DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090204 http://hdl.handle.net/11449/213317 |
Resumo: | This paper focuses the discursive dynamic analysis among pupils and teacher using an alternative text called Our Universe, in physics classes for young and adult people. A teaching episode about physics concepts discussion was used and the results showed that this text was potentially significant to pupils, who had their curiosity and interest increased, besides of their relating of discussed topics with previous knowledge. This fact associated to the teacher's interceding role, who assumed a dialogical approach, resulted in an easier students' significant critical leaning. |
id |
UNSP_af75442d19ba7d8e3012a32de0ca11d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/213317 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVODiscursive dynamic and the physics teaching: analysis of a teaching episode concerning an alternative text usephysics teachingreadingdiscourse.ensino de físicaleituraargumentação.This paper focuses the discursive dynamic analysis among pupils and teacher using an alternative text called Our Universe, in physics classes for young and adult people. A teaching episode about physics concepts discussion was used and the results showed that this text was potentially significant to pupils, who had their curiosity and interest increased, besides of their relating of discussed topics with previous knowledge. This fact associated to the teacher's interceding role, who assumed a dialogical approach, resulted in an easier students' significant critical leaning.Este artigo enfoca a análise da dinâmica discursiva entre alunos e professor mediados pelo uso de um texto alternativo intitulado Nosso Universo, em aulas de Física, em uma sala de educação de jovens e adultos. Para tal, é destacado um episódio de ensino cuja abordagem centra-se na discussão de conceitos físicos. Os resultados evidenciaram que o referido texto mostrou-se potencialmente significativo para os alunos, aguçando a curiosidade e o interesse dos mesmos, que relacionaram os conteúdos abordados com os seus conhecimentos prévios. Esse fator vinculado ao papel mediador do professor, que assumiu uma postura dialógica, resultou na facilitação da aprendizagem significativa crítica por parte dos estudantes.Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]2021-07-14T10:53:27Z2021-07-14T10:53:27Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article205-221application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090204Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 02, p. 205-221, 2007.1983-21171415-2150http://hdl.handle.net/11449/21331710.1590/1983-21172007090204S1983-21172007000200205S1983-21172007000200205.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213317Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:08:05.075710Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO Discursive dynamic and the physics teaching: analysis of a teaching episode concerning an alternative text use |
title |
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO |
spellingShingle |
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO Assis, Alice [UNESP] physics teaching reading discourse. ensino de física leitura argumentação. |
title_short |
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO |
title_full |
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO |
title_fullStr |
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO |
title_full_unstemmed |
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO |
title_sort |
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO |
author |
Assis, Alice [UNESP] |
author_facet |
Assis, Alice [UNESP] Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Alice [UNESP] Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
physics teaching reading discourse. ensino de física leitura argumentação. |
topic |
physics teaching reading discourse. ensino de física leitura argumentação. |
description |
This paper focuses the discursive dynamic analysis among pupils and teacher using an alternative text called Our Universe, in physics classes for young and adult people. A teaching episode about physics concepts discussion was used and the results showed that this text was potentially significant to pupils, who had their curiosity and interest increased, besides of their relating of discussed topics with previous knowledge. This fact associated to the teacher's interceding role, who assumed a dialogical approach, resulted in an easier students' significant critical leaning. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2021-07-14T10:53:27Z 2021-07-14T10:53:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090204 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 02, p. 205-221, 2007. 1983-2117 1415-2150 http://hdl.handle.net/11449/213317 10.1590/1983-21172007090204 S1983-21172007000200205 S1983-21172007000200205.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090204 http://hdl.handle.net/11449/213317 |
identifier_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 02, p. 205-221, 2007. 1983-2117 1415-2150 10.1590/1983-21172007090204 S1983-21172007000200205 S1983-21172007000200205.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
205-221 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129492971945984 |