O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Daniella de Luca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204865
Resumo: Este trabalho tem como objetivos compreender as dificuldades dos docentes da área da Educação Física que atuam na Educação Infantil no município de Santo André (SP) e analizar a utilização dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma intervenção utilizando a técnica de grupo focal. As falas foram analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo tendo a pesquisa bibliográfica como suporte. Foram estabelecidas quatro categorias que permitiram uma melhor compreensão da construção dos dados e da realidade investigada. Após a análise foram identificadas dificuldades estruturais e didáticas citadas pelos docentes e abordadas à luz dos referencias teóricos. Como suporte para superá-las os docentes relataram utilizar os jogos e brincadeiras mais como estratégia de ensino do que como conhecimento específico.
id UNSP_6869feb775ca1b2d353a612bbe80bc23
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204865
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneosThe teaching of physical education in preschool: contemporary challengesEducação físicaEducação infantilJogosBrincadeirasPhysical educationPreschoolGamesPlaysEste trabalho tem como objetivos compreender as dificuldades dos docentes da área da Educação Física que atuam na Educação Infantil no município de Santo André (SP) e analizar a utilização dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma intervenção utilizando a técnica de grupo focal. As falas foram analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo tendo a pesquisa bibliográfica como suporte. Foram estabelecidas quatro categorias que permitiram uma melhor compreensão da construção dos dados e da realidade investigada. Após a análise foram identificadas dificuldades estruturais e didáticas citadas pelos docentes e abordadas à luz dos referencias teóricos. Como suporte para superá-las os docentes relataram utilizar os jogos e brincadeiras mais como estratégia de ensino do que como conhecimento específico.The aim of this paper is to understand the difficulties of Physical Education teachers in Santo André city (State of São Paulo, Brazil) and how the use of games and plays used in classes might help improving their skills on how give these classes for those interviewed teachers. For accomplish this, an intervention had been made with these teachers by using a focus group technic and their responses were analyzed by using Content Analysis Methodology and the bibliography texts as a support in order to allow a better understanding from the data collected from them. After the intervention and by checking the difficulties that had been found, these ones were used as basis for how they could be solved and how those games helped could help teachers to overcome their teaching troubles as well as the strategies used by them for it.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Goes, Daniella de Luca2021-06-07T14:09:38Z2021-06-07T14:09:38Z2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20486533004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-10T06:15:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204865Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:20:50.854615Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos
The teaching of physical education in preschool: contemporary challenges
title O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos
spellingShingle O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos
Goes, Daniella de Luca
Educação física
Educação infantil
Jogos
Brincadeiras
Physical education
Preschool
Games
Plays
title_short O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos
title_full O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos
title_fullStr O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos
title_full_unstemmed O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos
title_sort O ensino da educação física na educação infantil: desafios contemporâneos
author Goes, Daniella de Luca
author_facet Goes, Daniella de Luca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Daniella de Luca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação infantil
Jogos
Brincadeiras
Physical education
Preschool
Games
Plays
topic Educação física
Educação infantil
Jogos
Brincadeiras
Physical education
Preschool
Games
Plays
description Este trabalho tem como objetivos compreender as dificuldades dos docentes da área da Educação Física que atuam na Educação Infantil no município de Santo André (SP) e analizar a utilização dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma intervenção utilizando a técnica de grupo focal. As falas foram analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo tendo a pesquisa bibliográfica como suporte. Foram estabelecidas quatro categorias que permitiram uma melhor compreensão da construção dos dados e da realidade investigada. Após a análise foram identificadas dificuldades estruturais e didáticas citadas pelos docentes e abordadas à luz dos referencias teóricos. Como suporte para superá-las os docentes relataram utilizar os jogos e brincadeiras mais como estratégia de ensino do que como conhecimento específico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2021-06-07T14:09:38Z
2021-06-07T14:09:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204865
33004137068P8
url http://hdl.handle.net/11449/204865
identifier_str_mv 33004137068P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128794662273024