Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Alice [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101990
Resumo: Esta pesquisa analisou o uso de um texto paradidático, intitulado Nosso Universo, em aulas de Física em uma sala de 3ª série de educação para jovens e adultos, com o objetivo de avaliar as relações dialógicas entre professor e alunos mediadas pela utilização do referido texto. Assim, utilizamos como objeto de análise da presente pesquisa o discurso do professor enquanto mediador da interação alunos-texto, o discurso do aluno enquanto participante de um espaço dialógico de ensino-aprendizagem e a interação entre o professor, os alunos e o texto. Para tal, foram elaboradas duas categorias de análise visando a classificação das argumentações discentes e da intervenção docente provenientes desse contexto específico de sala de aula. A partir dessa classificação foi analisada a dinâmica estabelecida no decorrer da atividade enfocando-se a relação triádica professor/texto/aluno. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a relação triádica viabilizou que fossem trabalhados muitos conteúdos de forma contextualizada, bem como a interação entre diversos conceitos científicos, o que propiciou a aprendizagem significativa crítica por parte dos alunos. A atividade mediou ainda a articulação entre os aspectos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais, oferecendo condições para que o aluno possa atuar de forma crítica e reflexiva em seu meio social.
id UNSP_68f61fa3b30af6728fdb376a1d1a9b17
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101990
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aulaFísica - Estudo e ensinoLeituraTextos alternativosArgumentaçãoPhysics reading and teachingTeacher's discourseEsta pesquisa analisou o uso de um texto paradidático, intitulado Nosso Universo, em aulas de Física em uma sala de 3ª série de educação para jovens e adultos, com o objetivo de avaliar as relações dialógicas entre professor e alunos mediadas pela utilização do referido texto. Assim, utilizamos como objeto de análise da presente pesquisa o discurso do professor enquanto mediador da interação alunos-texto, o discurso do aluno enquanto participante de um espaço dialógico de ensino-aprendizagem e a interação entre o professor, os alunos e o texto. Para tal, foram elaboradas duas categorias de análise visando a classificação das argumentações discentes e da intervenção docente provenientes desse contexto específico de sala de aula. A partir dessa classificação foi analisada a dinâmica estabelecida no decorrer da atividade enfocando-se a relação triádica professor/texto/aluno. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a relação triádica viabilizou que fossem trabalhados muitos conteúdos de forma contextualizada, bem como a interação entre diversos conceitos científicos, o que propiciou a aprendizagem significativa crítica por parte dos alunos. A atividade mediou ainda a articulação entre os aspectos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais, oferecendo condições para que o aluno possa atuar de forma crítica e reflexiva em seu meio social.This is a study about a analysis of using a paradidactical text denominated Our Universe in Physics classes for young and adults, objecting to evaluate dialogical relations between teachers and students mediated by the text utilization. Thus, the analysis objects are the professor discourse that works as a mediator of student-book interaction, the student discourse while participating of a dialogical teaching-learning space and the interaction among the teacher, the students and the text. Two analysis categories were elaborated objecting to understand the students argumentation characteristics and the teacher intervention that occurs during a class and the dynamic established during the activities (classes) was analysed, focusing the interaction teacher/text/student. The results showed that this interaction possibilities to work many subjects in a contextualized and interacted way and a better critical apprenticeship for students. Scientific, technological, environmental and sociological aspects were articulated, offering conditions for a critical and reflexive actuation of the students in society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2005-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis270 f.application/pdfASSIS, Alice. Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula. 2005. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/101990000339189assis_a_dr_bauru.pdf33004056079P055223139248325200000-0001-7513-8336Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T06:27:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101990Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:12:49.642204Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula
title Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula
spellingShingle Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula
Assis, Alice [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Leitura
Textos alternativos
Argumentação
Physics reading and teaching
Teacher's discourse
title_short Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula
title_full Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula
title_fullStr Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula
title_full_unstemmed Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula
title_sort Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula
author Assis, Alice [UNESP]
author_facet Assis, Alice [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Leitura
Textos alternativos
Argumentação
Physics reading and teaching
Teacher's discourse
topic Física - Estudo e ensino
Leitura
Textos alternativos
Argumentação
Physics reading and teaching
Teacher's discourse
description Esta pesquisa analisou o uso de um texto paradidático, intitulado Nosso Universo, em aulas de Física em uma sala de 3ª série de educação para jovens e adultos, com o objetivo de avaliar as relações dialógicas entre professor e alunos mediadas pela utilização do referido texto. Assim, utilizamos como objeto de análise da presente pesquisa o discurso do professor enquanto mediador da interação alunos-texto, o discurso do aluno enquanto participante de um espaço dialógico de ensino-aprendizagem e a interação entre o professor, os alunos e o texto. Para tal, foram elaboradas duas categorias de análise visando a classificação das argumentações discentes e da intervenção docente provenientes desse contexto específico de sala de aula. A partir dessa classificação foi analisada a dinâmica estabelecida no decorrer da atividade enfocando-se a relação triádica professor/texto/aluno. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a relação triádica viabilizou que fossem trabalhados muitos conteúdos de forma contextualizada, bem como a interação entre diversos conceitos científicos, o que propiciou a aprendizagem significativa crítica por parte dos alunos. A atividade mediou ainda a articulação entre os aspectos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais, oferecendo condições para que o aluno possa atuar de forma crítica e reflexiva em seu meio social.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-21
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSIS, Alice. Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula. 2005. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/101990
000339189
assis_a_dr_bauru.pdf
33004056079P0
5522313924832520
0000-0001-7513-8336
identifier_str_mv ASSIS, Alice. Leitura, argumentação e ensino de física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula. 2005. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
000339189
assis_a_dr_bauru.pdf
33004056079P0
5522313924832520
0000-0001-7513-8336
url http://hdl.handle.net/11449/101990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 270 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129596082618368