O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durán, Lucas Nogueira Peña
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216788
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar relativamente novos métodos de se trabalhar a inclusão escolar em um contexto geral, e ao mesmo tempo averiguar a funcionalidade e eficácia para a educação física escolar destes por meio de uma revisão bibliográfica da literatura até então produzida. A literatura a ser investigada é a que diz respeito aos métodos Design universal para aprendizagem, o DUA, termo cujo qual veio da arquitetura para diversas áreas profissionais, no caso a educação, além do trabalho colaborativo com consultoria profissional para auxiliar professores que trabalham com educação especial e educação física. Estes modos de trabalho voltados para a educação inclusiva já são utilizados na américa do Norte a alguns anos, em hipótese, por serem compatíveis com a legislação local. Foram analisados artigos online relacionados aos temas proposto pelo estudo, porém apresentando variados enfoques que se encaixavam na temática deste artigo. Foram encontrados uma variedade razoável de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Entretanto foi observado que pouco foi o enfoque dado a educação física, e parte considerável da pesquisa era voltada para a educação geral, elas, também, em sua maioria não eram feitas no contexto brasileiro, ou seja, há um vácuo de pesquisa com relação ao DUA e ao trabalho consultoria colaborativa no Brasil ainda mais quando relacionados a EF. Porém pode-se verificar que estes métodos, ainda não populares em território nacional, também têm espaço e viabilidade tanto prática como legal para a sua aplicação em instituições de ensino regulares, de modo a promover a inclusão escolar.
id UNSP_db5bb8c82967305c5a399d012131ab1b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216788
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literaturaThe universal design for learning and colaborative consulting work applied to inclusive physical education: a literature reviewEducação FísicaEducação inclusivaDesenho Universal para a AprendizagemTrabalho de Consultoria ColaborativaPhysical educationInclusive educationUniversal design for learningCollaborative work with professional consultancyO presente estudo tem como objetivo investigar relativamente novos métodos de se trabalhar a inclusão escolar em um contexto geral, e ao mesmo tempo averiguar a funcionalidade e eficácia para a educação física escolar destes por meio de uma revisão bibliográfica da literatura até então produzida. A literatura a ser investigada é a que diz respeito aos métodos Design universal para aprendizagem, o DUA, termo cujo qual veio da arquitetura para diversas áreas profissionais, no caso a educação, além do trabalho colaborativo com consultoria profissional para auxiliar professores que trabalham com educação especial e educação física. Estes modos de trabalho voltados para a educação inclusiva já são utilizados na américa do Norte a alguns anos, em hipótese, por serem compatíveis com a legislação local. Foram analisados artigos online relacionados aos temas proposto pelo estudo, porém apresentando variados enfoques que se encaixavam na temática deste artigo. Foram encontrados uma variedade razoável de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Entretanto foi observado que pouco foi o enfoque dado a educação física, e parte considerável da pesquisa era voltada para a educação geral, elas, também, em sua maioria não eram feitas no contexto brasileiro, ou seja, há um vácuo de pesquisa com relação ao DUA e ao trabalho consultoria colaborativa no Brasil ainda mais quando relacionados a EF. Porém pode-se verificar que estes métodos, ainda não populares em território nacional, também têm espaço e viabilidade tanto prática como legal para a sua aplicação em instituições de ensino regulares, de modo a promover a inclusão escolar.The present study aims to investigate relatively new methods of working school inclusion in a general context, and at the same time to investigate the functionality and effectiveness of physical education at school through a literature review of the scientific articles produced so far. The literature, which was investigated, is that concerning the methods of Universal Design for learning, the UDL, a term that came from architecture to various professional areas, in this case education, in addition to collaborative work with professional consultancy to help teachers who work with special education and physical education. These methods of work, aimed at inclusive education, have been used in North America for some years, in hypothesis, because they are compatible with local legislation. Online articles related to the themes proposed by the study were analyzed, but with different approaches that fit the theme of this article. A reasonable variety of researches carried out in Brazil and abroad were found. However, it was observed that little was the focus given to physical education, and a considerable part of the research was focused on general education, they were also mostly not done in the Brazilian context, that is, there is a research vacuum regarding UDL and collaborative consulting work in Brazil even more so when related to PE. However, it can be seen that these methods, not yet popular in the national territory, also have room and both practical and legal feasibility for their application in regular educational institutions, in order to promote school inclusion.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Figueiredo, Gabriela Andreeta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Durán, Lucas Nogueira Peña2022-02-17T18:39:18Z2022-02-17T18:39:18Z2022-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:08:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:08:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura
The universal design for learning and colaborative consulting work applied to inclusive physical education: a literature review
title O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura
spellingShingle O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura
Durán, Lucas Nogueira Peña
Educação Física
Educação inclusiva
Desenho Universal para a Aprendizagem
Trabalho de Consultoria Colaborativa
Physical education
Inclusive education
Universal design for learning
Collaborative work with professional consultancy
title_short O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura
title_full O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura
title_fullStr O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura
title_sort O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura
author Durán, Lucas Nogueira Peña
author_facet Durán, Lucas Nogueira Peña
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Gabriela Andreeta [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Durán, Lucas Nogueira Peña
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação inclusiva
Desenho Universal para a Aprendizagem
Trabalho de Consultoria Colaborativa
Physical education
Inclusive education
Universal design for learning
Collaborative work with professional consultancy
topic Educação Física
Educação inclusiva
Desenho Universal para a Aprendizagem
Trabalho de Consultoria Colaborativa
Physical education
Inclusive education
Universal design for learning
Collaborative work with professional consultancy
description O presente estudo tem como objetivo investigar relativamente novos métodos de se trabalhar a inclusão escolar em um contexto geral, e ao mesmo tempo averiguar a funcionalidade e eficácia para a educação física escolar destes por meio de uma revisão bibliográfica da literatura até então produzida. A literatura a ser investigada é a que diz respeito aos métodos Design universal para aprendizagem, o DUA, termo cujo qual veio da arquitetura para diversas áreas profissionais, no caso a educação, além do trabalho colaborativo com consultoria profissional para auxiliar professores que trabalham com educação especial e educação física. Estes modos de trabalho voltados para a educação inclusiva já são utilizados na américa do Norte a alguns anos, em hipótese, por serem compatíveis com a legislação local. Foram analisados artigos online relacionados aos temas proposto pelo estudo, porém apresentando variados enfoques que se encaixavam na temática deste artigo. Foram encontrados uma variedade razoável de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Entretanto foi observado que pouco foi o enfoque dado a educação física, e parte considerável da pesquisa era voltada para a educação geral, elas, também, em sua maioria não eram feitas no contexto brasileiro, ou seja, há um vácuo de pesquisa com relação ao DUA e ao trabalho consultoria colaborativa no Brasil ainda mais quando relacionados a EF. Porém pode-se verificar que estes métodos, ainda não populares em território nacional, também têm espaço e viabilidade tanto prática como legal para a sua aplicação em instituições de ensino regulares, de modo a promover a inclusão escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-17T18:39:18Z
2022-02-17T18:39:18Z
2022-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216788
url http://hdl.handle.net/11449/216788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649771556044800