The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015 |
Resumo: | OBJETIVO: Contribuir para a reflexão sobre a construção da atuação da Terapia Ocupacional no campo da educação. Apresenta considerações sobre abordagens da Terapia Ocupacional, em diferentes paradigmas, ressaltando a vinculação das ações terapêuticas ocupacionais às premissas da educação especial e às do movimento internacional de inclusão social. Propõe um deslocamento da perspectivas da educação especial, com a rejeição por completo do conceito de "Integração Social" e da problematização do conceito de "Inclusão" para a elaboração de propostas de Terapia Ocupacional na Educação. Entende, assim, que as contribuições da Terapia Ocupacional no campo da educação devem visar uma práxis inspirada na busca das paixões alegres, a partir de um compromisso ético-político com o sofrimento do outro, como coloca Espinosa, onde o processo de construção de uma positividade da inclusão social pode se dar de diferentes formas, apresentadas de modo propositivo no texto. |
id |
USP-43_880b2089d7b8a3ddf1ffa5f3b916208b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/14015 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces A Terapia Ocupacional e as ações na educação: aprofundando interfaces Terapia ocupacional e educaçãoInclusão escolarIntegração escolarTerapia ocupacionalOccupational therapy and educationPertaining to school inclusionPertaining to school integrationOccupational therapy and pertaining to school inclusion OBJETIVO: Contribuir para a reflexão sobre a construção da atuação da Terapia Ocupacional no campo da educação. Apresenta considerações sobre abordagens da Terapia Ocupacional, em diferentes paradigmas, ressaltando a vinculação das ações terapêuticas ocupacionais às premissas da educação especial e às do movimento internacional de inclusão social. Propõe um deslocamento da perspectivas da educação especial, com a rejeição por completo do conceito de "Integração Social" e da problematização do conceito de "Inclusão" para a elaboração de propostas de Terapia Ocupacional na Educação. Entende, assim, que as contribuições da Terapia Ocupacional no campo da educação devem visar uma práxis inspirada na busca das paixões alegres, a partir de um compromisso ético-político com o sofrimento do outro, como coloca Espinosa, onde o processo de construção de uma positividade da inclusão social pode se dar de diferentes formas, apresentadas de modo propositivo no texto. OBJECTIVE: To contribute with reflection on the construction of the performance of the Occupational Therapy in the field of education. It presents considerations on the approach of Occupational Therapy, in different paradigms, pointing out the connection of the occupational therapeutical actions to the premises of the special education and to the ones of the international movement of social inclusion. It proposes a dislodging of the perspective of the special education, with the of the concept rejection of "Social Integration" as a whole and of the discussion of the concept of "Inclusion" to elaborate proposals of Occupational Therapy in Education. It thus understands that the contribution of the Occupational Therapy in the field of education must aim at a praxis inspired by the search of the glad passions, from the ethical-political commitment with the suffering of the other, as it places Espinosa, where the process of the construction of a positivity of the social inclusion can be in different forms, presented in propositive ways on the text. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1401510.11606/issn.2238-6149.v18i3p122-127Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 Núm. 3 (2007); 122-127Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 No. 3 (2007); 122-127Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 18 n. 3 (2007); 122-1272238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015/15833Rocha, Eucenir Frediniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T12:06:43Zoai:revistas.usp.br:article/14015Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-03-04T12:06:43Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces A Terapia Ocupacional e as ações na educação: aprofundando interfaces |
title |
The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces |
spellingShingle |
The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces Rocha, Eucenir Fredini Terapia ocupacional e educação Inclusão escolar Integração escolar Terapia ocupacional Occupational therapy and education Pertaining to school inclusion Pertaining to school integration Occupational therapy and pertaining to school inclusion |
title_short |
The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces |
title_full |
The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces |
title_fullStr |
The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces |
title_full_unstemmed |
The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces |
title_sort |
The Occupational Therapy and the actions in the education: deepening interfaces |
author |
Rocha, Eucenir Fredini |
author_facet |
Rocha, Eucenir Fredini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Eucenir Fredini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia ocupacional e educação Inclusão escolar Integração escolar Terapia ocupacional Occupational therapy and education Pertaining to school inclusion Pertaining to school integration Occupational therapy and pertaining to school inclusion |
topic |
Terapia ocupacional e educação Inclusão escolar Integração escolar Terapia ocupacional Occupational therapy and education Pertaining to school inclusion Pertaining to school integration Occupational therapy and pertaining to school inclusion |
description |
OBJETIVO: Contribuir para a reflexão sobre a construção da atuação da Terapia Ocupacional no campo da educação. Apresenta considerações sobre abordagens da Terapia Ocupacional, em diferentes paradigmas, ressaltando a vinculação das ações terapêuticas ocupacionais às premissas da educação especial e às do movimento internacional de inclusão social. Propõe um deslocamento da perspectivas da educação especial, com a rejeição por completo do conceito de "Integração Social" e da problematização do conceito de "Inclusão" para a elaboração de propostas de Terapia Ocupacional na Educação. Entende, assim, que as contribuições da Terapia Ocupacional no campo da educação devem visar uma práxis inspirada na busca das paixões alegres, a partir de um compromisso ético-político com o sofrimento do outro, como coloca Espinosa, onde o processo de construção de uma positividade da inclusão social pode se dar de diferentes formas, apresentadas de modo propositivo no texto. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015 10.11606/issn.2238-6149.v18i3p122-127 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v18i3p122-127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14015/15833 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 Núm. 3 (2007); 122-127 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 18 No. 3 (2007); 122-127 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 18 n. 3 (2007); 122-127 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042669077757952 |