possibilidade de inserção de ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de Fonoaudiologia, de forma complementar e/ou articulada aos procedimentos de ensino, e investiga as opiniões dos discentes e docentes sobre as ações realizadas. Participaram 70 estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do estado de São Paulo, de duas turmas distintas e seqüenciais, sendo 31 alunos do segundo ano e 39 estagiários do terceiro ano, e duas docentes do curso, uma que ministra duas disciplinas e outra que supervisiona um estágio. Na Disciplina 1 foram realizados trabalho em grupo, relato de vivência e palestra em sala de aula sobre prevenção de acidentes, assim como entrevista, observação e filmagem nas residências de crianças da comunidade. Na Disciplina 2 foram propostos grupos educadores que conduziram ações de prevenção de acidentes com graduandos em sala de aula e com crianças em escola pública de educação infantil. No Estágio foi realizado diário individual para discussão e acompanhamento das ações de prevenção de acidentes realizadas nas unidades básicas de saúde e de educação infantil. Na Disciplina 1 os graduandos referiram que a inserção das ações foi importante (n=12) e relacionada com a disciplina (n=9), mas prejudicou a carga horária (n=8). Na Disciplina 2 houve união entre os integrantes dos grupos (n=8) e participação das crianças nas atividades propostas (n=12), porém, houve dificuldade na confecção de materiais (n=13) e reação negativa quanto às atividades de avaliação (n=10). No Estágio, o uso do diário possibilitou compartilhar idéias (n=18) e refletir...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-24
2014-06-11T19:31:46Z
2014-06-11T19:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Edinalva Neves. Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes. 2010. 175 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/102272
000617553
nascimento_en_dr_mar.pdf
33004110040P5
8343944433995237
0000-0003-0330-132X
identifier_str_mv NASCIMENTO, Edinalva Neves. Ações de prevenção de acidentes humanos em disciplinas e estágio de curso de fonoaudiologia: opiniões de discentes e docentes. 2010. 175 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000617553
nascimento_en_dr_mar.pdf
33004110040P5
8343944433995237
0000-0003-0330-132X
url http://hdl.handle.net/11449/102272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128170584440832