Projeto de extensão universitária: teoria histórico-cultural respaldando a inclusão de crianças deficientes ou com dificuldades de aprendizagem escolar
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141782 |
Resumo: | Este artigo dispõe-se a discutir a atividade do brincar como possibilidade educativa essencial para a inclusão e interação de crianças deficientes e crianças com dificuldades de aprendizagem. É realizado pelos membros do GEIPEE (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial), junto ao LAR (Laboratório de Atividades Ludo-recreativas) da FCT/UNESP-Presidente Prudente. O referencial teórico-filosófico que apoiamos para discutir o processo de desenvolvimento dos sujeitos aporta-se na Teoria histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica tendo como base o método materialista histórico dialético. Os sujeitos participantes do Projeto são crianças na faixa etária de 05 a 11 anos e que frequentam escolas públicas da cidade de Presidente Prudente/SP as quais, semanalmente, participam de um Programa de Intervenção Psicomotora (PIP) nas dependências do LAR. Também os pais das crianças, assim como seus professores, também participam de forma indireta do trabalho. Nesse sentido, ao proporcionar condições diferenciadas a partir de atividades ludo-educativas e inclusivas, para que todos os sujeitos participantes, principalmente as crianças, encontrem condições de desenvolvimento na busca de superação de suas dificuldades, sejam elas sociais e/ou escolares, inatas ou adquiridas, no sentido de avançarem no seu processo de desenvolvimento pela via do trabalho educativo humanizador. |
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Projeto de extensão universitária: teoria histórico-cultural respaldando a inclusão de crianças deficientes ou com dificuldades de aprendizagem escolarInclusão social e educacional de criançasAtividades ludo-educativaEste artigo dispõe-se a discutir a atividade do brincar como possibilidade educativa essencial para a inclusão e interação de crianças deficientes e crianças com dificuldades de aprendizagem. É realizado pelos membros do GEIPEE (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial), junto ao LAR (Laboratório de Atividades Ludo-recreativas) da FCT/UNESP-Presidente Prudente. O referencial teórico-filosófico que apoiamos para discutir o processo de desenvolvimento dos sujeitos aporta-se na Teoria histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica tendo como base o método materialista histórico dialético. Os sujeitos participantes do Projeto são crianças na faixa etária de 05 a 11 anos e que frequentam escolas públicas da cidade de Presidente Prudente/SP as quais, semanalmente, participam de um Programa de Intervenção Psicomotora (PIP) nas dependências do LAR. Também os pais das crianças, assim como seus professores, também participam de forma indireta do trabalho. Nesse sentido, ao proporcionar condições diferenciadas a partir de atividades ludo-educativas e inclusivas, para que todos os sujeitos participantes, principalmente as crianças, encontrem condições de desenvolvimento na busca de superação de suas dificuldades, sejam elas sociais e/ou escolares, inatas ou adquiridas, no sentido de avançarem no seu processo de desenvolvimento pela via do trabalho educativo humanizador.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP]Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]Nascimento, Ariana Aparecida [UNESP]Félix, Tatiane da Silva Pires [UNESP]Bezerra, Janaina [UNESP]Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]2016-07-19T13:00:26Z2016-07-19T13:00:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8697-8708application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8697-87082357-7819http://hdl.handle.net/11449/141782ISSN2357-7819-2014-8697-8708.pdf11749650253799860000-0001-7138-3086porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T17:43:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141782Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:13.967111Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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