Projeto de extensão universitária: teoria histórico-cultural respaldando a inclusão de crianças deficientes ou com dificuldades de aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP], Nascimento, Ariana Aparecida [UNESP], Félix, Tatiane da Silva Pires [UNESP], Bezerra, Janaina [UNESP], Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141782
Resumo: Este artigo dispõe-se a discutir a atividade do brincar como possibilidade educativa essencial para a inclusão e interação de crianças deficientes e crianças com dificuldades de aprendizagem. É realizado pelos membros do GEIPEE (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial), junto ao LAR (Laboratório de Atividades Ludo-recreativas) da FCT/UNESP-Presidente Prudente. O referencial teórico-filosófico que apoiamos para discutir o processo de desenvolvimento dos sujeitos aporta-se na Teoria histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica tendo como base o método materialista histórico dialético. Os sujeitos participantes do Projeto são crianças na faixa etária de 05 a 11 anos e que frequentam escolas públicas da cidade de Presidente Prudente/SP as quais, semanalmente, participam de um Programa de Intervenção Psicomotora (PIP) nas dependências do LAR. Também os pais das crianças, assim como seus professores, também participam de forma indireta do trabalho. Nesse sentido, ao proporcionar condições diferenciadas a partir de atividades ludo-educativas e inclusivas, para que todos os sujeitos participantes, principalmente as crianças, encontrem condições de desenvolvimento na busca de superação de suas dificuldades, sejam elas sociais e/ou escolares, inatas ou adquiridas, no sentido de avançarem no seu processo de desenvolvimento pela via do trabalho educativo humanizador.
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