A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza Neto, Samuel [UNESP], Cyrino, Marina [UNESP], Costa, Mariane Gimenes [UNESP], Costa, Julia Jacomini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3662
http://hdl.handle.net/11449/106921
Resumo: Na preocupação com o processo de formação profissional o olhar deste estudo em questão voltou-se para o processo de formação continuada, em especial um curso de extensão denominado “Escola de Educadores” que tem como temática a compreensão da fraternidade e da educação para paz como possibilidades pedagógicas. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi esclarecer a proposta do curso e averiguar a produção de material dos participantes e a relação com a temática em questão. Trata-se de um estudo que tem na abordagem de análise qualitativa o seu ponto de referência, privilegiando o estudo exploratório. Como resultado aponta-se que o curso possui uma estrutura coerente com seus objetivos e apresenta ações pedagógicas planejadas e sistematizadas, de caráter teórico e/ou prático que não são inseridas na estrutura curricular dos cursos regulares de graduação ou pós e possibilitam o “repensar pedagógico” do professor. Sobre a produção de material, notou-se a incorporação das temáticas trabalhadas pelo curso na leitura dos trabalhos de conclusão e iniciativas inovadoras nos estágios. Em caráter de conclusão entende-se que o curso de extensão, apresenta-se como uma oportunidade de formação, mas também um universo de novas experiências e desafios.
id UNSP_67f4c515f0924494d31b3ba4f8e71054
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106921
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicasLa fraternidad y la educación para la paz: posibilidades pedagógicasThe fraternity and education for peace: pedagogical possibilitiesEducaçãoformação continuadaextensão.Fornação de EducadoresNa preocupação com o processo de formação profissional o olhar deste estudo em questão voltou-se para o processo de formação continuada, em especial um curso de extensão denominado “Escola de Educadores” que tem como temática a compreensão da fraternidade e da educação para paz como possibilidades pedagógicas. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi esclarecer a proposta do curso e averiguar a produção de material dos participantes e a relação com a temática em questão. Trata-se de um estudo que tem na abordagem de análise qualitativa o seu ponto de referência, privilegiando o estudo exploratório. Como resultado aponta-se que o curso possui uma estrutura coerente com seus objetivos e apresenta ações pedagógicas planejadas e sistematizadas, de caráter teórico e/ou prático que não são inseridas na estrutura curricular dos cursos regulares de graduação ou pós e possibilitam o “repensar pedagógico” do professor. Sobre a produção de material, notou-se a incorporação das temáticas trabalhadas pelo curso na leitura dos trabalhos de conclusão e iniciativas inovadoras nos estágios. Em caráter de conclusão entende-se que o curso de extensão, apresenta-se como uma oportunidade de formação, mas também um universo de novas experiências e desafios.En la preocupación por el proceso de formación el aspecto de este estudio en cuestión se volvió hacia el proceso de educación permanente, en particular, un curso de extensión denominado Escola de Educadores que tiene el tema de la fraternidad y la comprensión de la educación para la paz como posibilidades pedagógicas. Así, la investigación tuvo como objetivo aclarar la propuesta y determinar el curso de producción de material de los participantes y la relación con el tema en cuestión. Este es un estudio que tiene el enfoque del análisis cualitativo de su punto de referencia, haciendo hincapié en el estudio exploratorio. Como resultado indica que el curso tiene una estructura consistente con sus objetivos y presenta las acciones pedagógicas planificadas y sistemáticas, que ha teóricos y / o la naturaleza práctica que no están incluidos en la estructura curricular de los cursos regulares a nivel de pregrado o post y hacer la enseñanza repensar el profesor. En la producción de material, se observó la incorporación de temas trabajado para el curso en la lectura de los documentos finales y las iniciativas innovadoras en fases. En carácter de celebración significa que el curso de extensión, se presenta como una oportunidad de capacitación, sino también un universo de nuevas experiencias y desafíosIn concern with the process of training the look of this study in question turned to the process of continuing education, in particular an extension course called Escola de Educadores which has the theme of fraternity and understanding of education for peace as pedagogical possibilities. Thus, the research aimed to clarify the proposal and determine the course of material production and the ratio of participants to the subject in question. This is a study which has the qualitative analysis approach your point of reference, emphasizing the exploratory study. As a result indicates that the course has a structure consistent with its objectives and presents pedagogical actions planned and systematic, which has theoretical and / or practical nature that are not included in the curriculum structure of the regular courses at the undergraduate or post and make the rethink teaching the teacher. On the production of material, it was noted the incorporation of themes worked for the course in reading the final papers and innovative initiatives in stages. In conclusion character means that the extension course, presents itself as a training opportunity, but also a universe of new experiences and challenges.Unesp-Rio ClaroUnesp-Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]Souza Neto, Samuel [UNESP]Cyrino, Marina [UNESP]Costa, Mariane Gimenes [UNESP]Costa, Julia Jacomini [UNESP]2014-06-24T19:53:43Z2014-06-24T19:53:43Z2011-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3662Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 101-124.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106921ISSN1981-8106-2011-21-36-101-124.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:20:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106921Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:26:15.709020Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas
La fraternidad y la educación para la paz: posibilidades pedagógicas
The fraternity and education for peace: pedagogical possibilities
title A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas
spellingShingle A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Educação
formação continuada
extensão.
Fornação de Educadores
title_short A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas
title_full A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas
title_fullStr A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas
title_full_unstemmed A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas
title_sort A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas
author Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
author_facet Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Souza Neto, Samuel [UNESP]
Cyrino, Marina [UNESP]
Costa, Mariane Gimenes [UNESP]
Costa, Julia Jacomini [UNESP]
author_role author
author2 Souza Neto, Samuel [UNESP]
Cyrino, Marina [UNESP]
Costa, Mariane Gimenes [UNESP]
Costa, Julia Jacomini [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Souza Neto, Samuel [UNESP]
Cyrino, Marina [UNESP]
Costa, Mariane Gimenes [UNESP]
Costa, Julia Jacomini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
formação continuada
extensão.
Fornação de Educadores
topic Educação
formação continuada
extensão.
Fornação de Educadores
description Na preocupação com o processo de formação profissional o olhar deste estudo em questão voltou-se para o processo de formação continuada, em especial um curso de extensão denominado “Escola de Educadores” que tem como temática a compreensão da fraternidade e da educação para paz como possibilidades pedagógicas. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi esclarecer a proposta do curso e averiguar a produção de material dos participantes e a relação com a temática em questão. Trata-se de um estudo que tem na abordagem de análise qualitativa o seu ponto de referência, privilegiando o estudo exploratório. Como resultado aponta-se que o curso possui uma estrutura coerente com seus objetivos e apresenta ações pedagógicas planejadas e sistematizadas, de caráter teórico e/ou prático que não são inseridas na estrutura curricular dos cursos regulares de graduação ou pós e possibilitam o “repensar pedagógico” do professor. Sobre a produção de material, notou-se a incorporação das temáticas trabalhadas pelo curso na leitura dos trabalhos de conclusão e iniciativas inovadoras nos estágios. Em caráter de conclusão entende-se que o curso de extensão, apresenta-se como uma oportunidade de formação, mas também um universo de novas experiências e desafios.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-21
2014-06-24T19:53:43Z
2014-06-24T19:53:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3662
Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 101-124.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106921
ISSN1981-8106-2011-21-36-101-124.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3662
http://hdl.handle.net/11449/106921
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 101-124.
1981-8106
ISSN1981-8106-2011-21-36-101-124.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129201430069248