Projeto político-pedagógico de uma creche: contexto para relações humanizadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo Campos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254325
Resumo: Esta tese decorre de pesquisa de doutorado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília, integrada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre especificidades em Docência na Educação Infantil – Gepedei. Firma a compreensão de que a creche dirigida à plenitude do desenvolvimento humano infantil efetiva ações didáticas fundamentadas cientificamente, a partir de seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Tais ações se dirigem à promoção de relações sociais humanizadoras entre os bebês, crianças pequeninas e deles com os adultos. A pesquisa inscreve-se como investigação teórica fundamentada nos preceitos da Teoria Histórico-Cultural, em resposta ao problema: de acordo com os conhecimentos científicos e o, como as relações sociais vividas na creche podem favorecer o desenvolvimento humano de bebês e das crianças pequeninas? A partir dele, derivou-se o objetivo geral do estudo: compreender e analisar fundamentos científicos produzidos na área bem como os princípios teóricos apresentados no PPP de uma creche no que diz respeito à forma como é planejada a sua organização, no que tange aos seus tempos, espaços, materiais e situações. Para efetivação do estudo, diferentes ações metodológicas efetivaram-se. A primeira envolveu a busca e a reunião de dissertações, teses e artigos produzidos entre 2009 a 2021, com foco no PPP da creche, considerando relações humanas desenvolvidas nesse espaço. A segunda envolveu leitura e sistematização dos trabalhos escolhidos. Como resultado, constatou-se um número pequeno de trabalhos relativos ao PPP na creche, expressando possível carência desse documento nesse espaço. Em acréscimo, poucas produções localizadas utilizam a nomenclatura “relação” ou “relações sociais”, termos essenciais à discussão do tema da pesquisa desenvolvida. Realizou-se, também, a análise documental do PPP de uma creche orientada pelos eixos: Conceito de homem e de criança, atuação docente e lugar da cultura tendo em vista o processo de humanização. Os resultados apontam para o valor da formação teórica de professores e educadores orientada por um PPP baseado em conhecimentos científicos norteadores da atuação pedagógica, processo capaz de promover a composição de uma cultura escolar permeada por relações humanizadoras, nas quais a criança seja capaz de se relacionar com outras pessoas e com a cultura. Desses estudos, derivaram as seguintes implicações: a necessária unidade do T.R.E.M. (tempos, relações, espaços e materiais) como elemento central do currículo; a concretização de relações humanas visando o desenvolvimento das atividades dominantes; a criação de necessidades humanizadoras nos bebês, provocando neles aprendizagens cada vez mais sofisticadas e a essencialidade da participação ativa de toda a comunidade escolar na elaboração e apropriação do PPP. Os estudos realizados evidenciaram a tese de que o Projeto Político-Pedagógico fundamentado cientificamente e apropriado por todos os Professores e Educadores pode orientar a proposição de uma organização escolar que, em sua riqueza e complexidade, efetivamente provoque diferentes relações sociais humanizadoras entre os bebês e crianças pequeninas e deles com os adultos.
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A pesquisa inscreve-se como investigação teórica fundamentada nos preceitos da Teoria Histórico-Cultural, em resposta ao problema: de acordo com os conhecimentos científicos e o, como as relações sociais vividas na creche podem favorecer o desenvolvimento humano de bebês e das crianças pequeninas? A partir dele, derivou-se o objetivo geral do estudo: compreender e analisar fundamentos científicos produzidos na área bem como os princípios teóricos apresentados no PPP de uma creche no que diz respeito à forma como é planejada a sua organização, no que tange aos seus tempos, espaços, materiais e situações. Para efetivação do estudo, diferentes ações metodológicas efetivaram-se. A primeira envolveu a busca e a reunião de dissertações, teses e artigos produzidos entre 2009 a 2021, com foco no PPP da creche, considerando relações humanas desenvolvidas nesse espaço. A segunda envolveu leitura e sistematização dos trabalhos escolhidos. Como resultado, constatou-se um número pequeno de trabalhos relativos ao PPP na creche, expressando possível carência desse documento nesse espaço. Em acréscimo, poucas produções localizadas utilizam a nomenclatura “relação” ou “relações sociais”, termos essenciais à discussão do tema da pesquisa desenvolvida. Realizou-se, também, a análise documental do PPP de uma creche orientada pelos eixos: Conceito de homem e de criança, atuação docente e lugar da cultura tendo em vista o processo de humanização. Os resultados apontam para o valor da formação teórica de professores e educadores orientada por um PPP baseado em conhecimentos científicos norteadores da atuação pedagógica, processo capaz de promover a composição de uma cultura escolar permeada por relações humanizadoras, nas quais a criança seja capaz de se relacionar com outras pessoas e com a cultura. Desses estudos, derivaram as seguintes implicações: a necessária unidade do T.R.E.M. (tempos, relações, espaços e materiais) como elemento central do currículo; a concretização de relações humanas visando o desenvolvimento das atividades dominantes; a criação de necessidades humanizadoras nos bebês, provocando neles aprendizagens cada vez mais sofisticadas e a essencialidade da participação ativa de toda a comunidade escolar na elaboração e apropriação do PPP. Os estudos realizados evidenciaram a tese de que o Projeto Político-Pedagógico fundamentado cientificamente e apropriado por todos os Professores e Educadores pode orientar a proposição de uma organização escolar que, em sua riqueza e complexidade, efetivamente provoque diferentes relações sociais humanizadoras entre os bebês e crianças pequeninas e deles com os adultos.This thesis is the result of doctoral research carried out at the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Philosophy and Sciences, Unesp, Marília Campus, as part of the Study and Research Group on Teaching in Early Childhood Education - Gepedei. It is based on the understanding that a nursery school aimed at the fullness of children's human development carries out scientifically-based didactic actions, based on its Pedagogical Political Project (PPP). These actions are aimed at promoting humanizing social relationships between babies and between babies and adults. The research is a theoretical investigation based on the precepts of the Historical-Cultural Theory, in response to the problem: according to scientific knowledge and the Pedagogical Political Project of a nursery school, can the social relationships experienced in the nursery favor the human development of babies and young children? This led to the general objective of the study: to understand and analyse the scientific foundations produced in the field, as well as the theoretical principles presented in the PPP of a nursery school, with regard to the way its organization is planned, in terms of its times, spaces, materials and situations, considering its potential for achieving social relationships that are favourable to the human development of babies and young children. In order to carry out the study, different methodological actions took place. The first involved searching for and gathering dissertations, theses and articles produced between 2009 and 2021, focusing on the PPP of daycare centers, considering the human relationships developed in this space. The second involved reading and systematizing the chosen works. As a result, we found a small number of works on the PPP in daycare centers, expressing a possible lack of this document in this space. In addition, few of the studies found use the nomenclature "relationship" or "social relations", terms that are essential to the discussion of the research topic. A documentary analysis of the PPP of a nursery school was also carried out, guided by the following axes: the concept of man and the child, teacher performance and the place of culture in the process of humanization. The results point to the value of the theoretical training of teachers and educators guided by a PPP based on scientific knowledge that guides pedagogical action, a process capable of promoting the composition of a school culture permeated by humanizing relationships, in which the child is able to relate to other people and to culture. The following implications emerged from these studies: the necessary unity of the T.R.E.M. (times, relationships, spaces and materials) as a central element of the curriculum; the realization of human relationships aimed at the development of dominant activities; the creation of humanizing needs in babies, provoking increasingly sophisticated learning in them and the essentiality of the active participation of the entire school community in drawing up and appropriating the PPP. The studies carried out revealed the thesis that didactic planning, development and evaluation actions in nursery schools are based on scientific principles expressed in the PPP, guiding the proposition of a school organization capable of provoking humanizing social relationships between babies and young children, and between them and adults, which are essential for the formation and development of more harmonious intelligences and personalitiesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]Pereira, Marcelo Campos2024-03-19T12:54:31Z2024-03-19T12:54:31Z2024-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEREIRA, Marcelo Campos. Projeto político-pedagógico de uma creche: contexto para relações humanizadoras. 2024. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25432533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254325Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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