O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204865 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivos compreender as dificuldades dos docentes da área da Educação Física que atuam na Educação Infantil no município de Santo André (SP) e analizar a utilização dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma intervenção utilizando a técnica de grupo focal. As falas foram analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo tendo a pesquisa bibliográfica como suporte. Foram estabelecidas quatro categorias que permitiram uma melhor compreensão da construção dos dados e da realidade investigada. Após a análise foram identificadas dificuldades estruturais e didáticas citadas pelos docentes e abordadas à luz dos referencias teóricos. Como suporte para superá-las os docentes relataram utilizar os jogos e brincadeiras mais como estratégia de ensino do que como conhecimento específico. |
id |
UNSP_6869feb775ca1b2d353a612bbe80bc23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/204865 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneosThe teaching of physical education in preschool: contemporary challengesEducação físicaEducação infantilJogosBrincadeirasPhysical educationPreschoolGamesPlaysEste trabalho tem como objetivos compreender as dificuldades dos docentes da área da Educação Física que atuam na Educação Infantil no município de Santo André (SP) e analizar a utilização dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma intervenção utilizando a técnica de grupo focal. As falas foram analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo tendo a pesquisa bibliográfica como suporte. Foram estabelecidas quatro categorias que permitiram uma melhor compreensão da construção dos dados e da realidade investigada. Após a análise foram identificadas dificuldades estruturais e didáticas citadas pelos docentes e abordadas à luz dos referencias teóricos. Como suporte para superá-las os docentes relataram utilizar os jogos e brincadeiras mais como estratégia de ensino do que como conhecimento específico.The aim of this paper is to understand the difficulties of Physical Education teachers in Santo André city (State of São Paulo, Brazil) and how the use of games and plays used in classes might help improving their skills on how give these classes for those interviewed teachers. For accomplish this, an intervention had been made with these teachers by using a focus group technic and their responses were analyzed by using Content Analysis Methodology and the bibliography texts as a support in order to allow a better understanding from the data collected from them. After the intervention and by checking the difficulties that had been found, these ones were used as basis for how they could be solved and how those games helped could help teachers to overcome their teaching troubles as well as the strategies used by them for it.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Goes, Daniella de Luca2021-06-07T14:09:38Z2021-06-07T14:09:38Z2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20486533004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-10T06:15:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204865Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:20:50.854615Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos The teaching of physical education in preschool: contemporary challenges |
title |
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos |
spellingShingle |
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos Goes, Daniella de Luca Educação física Educação infantil Jogos Brincadeiras Physical education Preschool Games Plays |
title_short |
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos |
title_full |
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos |
title_fullStr |
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos |
title_full_unstemmed |
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos |
title_sort |
O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos |
author |
Goes, Daniella de Luca |
author_facet |
Goes, Daniella de Luca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Luciene Ferreira da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goes, Daniella de Luca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação infantil Jogos Brincadeiras Physical education Preschool Games Plays |
topic |
Educação física Educação infantil Jogos Brincadeiras Physical education Preschool Games Plays |
description |
Este trabalho tem como objetivos compreender as dificuldades dos docentes da área da Educação Física que atuam na Educação Infantil no município de Santo André (SP) e analizar a utilização dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma intervenção utilizando a técnica de grupo focal. As falas foram analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo tendo a pesquisa bibliográfica como suporte. Foram estabelecidas quatro categorias que permitiram uma melhor compreensão da construção dos dados e da realidade investigada. Após a análise foram identificadas dificuldades estruturais e didáticas citadas pelos docentes e abordadas à luz dos referencias teóricos. Como suporte para superá-las os docentes relataram utilizar os jogos e brincadeiras mais como estratégia de ensino do que como conhecimento específico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 2021-06-07T14:09:38Z 2021-06-07T14:09:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/204865 33004137068P8 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/204865 |
identifier_str_mv |
33004137068P8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128794662273024 |