The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Eucenir Fredini
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015
Resumo: OBJETIVO: Contribuir para a reflexão sobre a construção da atuação da Terapia Ocupacional no campo da educação. Apresenta considerações sobre abordagens da Terapia Ocupacional, em diferentes paradigmas, ressaltando a vinculação das ações terapêuticas ocupacionais às premissas da educação especial e às do movimento internacional de inclusão social. Propõe um deslocamento da perspectivas da educação especial, com a rejeição por completo do conceito de "Integração Social" e da problematização do conceito de "Inclusão" para a elaboração de propostas de Terapia Ocupacional na Educação. Entende, assim, que as contribuições da Terapia Ocupacional no campo da educação devem visar uma práxis inspirada na busca das paixões alegres, a partir de um compromisso ético-político com o sofrimento do outro, como coloca Espinosa, onde o processo de construção de uma positividade da inclusão social pode se dar de diferentes formas, apresentadas de modo propositivo no texto.
id USP-43_880b2089d7b8a3ddf1ffa5f3b916208b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/14015
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces A Terapia Ocupacional e as ações na educação: aprofundando interfaces Terapia ocupacional e educaçãoInclusão escolarIntegração escolarTerapia ocupacionalOccupational therapy and educationPertaining to school inclusionPertaining to school integrationOccupational therapy and pertaining to school inclusion OBJETIVO: Contribuir para a reflexão sobre a construção da atuação da Terapia Ocupacional no campo da educação. Apresenta considerações sobre abordagens da Terapia Ocupacional, em diferentes paradigmas, ressaltando a vinculação das ações terapêuticas ocupacionais às premissas da educação especial e às do movimento internacional de inclusão social. Propõe um deslocamento da perspectivas da educação especial, com a rejeição por completo do conceito de "Integração Social" e da problematização do conceito de "Inclusão" para a elaboração de propostas de Terapia Ocupacional na Educação. Entende, assim, que as contribuições da Terapia Ocupacional no campo da educação devem visar uma práxis inspirada na busca das paixões alegres, a partir de um compromisso ético-político com o sofrimento do outro, como coloca Espinosa, onde o processo de construção de uma positividade da inclusão social pode se dar de diferentes formas, apresentadas de modo propositivo no texto. OBJECTIVE: To contribute with reflection on the construction of the performance of the Occupational Therapy in the field of education. It presents considerations on the approach of Occupational Therapy, in different paradigms, pointing out the connection of the occupational therapeutical actions to the premises of the special education and to the ones of the international movement of social inclusion. It proposes a dislodging of the perspective of the special education, with the of the concept rejection of "Social Integration" as a whole and of the discussion of the concept of "Inclusion" to elaborate proposals of Occupational Therapy in Education. It thus understands that the contribution of the Occupational Therapy in the field of education must aim at a praxis inspired by the search of the glad passions, from the ethical-political commitment with the suffering of the other, as it places Espinosa, where the process of the construction of a positivity of the social inclusion can be in different forms, presented in propositive ways on the text. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1401510.11606/issn.2238-6149.v18i3p122-127Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 Núm. 3 (2007); 122-127Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 No. 3 (2007); 122-127Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 18 n. 3 (2007); 122-1272238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015/15833Rocha, Eucenir Frediniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T12:06:43Zoai:revistas.usp.br:article/14015Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-03-04T12:06:43Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces
A Terapia Ocupacional e as ações na educação: aprofundando interfaces
title The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces
spellingShingle The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces
Rocha, Eucenir Fredini
Terapia ocupacional e educação
Inclusão escolar
Integração escolar
Terapia ocupacional
Occupational therapy and education
Pertaining to school inclusion
Pertaining to school integration
Occupational therapy and pertaining to school inclusion
title_short The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces
title_full The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces
title_fullStr The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces
title_full_unstemmed The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces
title_sort The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces
author Rocha, Eucenir Fredini
author_facet Rocha, Eucenir Fredini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Eucenir Fredini
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia ocupacional e educação
Inclusão escolar
Integração escolar
Terapia ocupacional
Occupational therapy and education
Pertaining to school inclusion
Pertaining to school integration
Occupational therapy and pertaining to school inclusion
topic Terapia ocupacional e educação
Inclusão escolar
Integração escolar
Terapia ocupacional
Occupational therapy and education
Pertaining to school inclusion
Pertaining to school integration
Occupational therapy and pertaining to school inclusion
description OBJETIVO: Contribuir para a reflexão sobre a construção da atuação da Terapia Ocupacional no campo da educação. Apresenta considerações sobre abordagens da Terapia Ocupacional, em diferentes paradigmas, ressaltando a vinculação das ações terapêuticas ocupacionais às premissas da educação especial e às do movimento internacional de inclusão social. Propõe um deslocamento da perspectivas da educação especial, com a rejeição por completo do conceito de "Integração Social" e da problematização do conceito de "Inclusão" para a elaboração de propostas de Terapia Ocupacional na Educação. Entende, assim, que as contribuições da Terapia Ocupacional no campo da educação devem visar uma práxis inspirada na busca das paixões alegres, a partir de um compromisso ético-político com o sofrimento do outro, como coloca Espinosa, onde o processo de construção de uma positividade da inclusão social pode se dar de diferentes formas, apresentadas de modo propositivo no texto.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015
10.11606/issn.2238-6149.v18i3p122-127
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v18i3p122-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015/15833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 Núm. 3 (2007); 122-127
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 No. 3 (2007); 122-127
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 18 n. 3 (2007); 122-127
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042669077757952