Impactos da pandemia de COVID-19 no ensino de Geografia: a vivência escolar de uma PEI pós-ensino não presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Guilherme Camacho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238739
Resumo: O presente trabalho pretende analisar os impactos da pandemia de COVID-19 sobre o Ensino de Geografia, em específico as turmas de 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro-SP. A instituição está inserida no Programa de Ensino Integral (PEI) e detém a maior avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2021. Dessa maneira, objetivamos compreender e analisar como a escola se organizou durante o período de ensino não presencial e durante a retomada presencial, em especial no que se refere ao conteúdo curricular da Geografia escolar. Buscou-se identificar as dificuldades e possibilidades de aprendizagem, as metodologias pedagógicas utilizadas, o modo como ocorreu a prática docente, os meios criados para suprir as diversas problemáticas, com base na percepção docente. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da revisão bibliográfica, análise documental, e pesquisa empírica empregando instrumentos para a coleta de dados (questionário estruturado e entrevista semi-estruturada), direcionados aos profissionais da educação de uma única escola do município.
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