Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo Leminski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvelli, Keissy Guariento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252358
Resumo: A tese aqui apresentada consiste na defesa da existência de um método crítico no ensaísmo de Paulo Leminski (1944-1989) latente ao longo das três fases literárias que o constitui e que se realiza com maior êxito na publicação de Ensaios e anseios crípticos (2012), obra editada pela Editora da Unicamp e que seguiu os critérios utilizados pelo próprio poeta quando projetou a publicação dos ensaios em dois volumes: Anseios crípticos (anseios teóricos): peripécias de um investigador do sentido no torvelinho das formas e das ideias (1986) e Anseios crípticos 2 (2001). O pressuposto que se mostrou fecundo, portanto, é o de que o ensaísmo em Paulo Leminski torna manifesto um intérprete interessado em ser um “pensador selvagem”, dotado da capacidade de “atacar para todos os lados” prevendo somente os lucros resultantes de um pensamento em constante movimento de sístoles e diástoles. Por isso, faz de sua crítica um espaço poliédrico: ora pretende “ensinar uns raciocínios, uns conceitos, para um público maior e não sofisticado”; ora formula a utopia de uma “Itaipu poética” (LEMINSKI, 2012, p. 335); ora traz à tona interpretações sobre categorias literárias como “novo”, “poesia de criação e poesia de comunicação”, “leitor” e “vanguarda”. Uma questão axial transpassa todas essas reflexões: a natureza e função social da poesia e do poeta no contexto da geração 70. A partir dessa hipótese, verificou-se que tal inquietação é constante ao longo da vida literária de Paulo Leminski e está estruturada nos ensaios, nos ensaios-poemas e nos “minifestos” – gêneros em que expressa sua crítica – por uma visão filosófica e histórica, uma linguagem sintética, cortante e poética e por um tom que oscila entre o bem-humorado, o ácido e o melancólico. Portanto, verificou-se que o ensaio é um gênero fundamental praticado por Paulo Leminski ao longo de suas três fases, tendo sido suporte – com estilo, linguagem e forma própria – para a formulação de suas maiores obsessões relacionadas ao campo da Literatura e do seu próprio fazer literário.
id UNSP_6a736b5dc29ef942393ab7fa23a159a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252358
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo LeminskiTheoretical anguishes of a savage thinker: the social role of poetry in Leminski’s essaysLeminski, Paulo, 1944-1989 - Crítica e interpretaçãoLiteratura brasileira - História e críticaPoesia brasileiraEnsaio críticoBrazilian literature - History and criticismBrazilian poetryCritical essayA tese aqui apresentada consiste na defesa da existência de um método crítico no ensaísmo de Paulo Leminski (1944-1989) latente ao longo das três fases literárias que o constitui e que se realiza com maior êxito na publicação de Ensaios e anseios crípticos (2012), obra editada pela Editora da Unicamp e que seguiu os critérios utilizados pelo próprio poeta quando projetou a publicação dos ensaios em dois volumes: Anseios crípticos (anseios teóricos): peripécias de um investigador do sentido no torvelinho das formas e das ideias (1986) e Anseios crípticos 2 (2001). O pressuposto que se mostrou fecundo, portanto, é o de que o ensaísmo em Paulo Leminski torna manifesto um intérprete interessado em ser um “pensador selvagem”, dotado da capacidade de “atacar para todos os lados” prevendo somente os lucros resultantes de um pensamento em constante movimento de sístoles e diástoles. Por isso, faz de sua crítica um espaço poliédrico: ora pretende “ensinar uns raciocínios, uns conceitos, para um público maior e não sofisticado”; ora formula a utopia de uma “Itaipu poética” (LEMINSKI, 2012, p. 335); ora traz à tona interpretações sobre categorias literárias como “novo”, “poesia de criação e poesia de comunicação”, “leitor” e “vanguarda”. Uma questão axial transpassa todas essas reflexões: a natureza e função social da poesia e do poeta no contexto da geração 70. A partir dessa hipótese, verificou-se que tal inquietação é constante ao longo da vida literária de Paulo Leminski e está estruturada nos ensaios, nos ensaios-poemas e nos “minifestos” – gêneros em que expressa sua crítica – por uma visão filosófica e histórica, uma linguagem sintética, cortante e poética e por um tom que oscila entre o bem-humorado, o ácido e o melancólico. Portanto, verificou-se que o ensaio é um gênero fundamental praticado por Paulo Leminski ao longo de suas três fases, tendo sido suporte – com estilo, linguagem e forma própria – para a formulação de suas maiores obsessões relacionadas ao campo da Literatura e do seu próprio fazer literário.The thesis here presented is a defense of the existence of a critical method in the essays of Paulo Leminski (1944-1989), which is latent throughout three literary periods, but becomes fully realized by the Ensaios e anseios crípticos (2021), a work edited by Unicamp following a set of criterias used by the poet himself, when projected the essays publication in two volumes: Anseios crípticos (anseios teóricos): peripécias de um investigador do sentido no torvelinho das formas e ideias (1986) and Anseios Crípticos 2 (2001). What comes out of this research assumption is that Leminki’s essays become manifest an interpreter interested in being a “savage thinker”, one able to “attack by all the sides”, predicting a surplus resulting from a thinking characterized by its constant movement of systole and diástole. Therefore making his critique a polyhedral space: in a moment, his intent is to “teach some of the reasonings, some of the concepts to a wider, but uneducated public”; in other, he formulates the utopia of a “Itaipu poética” (LEMINSKI, 2012, p. 335); he also taps into interpretations concerning literary categories such as “the new”, “the poetry of creation e the poetry of communication”, “reader”, “vanguard”. One central question goes through all these reflections: the nature and social role of poetry and the poet in the context of the Geração 70. Coming from this hypothesis, we verified that these aspirations are of a constant presence throughout Leminski’s literary life, taking proper structure in his essays, poem-essays and in the “minifestos” - genre where he expresses his critical remarks - for a philosophical and historical outlook, a synthetic language, biting and poetic, and by a mood which oscillates between humor, acidness and melancholy. This thesis affirms that the essay is a fundamental genre practiced by Paulo Leminski through his three literary periods, having been a ground - with style, language and a form of his own - to the formulation of his major obsessions in literature and its doing.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.432679/2019-0188887. 570180/202-00CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antunes, Benedito [UNESP]Silvestre, Osvaldo ManuelCarvelli, Keissy Guariento2024-01-04T11:26:07Z2024-01-04T11:26:07Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25235884150166584838540000-0003-2160-9782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-15T18:08:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252358Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:01:20.862971Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo Leminski
Theoretical anguishes of a savage thinker: the social role of poetry in Leminski’s essays
title Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo Leminski
spellingShingle Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo Leminski
Carvelli, Keissy Guariento
Leminski, Paulo, 1944-1989 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira - História e crítica
Poesia brasileira
Ensaio crítico
Brazilian literature - History and criticism
Brazilian poetry
Critical essay
title_short Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo Leminski
title_full Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo Leminski
title_fullStr Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo Leminski
title_full_unstemmed Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo Leminski
title_sort Anseios teóricos de um pensador selvagem: a função social da poesia nos ensaios de Paulo Leminski
author Carvelli, Keissy Guariento
author_facet Carvelli, Keissy Guariento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Benedito [UNESP]
Silvestre, Osvaldo Manuel
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvelli, Keissy Guariento
dc.subject.por.fl_str_mv Leminski, Paulo, 1944-1989 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira - História e crítica
Poesia brasileira
Ensaio crítico
Brazilian literature - History and criticism
Brazilian poetry
Critical essay
topic Leminski, Paulo, 1944-1989 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira - História e crítica
Poesia brasileira
Ensaio crítico
Brazilian literature - History and criticism
Brazilian poetry
Critical essay
description A tese aqui apresentada consiste na defesa da existência de um método crítico no ensaísmo de Paulo Leminski (1944-1989) latente ao longo das três fases literárias que o constitui e que se realiza com maior êxito na publicação de Ensaios e anseios crípticos (2012), obra editada pela Editora da Unicamp e que seguiu os critérios utilizados pelo próprio poeta quando projetou a publicação dos ensaios em dois volumes: Anseios crípticos (anseios teóricos): peripécias de um investigador do sentido no torvelinho das formas e das ideias (1986) e Anseios crípticos 2 (2001). O pressuposto que se mostrou fecundo, portanto, é o de que o ensaísmo em Paulo Leminski torna manifesto um intérprete interessado em ser um “pensador selvagem”, dotado da capacidade de “atacar para todos os lados” prevendo somente os lucros resultantes de um pensamento em constante movimento de sístoles e diástoles. Por isso, faz de sua crítica um espaço poliédrico: ora pretende “ensinar uns raciocínios, uns conceitos, para um público maior e não sofisticado”; ora formula a utopia de uma “Itaipu poética” (LEMINSKI, 2012, p. 335); ora traz à tona interpretações sobre categorias literárias como “novo”, “poesia de criação e poesia de comunicação”, “leitor” e “vanguarda”. Uma questão axial transpassa todas essas reflexões: a natureza e função social da poesia e do poeta no contexto da geração 70. A partir dessa hipótese, verificou-se que tal inquietação é constante ao longo da vida literária de Paulo Leminski e está estruturada nos ensaios, nos ensaios-poemas e nos “minifestos” – gêneros em que expressa sua crítica – por uma visão filosófica e histórica, uma linguagem sintética, cortante e poética e por um tom que oscila entre o bem-humorado, o ácido e o melancólico. Portanto, verificou-se que o ensaio é um gênero fundamental praticado por Paulo Leminski ao longo de suas três fases, tendo sido suporte – com estilo, linguagem e forma própria – para a formulação de suas maiores obsessões relacionadas ao campo da Literatura e do seu próprio fazer literário.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09
2024-01-04T11:26:07Z
2024-01-04T11:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252358
8415016658483854
0000-0003-2160-9782
url https://hdl.handle.net/11449/252358
identifier_str_mv 8415016658483854
0000-0003-2160-9782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128739778756608