Formação de professores em educação especial: a experiência da UNESP - Campus de Marília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliana [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91209
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se por um estudo de caso que envolve investigação documental e tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico (1994) e o Plano de Ensino (1999) do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – campus de Marília, levantando dados históricos para a constatação do que se perde em termos de formação de professores, com a extinção da Habilitação em Educação Especial oferecida pela referida universidade. Para tal, trazemos um breve histórico sobre o curso de Pedagogia e a Educação Especial no Brasil, tendo como foco a formação docente e o perfil do profissional a ser formado. Apresentamos uma abordagem teórica sobre a importância dos documentos consultados e analisamos as disciplinas oferecidas pela Habilitação em Educação Especial (no período de 1999-2006). Os resultados apontam uma possível queda de qualidade na formação do professor especializado ao substituir a Habilitação em Educação Especial exclusiva do curso de Pedagogia, por cursos de especialização Lato Sensu, oferecidos de modo reducionista, a qualquer tipo de licenciados. Perde-se a figura do professor alfabetizador, com conhecimentos específicos nas séries iniciais do ensino fundamental, para introduzir o professor de outras áreas para atuar junto aos alunos com deficiência nas diferentes modalidades de atendimento educacional especializado. O estudo contribui para a retomada de questões referentes à extinção da Habilitação em Educação Especial do curso de Pedagogia, a partir de 2007, por meio da Resolução nº 01/06 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia
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