Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor iniciante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha Netto, Raul [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152435
Resumo: O presente estudo tem a pretensão em se constituir em uma reflexão metacrítica e autoral sobre as experiências da prática docente e as suas possibilidades de ser no contemporâneo, com vistas a constituir o autor em autor de sua história e sujeito de sua prática. Os objetivos da dissertação são: 1. Realizar uma reflexão metacrítica sobre o processo de elaboração de saberes sobre a própria docência no início da profissão; 2. Analisar a importância do registro escrito para a emergência da compreensão da experiência docente. De natureza qualitativa, a pesquisa utiliza como instrumento metodológico os registros escritos por mim produzidos durante os primeiros anos da profissão para compreender a constituição do sujeito professor através de uma reflexão metacrítica dos saberes da própria docência, valorizando a produção desses registros como meio possível para compreensão da experiência docente. Para a análise desses dados fundamentei-me no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), pois procurei indícios contidos nas práticas cotidianas narradas. Os dados foram organizados a partir de um inventário dos documentos da pesquisa (PRADO e MORAIS, 2011) que me permitiram dimensionar o olhar para a análise dos registros, que possibilitassem compreender a contextualização profissional. Essa contextualização foi problematizada a partir de uma reflexão metacrítica, com o intuito de compreender como as marcas da profissionalidade e professoralidade do profissional professor, e suas implicações nos saberes da prática docente. O trabalho pode contribuir para a questão do professor iniciante, sobretudo, nas reflexões e implicações que a experiência docente pode contribuir para a formação de saberes próprios no início da profissão. Contribui, também, para pensar o papel da escola enquanto lugar de formação, auxiliando os gestores do cotidiano escolar em como mediar os problemas cotidianos que emergem no processo educativo.
id UNSP_6758333b232a45d9cd6709c8e7a4fcad
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152435
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor inicianteWritten in two periods: lived and reflected by a beginning teacherReflexão metacríticaSaberes da docênciaRegistro escritoExperiência docenteMetacritical reflectionTeaching knowledgeWritten recordTeaching experienceO presente estudo tem a pretensão em se constituir em uma reflexão metacrítica e autoral sobre as experiências da prática docente e as suas possibilidades de ser no contemporâneo, com vistas a constituir o autor em autor de sua história e sujeito de sua prática. Os objetivos da dissertação são: 1. Realizar uma reflexão metacrítica sobre o processo de elaboração de saberes sobre a própria docência no início da profissão; 2. Analisar a importância do registro escrito para a emergência da compreensão da experiência docente. De natureza qualitativa, a pesquisa utiliza como instrumento metodológico os registros escritos por mim produzidos durante os primeiros anos da profissão para compreender a constituição do sujeito professor através de uma reflexão metacrítica dos saberes da própria docência, valorizando a produção desses registros como meio possível para compreensão da experiência docente. Para a análise desses dados fundamentei-me no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), pois procurei indícios contidos nas práticas cotidianas narradas. Os dados foram organizados a partir de um inventário dos documentos da pesquisa (PRADO e MORAIS, 2011) que me permitiram dimensionar o olhar para a análise dos registros, que possibilitassem compreender a contextualização profissional. Essa contextualização foi problematizada a partir de uma reflexão metacrítica, com o intuito de compreender como as marcas da profissionalidade e professoralidade do profissional professor, e suas implicações nos saberes da prática docente. O trabalho pode contribuir para a questão do professor iniciante, sobretudo, nas reflexões e implicações que a experiência docente pode contribuir para a formação de saberes próprios no início da profissão. Contribui, também, para pensar o papel da escola enquanto lugar de formação, auxiliando os gestores do cotidiano escolar em como mediar os problemas cotidianos que emergem no processo educativo.The present study intends to constitute a metacritical and authorial reflection on the experiences of the teaching practice and its possibilities of being in the contemporary, aiming to constitute the author as author of its history and subject of its practice. The objectives of the dissertation are one. To carry out a metacritical reflection on the process of elaboration of knowledge about the teaching itself at the beginning of the profession; 2. Analyze the importance of the written record for the emergence of the understanding of the teaching experience. Of a qualitative nature, the research uses as methodological instrument the records written by me during the first years of the profession to understand the constitution of the subject teacher through a met acritical reflection of the knowledge of the teaching itself, valuing the production of these records as a possible means for understanding of teaching experience. For the analysis of these data I was based on the indicia paradigm (Ginz, 1989), because I looked for clues contained in the daily practices narrated. The data were organized from an inventory of the research documents (PRADO and MORAIS, 2011) that allowed me to size the look for the analysis of the records, which made it possible to understand the professional contextualization. This contextualization was problematized from a met acritical reflection, aiming to understand how the marks of the professionalism and professorship of the professional teacher, and their implications in the knowledge of the teaching practice. The work can contribute to the question of the beginning teacher, especially in the reflections and implications that the teaching experience can contribute to the formation of own knowledge at the beginning of the profession. It also helps to think about the role of the school as a place of formation, helping the managers of the daily school in how to mediate the daily problems that emerge in the educational process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sardinha Netto, Raul [UNESP]2018-01-08T18:34:50Z2018-01-08T18:34:50Z2017-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15243500089559733004137064P29683880235696496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:24:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152435Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:24:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor iniciante
Written in two periods: lived and reflected by a beginning teacher
title Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor iniciante
spellingShingle Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor iniciante
Sardinha Netto, Raul [UNESP]
Reflexão metacrítica
Saberes da docência
Registro escrito
Experiência docente
Metacritical reflection
Teaching knowledge
Written record
Teaching experience
title_short Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor iniciante
title_full Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor iniciante
title_fullStr Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor iniciante
title_full_unstemmed Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor iniciante
title_sort Escrita em dois tempos: o vivido e o refletido por um professor iniciante
author Sardinha Netto, Raul [UNESP]
author_facet Sardinha Netto, Raul [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardinha Netto, Raul [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão metacrítica
Saberes da docência
Registro escrito
Experiência docente
Metacritical reflection
Teaching knowledge
Written record
Teaching experience
topic Reflexão metacrítica
Saberes da docência
Registro escrito
Experiência docente
Metacritical reflection
Teaching knowledge
Written record
Teaching experience
description O presente estudo tem a pretensão em se constituir em uma reflexão metacrítica e autoral sobre as experiências da prática docente e as suas possibilidades de ser no contemporâneo, com vistas a constituir o autor em autor de sua história e sujeito de sua prática. Os objetivos da dissertação são: 1. Realizar uma reflexão metacrítica sobre o processo de elaboração de saberes sobre a própria docência no início da profissão; 2. Analisar a importância do registro escrito para a emergência da compreensão da experiência docente. De natureza qualitativa, a pesquisa utiliza como instrumento metodológico os registros escritos por mim produzidos durante os primeiros anos da profissão para compreender a constituição do sujeito professor através de uma reflexão metacrítica dos saberes da própria docência, valorizando a produção desses registros como meio possível para compreensão da experiência docente. Para a análise desses dados fundamentei-me no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), pois procurei indícios contidos nas práticas cotidianas narradas. Os dados foram organizados a partir de um inventário dos documentos da pesquisa (PRADO e MORAIS, 2011) que me permitiram dimensionar o olhar para a análise dos registros, que possibilitassem compreender a contextualização profissional. Essa contextualização foi problematizada a partir de uma reflexão metacrítica, com o intuito de compreender como as marcas da profissionalidade e professoralidade do profissional professor, e suas implicações nos saberes da prática docente. O trabalho pode contribuir para a questão do professor iniciante, sobretudo, nas reflexões e implicações que a experiência docente pode contribuir para a formação de saberes próprios no início da profissão. Contribui, também, para pensar o papel da escola enquanto lugar de formação, auxiliando os gestores do cotidiano escolar em como mediar os problemas cotidianos que emergem no processo educativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25
2018-01-08T18:34:50Z
2018-01-08T18:34:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152435
000895597
33004137064P2
9683880235696496
url http://hdl.handle.net/11449/152435
identifier_str_mv 000895597
33004137064P2
9683880235696496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047233218674688