Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abe, Patricia Bettiol [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91193
Resumo: A análise do nível de participação escolar é fundamental para avaliar qualitativamente a inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em classe regular de ensino. Para essa avaliação é preciso dirigir a atenção para a funcionalidade do aluno perante as demandas ambientais específicas, tendo-se como recurso para a coleta de informações um instrumento de medida padronizado. Nessa direção, o presente estudo investigou a participação escolar de alunos com registro de matrícula constando NEE, por meio da aplicação da School Function Assessment (SFA) tendo como objetivos: a identificação dos níveis de auxílio oferecidos a essas crianças e o levantamento da opinião dos professores sobre a importância do referido instrumento. Participaram deste estudo oito professoras de nove crianças com NEE matriculadas em classe regular do primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas municipais. Os resultados indicaram que a participação dos alunos é próxima das expectativas de desempenho para as demais crianças da série nos ambientes de classe regular, pátio de recreio, transporte, banheiro, deslocamento e hora do lanche. As áreas de maior dificuldade foram: participação em classe regular e participação no pátio durante o recreio e intervalo. Nota-se a existência de altos níveis de assistência de terceiros, durante a execução de tarefas, havendo pouca ou nenhuma adaptação. Segundo a opinião das professoras, o instrumento (SFA) deixou mais claro o entendimento quanto ao desempenho e à participação do aluno na escola, mas, não agregou imediato valor para o trabalho cotidiano em sala de aula. Esses dados sugerem que o diagnóstico descritivo da funcionalidade é algo a ser destacado nos registros escolares, uma vez que as necessidades educacionais especiais devem ser identificadas na interação do sujeito com o seu ambiente...
id UNSP_67a4f4cbf93a8f5265c22559d1dda702
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91193
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professorEducação especialInclusão em educaçãoTerapia ocupacionalDesempenho ocupacionalInclusion school participationSchool Function AssessmentOccupational PerformanceOccupational TherapyA análise do nível de participação escolar é fundamental para avaliar qualitativamente a inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em classe regular de ensino. Para essa avaliação é preciso dirigir a atenção para a funcionalidade do aluno perante as demandas ambientais específicas, tendo-se como recurso para a coleta de informações um instrumento de medida padronizado. Nessa direção, o presente estudo investigou a participação escolar de alunos com registro de matrícula constando NEE, por meio da aplicação da School Function Assessment (SFA) tendo como objetivos: a identificação dos níveis de auxílio oferecidos a essas crianças e o levantamento da opinião dos professores sobre a importância do referido instrumento. Participaram deste estudo oito professoras de nove crianças com NEE matriculadas em classe regular do primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas municipais. Os resultados indicaram que a participação dos alunos é próxima das expectativas de desempenho para as demais crianças da série nos ambientes de classe regular, pátio de recreio, transporte, banheiro, deslocamento e hora do lanche. As áreas de maior dificuldade foram: participação em classe regular e participação no pátio durante o recreio e intervalo. Nota-se a existência de altos níveis de assistência de terceiros, durante a execução de tarefas, havendo pouca ou nenhuma adaptação. Segundo a opinião das professoras, o instrumento (SFA) deixou mais claro o entendimento quanto ao desempenho e à participação do aluno na escola, mas, não agregou imediato valor para o trabalho cotidiano em sala de aula. Esses dados sugerem que o diagnóstico descritivo da funcionalidade é algo a ser destacado nos registros escolares, uma vez que as necessidades educacionais especiais devem ser identificadas na interação do sujeito com o seu ambiente...The analysis of the level of participation in school is essential to understand the quality of inclusion of children with special needs in the general education classrooms. For this evaluation it is important to focus attention on the student functionality before the demands of the environment, using as a resource for collecting information it is used a standardized criterion-referenced assessment. This work investigated the performance of students identified in school records as having special needs, the instrument used for this task was the School Function Assessment (SFA) which has as its objectives the identification of levels of aid offered to the children and the understanding of the views of teachers about the importance of that instrument. A group of eight teachers participated in this work evaluating nine students with special needs enrolled on the basic education in regular public schools. The results indicated that the participation performance of those students is close to what is expected from a typical student in each one of the school environments: regular classrooms, playground/recess, transportation, bathroom/toileting, transitions, meal time/snack time. The environments presenting greatest difficulty were: participation in the regular classroom and participation in the playground/recess. It was noticed the presence of high levels of assistance by other people during the tasks having little or none adaptation. In the view of the teacher, the instrument (SFA) brings a clearer understanding about the performance and participation of students in the school, but it does not bring immediate added value to the daily work in the classroom. This data suggests that the descriptive diagnostic of the functionality is something to be carefully posted on the school records as the special needs must be identified by the relationship of the student with the school environment... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abe, Patricia Bettiol [UNESP]2014-06-11T19:24:56Z2014-06-11T19:24:56Z2009-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f.application/pdfABE, Patricia Bettiol. Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor. 2009. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91193000596135abe_pb_me_mar.pdf33004110040P55831040272980294Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:23:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91193Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:23:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor
title Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor
spellingShingle Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor
Abe, Patricia Bettiol [UNESP]
Educação especial
Inclusão em educação
Terapia ocupacional
Desempenho ocupacional
Inclusion school participation
School Function Assessment
Occupational Performance
Occupational Therapy
title_short Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor
title_full Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor
title_fullStr Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor
title_full_unstemmed Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor
title_sort Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor
author Abe, Patricia Bettiol [UNESP]
author_facet Abe, Patricia Bettiol [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abe, Patricia Bettiol [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão em educação
Terapia ocupacional
Desempenho ocupacional
Inclusion school participation
School Function Assessment
Occupational Performance
Occupational Therapy
topic Educação especial
Inclusão em educação
Terapia ocupacional
Desempenho ocupacional
Inclusion school participation
School Function Assessment
Occupational Performance
Occupational Therapy
description A análise do nível de participação escolar é fundamental para avaliar qualitativamente a inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em classe regular de ensino. Para essa avaliação é preciso dirigir a atenção para a funcionalidade do aluno perante as demandas ambientais específicas, tendo-se como recurso para a coleta de informações um instrumento de medida padronizado. Nessa direção, o presente estudo investigou a participação escolar de alunos com registro de matrícula constando NEE, por meio da aplicação da School Function Assessment (SFA) tendo como objetivos: a identificação dos níveis de auxílio oferecidos a essas crianças e o levantamento da opinião dos professores sobre a importância do referido instrumento. Participaram deste estudo oito professoras de nove crianças com NEE matriculadas em classe regular do primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas municipais. Os resultados indicaram que a participação dos alunos é próxima das expectativas de desempenho para as demais crianças da série nos ambientes de classe regular, pátio de recreio, transporte, banheiro, deslocamento e hora do lanche. As áreas de maior dificuldade foram: participação em classe regular e participação no pátio durante o recreio e intervalo. Nota-se a existência de altos níveis de assistência de terceiros, durante a execução de tarefas, havendo pouca ou nenhuma adaptação. Segundo a opinião das professoras, o instrumento (SFA) deixou mais claro o entendimento quanto ao desempenho e à participação do aluno na escola, mas, não agregou imediato valor para o trabalho cotidiano em sala de aula. Esses dados sugerem que o diagnóstico descritivo da funcionalidade é algo a ser destacado nos registros escolares, uma vez que as necessidades educacionais especiais devem ser identificadas na interação do sujeito com o seu ambiente...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-07
2014-06-11T19:24:56Z
2014-06-11T19:24:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABE, Patricia Bettiol. Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor. 2009. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91193
000596135
abe_pb_me_mar.pdf
33004110040P5
5831040272980294
identifier_str_mv ABE, Patricia Bettiol. Desempenho funcional nas atividades de rotina escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na persectiva do professor. 2009. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
000596135
abe_pb_me_mar.pdf
33004110040P5
5831040272980294
url http://hdl.handle.net/11449/91193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965643056873472