A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Danielle Vieira Aquino [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67947
Resumo: A monografia trata sobre a perspectiva de residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das práticas pedagógicas na creche. Considera como sujeitos de pesquisa três residentes que realizaram a disciplina de residência pedagógica no berçário, com crianças de um ano e nove meses à três anos. O trabalho tem por objetivo analisar o entendimento das três residentes acerca das práticas pedagógicas dirigidas às crianças nessa faixa etária. Como metodologia de trabalho realizamos entrevistas semi estruturadas com as residentes e um estudo das postagens diárias de um blog onde estas escreviam durante o período que cursavam a disciplina. A família e a infância das residentes, bem como o convívio com os familiares e amigos nesse período e suas condições de vida informam muito sobre como elas se constituíram e fizeram escolhas ao longo da vida. Essas instâncias influenciaram ainda na sua escolha profissional. Quanto ao berçário, as residentes retomam a todo momento suas experiências pessoais, profissionais e seus conhecimentos adquiridos na UNIFESP para fundamentar e analisar seu percurso de residência pedagógica. Da mesma forma, ao falar de crianças, as residentes retomam elementos da infância, de sua família, de sua escolha profissional, de seus conhecimentos sobre berçário e dos saberes aprendidos no curso de pedagogia. Todos esses elementos colaboram de maneira muito particular para cada uma delas, construindo seus próprios conhecimentos e valores acerca das práticas pedagógicas. O trabalho espera apresentar fatores que constituem e formam a prática pedagógica com crianças pequenas a partir dos relatos das residentes, contribuindo não só para a formação de futuros profissionais da educação como para a melhoria da qualidade no trabalho com crianças de zero a três anos.
id UFSP_6f13f38141e68f75e50b0ae03e0c1279
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67947
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Marques, Danielle Vieira Aquino [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/1252047337747190http://lattes.cnpq.br/4068785397717343Müller, Fernanda [UNIFESP]2023-06-07T14:12:34Z2023-06-07T14:12:34Z2010MARQUES, Danielle Vieira Aquino. A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.https://repositorio.unifesp.br/11600/67947MARQUES, D.V.A. TCC.pdfA monografia trata sobre a perspectiva de residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das práticas pedagógicas na creche. Considera como sujeitos de pesquisa três residentes que realizaram a disciplina de residência pedagógica no berçário, com crianças de um ano e nove meses à três anos. O trabalho tem por objetivo analisar o entendimento das três residentes acerca das práticas pedagógicas dirigidas às crianças nessa faixa etária. Como metodologia de trabalho realizamos entrevistas semi estruturadas com as residentes e um estudo das postagens diárias de um blog onde estas escreviam durante o período que cursavam a disciplina. A família e a infância das residentes, bem como o convívio com os familiares e amigos nesse período e suas condições de vida informam muito sobre como elas se constituíram e fizeram escolhas ao longo da vida. Essas instâncias influenciaram ainda na sua escolha profissional. Quanto ao berçário, as residentes retomam a todo momento suas experiências pessoais, profissionais e seus conhecimentos adquiridos na UNIFESP para fundamentar e analisar seu percurso de residência pedagógica. Da mesma forma, ao falar de crianças, as residentes retomam elementos da infância, de sua família, de sua escolha profissional, de seus conhecimentos sobre berçário e dos saberes aprendidos no curso de pedagogia. Todos esses elementos colaboram de maneira muito particular para cada uma delas, construindo seus próprios conhecimentos e valores acerca das práticas pedagógicas. O trabalho espera apresentar fatores que constituem e formam a prática pedagógica com crianças pequenas a partir dos relatos das residentes, contribuindo não só para a formação de futuros profissionais da educação como para a melhoria da qualidade no trabalho com crianças de zero a três anos.The paper deals with the perspective of School of Education students, at Federal University of São Paulo/Guarulhos Campus, about the early childhood education pedagogical practices. It considers as research subjects three students who attended the practical course on early childhood education with children aged from one year and nine months to three years. The work aims to analyze the understanding of these three students on the pedagogical practices planned to this children group. As methodology we developed semi-structured interviews and a study of blog daily posts where the students wrote during the period who attended the course. The family and children of these students, as well as socialization in the family and friends groups during their childhood and their conditions of life inform immensely about how they made choices throughout life course. These instances influenced in their occupation choice. Regarding the early childhood education, the students considered their personal experiences and professional knowledge acquired at UNIFESP to analyzed their experience with teaching. Likewise, when speaking of children, students incorporated elements of childhood, their family, their career choice, their knowledge of early childhood education and the knowledge learned at UNIFESP. All these elements work together in a special way for each of them, building their own knowledge and values about pedagogical practices. The work aims to present results that constitute and form the pedagogic practice with small children considering the students` views, contributing not only for future teachers` training, but also for the improvement of young children`s education.65 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação infantilCrecheResidência PedagógicaEarly Childhood EducationNurserySchool of EducationA perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na crecheThe Federal University of São Paulo/Guarulhos Campus Education School students` views on early childhood education pedagogical practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679472023-06-07 11:12:34.977metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67947Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:34Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Federal University of São Paulo/Guarulhos Campus Education School students` views on early childhood education pedagogical practices
title A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche
spellingShingle A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche
Marques, Danielle Vieira Aquino [UNIFESP]
Educação infantil
Creche
Residência Pedagógica
Early Childhood Education
Nursery
School of Education
title_short A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche
title_full A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche
title_fullStr A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche
title_full_unstemmed A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche
title_sort A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche
author Marques, Danielle Vieira Aquino [UNIFESP]
author_facet Marques, Danielle Vieira Aquino [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1252047337747190
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4068785397717343
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Danielle Vieira Aquino [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Müller, Fernanda [UNIFESP]
contributor_str_mv Müller, Fernanda [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Creche
Residência Pedagógica
topic Educação infantil
Creche
Residência Pedagógica
Early Childhood Education
Nursery
School of Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Early Childhood Education
Nursery
School of Education
description A monografia trata sobre a perspectiva de residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das práticas pedagógicas na creche. Considera como sujeitos de pesquisa três residentes que realizaram a disciplina de residência pedagógica no berçário, com crianças de um ano e nove meses à três anos. O trabalho tem por objetivo analisar o entendimento das três residentes acerca das práticas pedagógicas dirigidas às crianças nessa faixa etária. Como metodologia de trabalho realizamos entrevistas semi estruturadas com as residentes e um estudo das postagens diárias de um blog onde estas escreviam durante o período que cursavam a disciplina. A família e a infância das residentes, bem como o convívio com os familiares e amigos nesse período e suas condições de vida informam muito sobre como elas se constituíram e fizeram escolhas ao longo da vida. Essas instâncias influenciaram ainda na sua escolha profissional. Quanto ao berçário, as residentes retomam a todo momento suas experiências pessoais, profissionais e seus conhecimentos adquiridos na UNIFESP para fundamentar e analisar seu percurso de residência pedagógica. Da mesma forma, ao falar de crianças, as residentes retomam elementos da infância, de sua família, de sua escolha profissional, de seus conhecimentos sobre berçário e dos saberes aprendidos no curso de pedagogia. Todos esses elementos colaboram de maneira muito particular para cada uma delas, construindo seus próprios conhecimentos e valores acerca das práticas pedagógicas. O trabalho espera apresentar fatores que constituem e formam a prática pedagógica com crianças pequenas a partir dos relatos das residentes, contribuindo não só para a formação de futuros profissionais da educação como para a melhoria da qualidade no trabalho com crianças de zero a três anos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Danielle Vieira Aquino. A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67947
dc.identifier.file.none.fl_str_mv MARQUES, D.V.A. TCC.pdf
identifier_str_mv MARQUES, Danielle Vieira Aquino. A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
MARQUES, D.V.A. TCC.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764266916282368