Consultoria colaborativa do professor de AEE para práxis inclusivas no Ensino Fundamental com base no DUA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214694 |
Resumo: | A inclusão escolar é garantida na legislação brasileira, mas na prática ainda enfrenta dificuldades para se concretizar. As escolas demandam cada vez mais ações pedagógicas colaborativas que valorizem e proporcionem o desenvolvimento de todos os estudantes indistintamente e que de fato promovam a aprendizagem. Considerar as diferenças com a perspectiva da equidade e o desenvolvimento integral de todos. Eliminar as barreiras de acessibilidade, são ações que podem transformar este paradigma legal vigente em prático e efetivo nas rotinas escolares. Este estudo traz à tona a questão da importância da colaboração entre professores para melhoria das práticas inclusivas no avanço para inclusão efetiva. Deste modo, o estudo teve como objetivo geral: Analisar o processo de colaboração proposto entre a professora pesquisadora, que atua em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor da sala comum, na implementação de práticas inclusivas com base no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Os objetivos específicos foram: a) Elencar as demandas de barreiras enfrentadas pelos professores da sala comum em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas com os Estudantes Elegíveis aos Serviços da Educação Especial (EESEE); b) verificar as concepções dos professores acerca da acessibilidade em suas rotinas; c) Elaborar e desenvolver colaborativamente, uma proposta de planos de aulas com atividades pedagógicas em um componente curricular (Matemática) com base no DUA; d) Avaliar os resultados da consultoria e do uso dos planos de aula planejados na consultoria à luz das perspectivas dos professores de classe comum, da professora pesquisadora e do desempenho dos estudantes. A pesquisa do tipo qualitativa foi desenvolvida em três etapas, a saber:1) levantamento das necessidades dos professores; 2) planejamento e desenvolvimento da consultoria e por fim, na etapa 3) avaliação, via roda de conversa virtual, da consultoria pelos professores participantes e por mais três professores que pelo contexto do ensino remoto, também utilizaram os planos de aula com suas turmas. Como resultados do levantamento das barreiras, infere-se fragilidades no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na área da matemática, visto que a maioria dos professores relataram que ainda se sentem despreparados para atender integralmente às necessidades educacionais dos estudantes. A avaliação da consultoria com uso dos planos de aulas foi apontada pelos professores como um apoio efetivo para melhoria da sua prática docente, mesmo tendo sido realizada remotamente, consideraram que as ações da pesquisa contribuíram de forma reflexiva e efetiva para a melhoria da qualidade das suas práticas pedagógicas com todos os estudantes, com ou sem deficiência, e que após o participação da consultoria, passaram a planejar mais colaborativamente situações práticas para diversificar os recursos, universalizar os conteúdos considerando os princípios do DUA e assim proporcionar a todos os estudantes oportunidades de acesso ao ensino, levando-os a avançarem em seus processos de aprendizagem. Neste Sentido, considera-se que, foram atingidos os objetivos propostos na pesquisa, entre eles, a constatação da importância da contribuição colaborativa, por meio da consultoria proposta, com a influência dos saberes e a experiência do professor do AEE para melhoria das práticas pedagógicas dos professores da sala comum. Sugere-se que as consultorias neste modelo, sejam realizadas por mais tempo e de forma presencial, com intervenções pontuais com formação teórica e prática na rotina da sala de aula comum, para, para maiores alcances e avanços nas rotinas das práticas pedagógicas, o que neste ano não foi possível, tendo em vista o distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por conta da pandemia da COVID 19. Os planos de aulas com uso do DUA foram elaborados como Produto deste Mestrado Profissional e encontra-se disponível no site do Programa e também por meio de um site particular. |
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Consultoria colaborativa do professor de AEE para práxis inclusivas no Ensino Fundamental com base no DUA.Collaborative consultancy of the AEE teacher with proposals for inclusive praxis based on the DUAPráxis inclusivasConsultoria ColaborativaMatemáticaDesenho Universal para AprendizagemInclusive praxisCollaborative consultingMathUniversal Design for LearningA inclusão escolar é garantida na legislação brasileira, mas na prática ainda enfrenta dificuldades para se concretizar. As escolas demandam cada vez mais ações pedagógicas colaborativas que valorizem e proporcionem o desenvolvimento de todos os estudantes indistintamente e que de fato promovam a aprendizagem. Considerar as diferenças com a perspectiva da equidade e o desenvolvimento integral de todos. Eliminar as barreiras de acessibilidade, são ações que podem transformar este paradigma legal vigente em prático e efetivo nas rotinas escolares. Este estudo traz à tona a questão da importância da colaboração entre professores para melhoria das práticas inclusivas no avanço para inclusão efetiva. Deste modo, o estudo teve como objetivo geral: Analisar o processo de colaboração proposto entre a professora pesquisadora, que atua em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor da sala comum, na implementação de práticas inclusivas com base no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Os objetivos específicos foram: a) Elencar as demandas de barreiras enfrentadas pelos professores da sala comum em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas com os Estudantes Elegíveis aos Serviços da Educação Especial (EESEE); b) verificar as concepções dos professores acerca da acessibilidade em suas rotinas; c) Elaborar e desenvolver colaborativamente, uma proposta de planos de aulas com atividades pedagógicas em um componente curricular (Matemática) com base no DUA; d) Avaliar os resultados da consultoria e do uso dos planos de aula planejados na consultoria à luz das perspectivas dos professores de classe comum, da professora pesquisadora e do desempenho dos estudantes. A pesquisa do tipo qualitativa foi desenvolvida em três etapas, a saber:1) levantamento das necessidades dos professores; 2) planejamento e desenvolvimento da consultoria e por fim, na etapa 3) avaliação, via roda de conversa virtual, da consultoria pelos professores participantes e por mais três professores que pelo contexto do ensino remoto, também utilizaram os planos de aula com suas turmas. Como resultados do levantamento das barreiras, infere-se fragilidades no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na área da matemática, visto que a maioria dos professores relataram que ainda se sentem despreparados para atender integralmente às necessidades educacionais dos estudantes. A avaliação da consultoria com uso dos planos de aulas foi apontada pelos professores como um apoio efetivo para melhoria da sua prática docente, mesmo tendo sido realizada remotamente, consideraram que as ações da pesquisa contribuíram de forma reflexiva e efetiva para a melhoria da qualidade das suas práticas pedagógicas com todos os estudantes, com ou sem deficiência, e que após o participação da consultoria, passaram a planejar mais colaborativamente situações práticas para diversificar os recursos, universalizar os conteúdos considerando os princípios do DUA e assim proporcionar a todos os estudantes oportunidades de acesso ao ensino, levando-os a avançarem em seus processos de aprendizagem. Neste Sentido, considera-se que, foram atingidos os objetivos propostos na pesquisa, entre eles, a constatação da importância da contribuição colaborativa, por meio da consultoria proposta, com a influência dos saberes e a experiência do professor do AEE para melhoria das práticas pedagógicas dos professores da sala comum. Sugere-se que as consultorias neste modelo, sejam realizadas por mais tempo e de forma presencial, com intervenções pontuais com formação teórica e prática na rotina da sala de aula comum, para, para maiores alcances e avanços nas rotinas das práticas pedagógicas, o que neste ano não foi possível, tendo em vista o distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por conta da pandemia da COVID 19. Os planos de aulas com uso do DUA foram elaborados como Produto deste Mestrado Profissional e encontra-se disponível no site do Programa e também por meio de um site particular.School inclusion is guaranteed in Brazilian legislation, but in practice it still faces difficulties to materialize. Schools increasingly demand collaborative pedagogical actions that value and provide the development of all students without distinction and that actually promote learning. Consider differences from the perspective of equity and integral development for all. eliminating accessibility barriers are actions that can transform this current legal paradigm into practical and effective school routines. This study raises the issue of the importance of collaboration among teachers to improve inclusive practices in moving towards effective inclusion. Thus, the study had asgeneral objective: To analyze the collaboration process proposed between the researcher teacher, who works in Specialized Educational Service (AEE) and the common room teacher, in the implementation of inclusive practices based on the Universal Design for Learning (DUA). The specific objectives were: a) List the demands of barriers faced by teachers in the common room in relation to the development of pedagogical practices with Eligible Students for Special Education Services (EESEE); b) verify the teachers' conceptions about accessibility in their routines; c) Develop and collaboratively develop a proposal for lesson plans with pedagogical activities in a curricular component (Mathematics) based on the DUA; d) Evaluate the results of the use of planned lesson plans in the consultancy in the light of the perspectives of the common class teachers, the performance of the students and the researcher teacher. The qualitative research was developed in three stages, namely: 1) survey of teachers' needs; 2) planning and development of the consultancy and finally, in step 3) evaluation, via virtual conversation circle, of the consultancy by the participating teachers and by three more teachers who, in the context of remote teaching, also used the lesson plans with their classes. As a result of the lifting of barriers, there are inferred weaknesses in the teaching-learning process, especially in the area of mathematics, as most teachers reported that they still feel unprepared to fully meet the educational needs of students. The evaluation of the consultancy using the lesson plans was identified by the teachers as an effective support for improving their teaching practice, even though it was carried out remotely, they considered that the research actions contributed in a reflective and effective way to improving the quality of their pedagogical practices with all students, with or without disabilities, and that after the consultancy's participation, they began to plan more collaboratively practical situations to diversify resources, universalize content considering the DUA principles and thus provide all students with access opportunities teaching, leading them to advance in their learning processes. In this sense, it is considered that the objectives proposed in the research were achieved, including the realization of the importance of the collaborative contribution, through the proposed consultancy, with the influence of the knowledge and experience of the AEE teacher to improve pedagogical practices of the teachers in the common room. It is suggested that consultancies in this model be carried out for longer and in person, with specific interventions with theoretical and practical training in the routine of the common classroom, for greater scope and advances in the routines of pedagogical practices, which this year it was not possible, in view of the social distance recommended by the World Health Organization (WHO) due to the COVID 19 pandemic. on the Program website and also through a private website.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cristovam, Maria Osvalda de Castro Feitosa2021-10-07T14:26:35Z2021-10-07T14:26:35Z2021-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21469433004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-26T06:14:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214694Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:47:57.623670Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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