O professor coordenador e sua atuação diante das avaliações em larga escala: um estudo nas redes Estadual Paulista e Municipal Rio-Clarense de Educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191393 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo central compreender a atuação do professor coordenador nas escolas públicas das redes Estadual Paulista e Municipal Rio-Clarense de Educação, diante da implementação e focalização das avaliações em larga escala no Brasil a partir da década de 1990, buscando evidenciar as semelhanças e diferenças entre estas duas redes. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa que se deu inicialmente através de um levantamento de teses e dissertações a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a fim de mapear as produções científicas relacionadas ao trabalho do professor coordenador no contexto das redes Estadual e Municipal de Educação. Em seguida, realizamos um levantamento a partir dos documentos que dispõem sobre a função de professor coordenador no Brasil, no estado de São Paulo e no município de Rio Claro, sendo eles: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 4.024/61, LDB 5.692/71 e LDB 9.394/96, Resoluções SE 28/96, SE 76/97, SE 35/00 e SE 88/07, além da Lei 2.081/86 e Lei Complementar 024/07. Por fim, realizamos entrevistas semiestruturadas com dois professores coordenadores atuantes de cada uma dessas redes, em escolas definidas de acordo com critérios previamente estabelecidos e as analisamos com base na metodologia da análise de conteúdo apresentada por Bardin (2010). A análise dos dados levantados nos permite afirmar que a função do professor coordenador se altera ao longo de sua história, tendo hoje atribuições voltadas prioritariamente para a melhoria do desempenho das escolas nas avaliações externas. Também é possível afirmar que apesar de uma concepção formativa e articuladora da função, as professoras coordenadoras entrevistadas têm sua atuação voltada para o cumprimento de diretrizes delimitadas pelas Diretorias de Ensino e Secretarias de Educação, postergando os interesses das equipes docentes. |
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O professor coordenador e sua atuação diante das avaliações em larga escala: um estudo nas redes Estadual Paulista e Municipal Rio-Clarense de EducaçãoThe teacher coordinator and your acting on large-scale evaluations: a study in Paulista Stadual and Rio-Clarense Municipal Education networksProfessor coordenadorAvaliações em larga escalaPolíticas educacionaisTeacher coordinatorEvaluations in large scaleEducational policiesEsta pesquisa teve como objetivo central compreender a atuação do professor coordenador nas escolas públicas das redes Estadual Paulista e Municipal Rio-Clarense de Educação, diante da implementação e focalização das avaliações em larga escala no Brasil a partir da década de 1990, buscando evidenciar as semelhanças e diferenças entre estas duas redes. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa que se deu inicialmente através de um levantamento de teses e dissertações a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a fim de mapear as produções científicas relacionadas ao trabalho do professor coordenador no contexto das redes Estadual e Municipal de Educação. Em seguida, realizamos um levantamento a partir dos documentos que dispõem sobre a função de professor coordenador no Brasil, no estado de São Paulo e no município de Rio Claro, sendo eles: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 4.024/61, LDB 5.692/71 e LDB 9.394/96, Resoluções SE 28/96, SE 76/97, SE 35/00 e SE 88/07, além da Lei 2.081/86 e Lei Complementar 024/07. Por fim, realizamos entrevistas semiestruturadas com dois professores coordenadores atuantes de cada uma dessas redes, em escolas definidas de acordo com critérios previamente estabelecidos e as analisamos com base na metodologia da análise de conteúdo apresentada por Bardin (2010). A análise dos dados levantados nos permite afirmar que a função do professor coordenador se altera ao longo de sua história, tendo hoje atribuições voltadas prioritariamente para a melhoria do desempenho das escolas nas avaliações externas. Também é possível afirmar que apesar de uma concepção formativa e articuladora da função, as professoras coordenadoras entrevistadas têm sua atuação voltada para o cumprimento de diretrizes delimitadas pelas Diretorias de Ensino e Secretarias de Educação, postergando os interesses das equipes docentes.The main objective of this research was to understand the acting of teacher coordinator in the public schools of the Paulista Stadual and Rio-Clarense Municipal Education networks face of large-scale evaluations implemented in Brazil from the 1990s, seeking to highlight similarities and differences between these two networks. For this, we conducted a qualitative research that initially took place through a survey of theses and dissertations from the Bank of Theses and Dissertations of CAPES, in order to map the scientific productions related to the work of the teacher coordinator in the context of the Stadual and Municipal Education networks. Then, we conducted a survey from the documents that provide the role of teacher coordinator in Brazil, in the state of Sao Paulo and the city of Rio Claro, which are: Law of Guidelines and Bases of National Education – LDB 4.024/61, LDB 5.692/71 and LDB 9.394/96, Resolutions SE 28/96, SE 76/97, SE 35/00 and SE 88/07, besides the Law 2.081/86 and Supplementary Law 024/07. Finally, we conducted semi-structured interviews with two teachers coordinator acting from these networks, in schools defined according to previously established criteria and analyzed them based on the content analysis methodology presented by Bardin (2010). The analysis of the data raised allows us to say that the role of the teacher coordinator changes throughout your history, having today attributions focused primarily on improving the performance of schools in external evaluations. It is also possible to affirm that in spite of a formative and articulating conception of the function, the teachers coordinator interviewed have their performance focused on the achievement of guidelines delimited by the Teaching Directories and Education Secretaries, postponing the interests of the teaching teams.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Landim, Vanessa2020-01-21T17:53:43Z2020-01-21T17:53:43Z2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19139300092842333004137064P268830755646002770000-0003-1486-7396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:21:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191393Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:04.580013Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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