DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Alice [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090204
http://hdl.handle.net/11449/213317
Resumo: This paper focuses the discursive dynamic analysis among pupils and teacher using an alternative text called Our Universe, in physics classes for young and adult people. A teaching episode about physics concepts discussion was used and the results showed that this text was potentially significant to pupils, who had their curiosity and interest increased, besides of their relating of discussed topics with previous knowledge. This fact associated to the teacher's interceding role, who assumed a dialogical approach, resulted in an easier students' significant critical leaning.
id UNSP_af75442d19ba7d8e3012a32de0ca11d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213317
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVODiscursive dynamic and the physics teaching: analysis of a teaching episode concerning an alternative text usephysics teachingreadingdiscourse.ensino de físicaleituraargumentação.This paper focuses the discursive dynamic analysis among pupils and teacher using an alternative text called Our Universe, in physics classes for young and adult people. A teaching episode about physics concepts discussion was used and the results showed that this text was potentially significant to pupils, who had their curiosity and interest increased, besides of their relating of discussed topics with previous knowledge. This fact associated to the teacher's interceding role, who assumed a dialogical approach, resulted in an easier students' significant critical leaning.Este artigo enfoca a análise da dinâmica discursiva entre alunos e professor mediados pelo uso de um texto alternativo intitulado Nosso Universo, em aulas de Física, em uma sala de educação de jovens e adultos. Para tal, é destacado um episódio de ensino cuja abordagem centra-se na discussão de conceitos físicos. Os resultados evidenciaram que o referido texto mostrou-se potencialmente significativo para os alunos, aguçando a curiosidade e o interesse dos mesmos, que relacionaram os conteúdos abordados com os seus conhecimentos prévios. Esse fator vinculado ao papel mediador do professor, que assumiu uma postura dialógica, resultou na facilitação da aprendizagem significativa crítica por parte dos estudantes.Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]2021-07-14T10:53:27Z2021-07-14T10:53:27Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article205-221application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090204Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 02, p. 205-221, 2007.1983-21171415-2150http://hdl.handle.net/11449/21331710.1590/1983-21172007090204S1983-21172007000200205S1983-21172007000200205.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213317Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:08:05.075710Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO
Discursive dynamic and the physics teaching: analysis of a teaching episode concerning an alternative text use
title DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO
spellingShingle DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO
Assis, Alice [UNESP]
physics teaching
reading
discourse.
ensino de física
leitura
argumentação.
title_short DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO
title_full DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO
title_fullStr DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO
title_full_unstemmed DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO
title_sort DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO
author Assis, Alice [UNESP]
author_facet Assis, Alice [UNESP]
Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
author_role author
author2 Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv physics teaching
reading
discourse.
ensino de física
leitura
argumentação.
topic physics teaching
reading
discourse.
ensino de física
leitura
argumentação.
description This paper focuses the discursive dynamic analysis among pupils and teacher using an alternative text called Our Universe, in physics classes for young and adult people. A teaching episode about physics concepts discussion was used and the results showed that this text was potentially significant to pupils, who had their curiosity and interest increased, besides of their relating of discussed topics with previous knowledge. This fact associated to the teacher's interceding role, who assumed a dialogical approach, resulted in an easier students' significant critical leaning.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2021-07-14T10:53:27Z
2021-07-14T10:53:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090204
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 02, p. 205-221, 2007.
1983-2117
1415-2150
http://hdl.handle.net/11449/213317
10.1590/1983-21172007090204
S1983-21172007000200205
S1983-21172007000200205.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090204
http://hdl.handle.net/11449/213317
identifier_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 02, p. 205-221, 2007.
1983-2117
1415-2150
10.1590/1983-21172007090204
S1983-21172007000200205
S1983-21172007000200205.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205-221
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129492971945984