Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/103701 |
Resumo: | A arte contemporânea apresenta-se como palco de experimentações e intensificação de estratégias de elaboração estética que promovem o questionamento e a problematização do fazer artístico. Dentre os inúmeros recursos que engendram esse desafio, destaca-se aqui a gaucherie, procedimento discutido pelo crítico Roland Barthes e que atua com um viés crítico e irônico, atribuindo ao objeto artístico um proposital aspecto de “rebaixamento”, ou, como o prório nome sugere, um caráter de “desvio” por ser “canhoto”, “torto”, e, por extensão, aparentemente “desajustado”, “mal feito”. Nesse sentido, esta tese discute especificamente o funcionamento da gaucherie na literatura, buscando evidenciar que essa sensação de “desvio” ou “rebaixamento” é atingida a partir de um trabalho com a linguagem calcado na exploração da fala coloquial, do discurso do senso comum, de imagens que assimilam as categorias contra-sublimes, como o grotesco, o kitsch, o mau gosto e as manifestações do riso (comicidade, paródia, carnavalização), dentre outros recursos. Para tanto, são analisados textos dos autores brasileiros Dalton Trevisan e Hilda Hilst, e dos portugueses José Cardoso Pires e Adília Lopes. Tais obras revelam tratar-se de um procedimento marcado pela extrema consciência na inserção desses aspectos, o que culmina em um movimento autorreferencial, pois a obra expõe à discussão o seus próprios mecanismos de construção. Com isso, são gerados curiosos efeitos de ironia, visto que o texto convida o leitor a lançar um olhar crítico e sintonizado com o modo peculiar como essas produções leem a própria arte, relativizando as noções pré-concebidas acerca do fazer literário |
id |
UNSP_69028aa65977942c89b6194144b26788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/103701 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneosLiteratura comparada - Brasileira e portuguesa - História e críticaEscritores contemporâneos - Crítica e interpretaçãoContemporary literatureGaucherieCounter-sublime categoriesIronySelf- awareness and auto-referentialityBrazilian literature and Portuguese literatureA arte contemporânea apresenta-se como palco de experimentações e intensificação de estratégias de elaboração estética que promovem o questionamento e a problematização do fazer artístico. Dentre os inúmeros recursos que engendram esse desafio, destaca-se aqui a gaucherie, procedimento discutido pelo crítico Roland Barthes e que atua com um viés crítico e irônico, atribuindo ao objeto artístico um proposital aspecto de “rebaixamento”, ou, como o prório nome sugere, um caráter de “desvio” por ser “canhoto”, “torto”, e, por extensão, aparentemente “desajustado”, “mal feito”. Nesse sentido, esta tese discute especificamente o funcionamento da gaucherie na literatura, buscando evidenciar que essa sensação de “desvio” ou “rebaixamento” é atingida a partir de um trabalho com a linguagem calcado na exploração da fala coloquial, do discurso do senso comum, de imagens que assimilam as categorias contra-sublimes, como o grotesco, o kitsch, o mau gosto e as manifestações do riso (comicidade, paródia, carnavalização), dentre outros recursos. Para tanto, são analisados textos dos autores brasileiros Dalton Trevisan e Hilda Hilst, e dos portugueses José Cardoso Pires e Adília Lopes. Tais obras revelam tratar-se de um procedimento marcado pela extrema consciência na inserção desses aspectos, o que culmina em um movimento autorreferencial, pois a obra expõe à discussão o seus próprios mecanismos de construção. Com isso, são gerados curiosos efeitos de ironia, visto que o texto convida o leitor a lançar um olhar crítico e sintonizado com o modo peculiar como essas produções leem a própria arte, relativizando as noções pré-concebidas acerca do fazer literárioComtenporary Art presents itself as a stage for experimentations and intensification of strategies of aesthetic elaboration that promote the questioning of artistic manifestation and make it problematic. Among the innumerable resources that engender this challenge, here we emphasize gaucherie, a procedure that is discussed by the critic Roland Barthes and acts as a critical and ironic bias, attributing to the artistic object an intentional aspect of “lowering”, or, as the name itself suggests, a character of “deviation” because it is “left-handed”, “crooked”, and, by extension, apparently “maladjusted”, “rough”. Accordingly, this thesis specifically discusses how gaucherie works in literature, trying to make evident that this sensation of “deviation” or “lowering” is achieved as a result of a work with language based on the exploration of colloquial speech, the common sense discourse, images that assimilate the counter-sublime categories, such as the grotesque, kitsch, bad taste and the manifestations of laughter (comicality, parody, carnivalization), among other resources. In order to do so, texts written by the Brazilian authors Dalton Trevisan and Hilda Hilst and by the Portuguese authors José Cardoso Pires and Adília Lopes are analyzed. Such literary works reveal it is a process marked by the extreme awareness in the insertion of these aspects, which culminates in a self-referential movement, for the literary work introduces to discussion its own construction mechanisms. Thus, curious effects of irony are created, given that the text invites the reader to cast a critical eye to it, a critical look that is in tune with the peculiar way in which these productions read their own art, making relative the preconceived notions about literary manifestationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Piteri, Sônia Helena de Oliveira Raymundo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP]2014-06-11T19:32:49Z2014-06-11T19:32:49Z2010-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 f. : il. color.application/pdfALEIXO, Olinda Cristina Martins. Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos. 2010. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/103701000624001aleixo_ocm_dr_sjrp.pdf33004153015P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T06:05:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103701Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:45.848871Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos |
title |
Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos |
spellingShingle |
Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP] Literatura comparada - Brasileira e portuguesa - História e crítica Escritores contemporâneos - Crítica e interpretação Contemporary literature Gaucherie Counter-sublime categories Irony Self- awareness and auto-referentiality Brazilian literature and Portuguese literature |
title_short |
Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos |
title_full |
Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos |
title_fullStr |
Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos |
title_full_unstemmed |
Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos |
title_sort |
Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos |
author |
Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP] |
author_facet |
Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piteri, Sônia Helena de Oliveira Raymundo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura comparada - Brasileira e portuguesa - História e crítica Escritores contemporâneos - Crítica e interpretação Contemporary literature Gaucherie Counter-sublime categories Irony Self- awareness and auto-referentiality Brazilian literature and Portuguese literature |
topic |
Literatura comparada - Brasileira e portuguesa - História e crítica Escritores contemporâneos - Crítica e interpretação Contemporary literature Gaucherie Counter-sublime categories Irony Self- awareness and auto-referentiality Brazilian literature and Portuguese literature |
description |
A arte contemporânea apresenta-se como palco de experimentações e intensificação de estratégias de elaboração estética que promovem o questionamento e a problematização do fazer artístico. Dentre os inúmeros recursos que engendram esse desafio, destaca-se aqui a gaucherie, procedimento discutido pelo crítico Roland Barthes e que atua com um viés crítico e irônico, atribuindo ao objeto artístico um proposital aspecto de “rebaixamento”, ou, como o prório nome sugere, um caráter de “desvio” por ser “canhoto”, “torto”, e, por extensão, aparentemente “desajustado”, “mal feito”. Nesse sentido, esta tese discute especificamente o funcionamento da gaucherie na literatura, buscando evidenciar que essa sensação de “desvio” ou “rebaixamento” é atingida a partir de um trabalho com a linguagem calcado na exploração da fala coloquial, do discurso do senso comum, de imagens que assimilam as categorias contra-sublimes, como o grotesco, o kitsch, o mau gosto e as manifestações do riso (comicidade, paródia, carnavalização), dentre outros recursos. Para tanto, são analisados textos dos autores brasileiros Dalton Trevisan e Hilda Hilst, e dos portugueses José Cardoso Pires e Adília Lopes. Tais obras revelam tratar-se de um procedimento marcado pela extrema consciência na inserção desses aspectos, o que culmina em um movimento autorreferencial, pois a obra expõe à discussão o seus próprios mecanismos de construção. Com isso, são gerados curiosos efeitos de ironia, visto que o texto convida o leitor a lançar um olhar crítico e sintonizado com o modo peculiar como essas produções leem a própria arte, relativizando as noções pré-concebidas acerca do fazer literário |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-09 2014-06-11T19:32:49Z 2014-06-11T19:32:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALEIXO, Olinda Cristina Martins. Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos. 2010. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010. http://hdl.handle.net/11449/103701 000624001 aleixo_ocm_dr_sjrp.pdf 33004153015P2 |
identifier_str_mv |
ALEIXO, Olinda Cristina Martins. Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos. 2010. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010. 000624001 aleixo_ocm_dr_sjrp.pdf 33004153015P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/103701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
205 f. : il. color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128576191463424 |