"Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Bruna Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181294
Resumo: Toma-se como objeto de análise, neste trabalho de dissertação, um estudo bibliométrico dos periódicos indicados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) na última década (2008-2018). Para este fim, foram catalogados os artigos publicados nas revistas e identificou-se o periódico “Zetetiké” e “Revista Metáfora Educacional” para apresentação dos estudos sobre grupos colaborativos e escola integral, respectivamente. Na apresentação dos textos, objetivou-se detalhar os constructos teóricos e metodológicos adotados pelos autores, isso possibilitou identificar a partir do estudo da citação a predominância da literatura brasileira em detrimento da estrangeira nas discussões sobre colaboração. Outro dado relevante foi que, dentre a produção científica levantada, houve mais pesquisas no campo dos grupos colaborativos quando comparado com a média de publicações sobre a escola integral. Além disso, na busca por respostas a questão geradora desta investigação não foi possível localizar a relação entre estas duas temáticas em um estudo específico do assunto, o que sinaliza para a importância de investimentos futuros dos pesquisadores na formação de trabalhos colaborativos que visem discutir a Educação Matemática no contexto do ensino integral. Conclui-se, assim, que para a efetivação dos princípios que regem tanto as diretrizes para a escola que se quer formar o aluno multidimensional quanto a implementação de práticas colaborativas, precisamos encarar estes dois pontos como políticas públicas educacionais emergentes.
id UNSP_6ad070ee5ca89dd440435c6203e0bfe9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181294
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling "Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática"Do not say that i did not tell the flowers": bibliometric study of the integral school and collaborative groups in mathematical educationBibliometriaEscola integralGrupo colaborativoEducação matemáticaBibliometricsIntegral schoolCollaborative groupMathematical educationToma-se como objeto de análise, neste trabalho de dissertação, um estudo bibliométrico dos periódicos indicados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) na última década (2008-2018). Para este fim, foram catalogados os artigos publicados nas revistas e identificou-se o periódico “Zetetiké” e “Revista Metáfora Educacional” para apresentação dos estudos sobre grupos colaborativos e escola integral, respectivamente. Na apresentação dos textos, objetivou-se detalhar os constructos teóricos e metodológicos adotados pelos autores, isso possibilitou identificar a partir do estudo da citação a predominância da literatura brasileira em detrimento da estrangeira nas discussões sobre colaboração. Outro dado relevante foi que, dentre a produção científica levantada, houve mais pesquisas no campo dos grupos colaborativos quando comparado com a média de publicações sobre a escola integral. Além disso, na busca por respostas a questão geradora desta investigação não foi possível localizar a relação entre estas duas temáticas em um estudo específico do assunto, o que sinaliza para a importância de investimentos futuros dos pesquisadores na formação de trabalhos colaborativos que visem discutir a Educação Matemática no contexto do ensino integral. Conclui-se, assim, que para a efetivação dos princípios que regem tanto as diretrizes para a escola que se quer formar o aluno multidimensional quanto a implementação de práticas colaborativas, precisamos encarar estes dois pontos como políticas públicas educacionais emergentes.In this dissertation, it is taken as object of analysis, a bibliometric study of the periodicals indicated by the Brazilian Society of Mathematical Education (SBEM) in the last decade (2008-2018). For this purpose, the articles published in the journals were cataloged. The journals "Zetetiké" and "Revista Metáfora Educacional" were elected to present the studies on collaborative groups and integral school, respectively. In the presentation of the texts, the objective was to detail the theory and methodology adopted by the authors, this allowed to identify from the study of the citation the predominance of the Brazilian literature to the detriment of the foreigner in the discussions about collaboration. Another relevant fact was that, among the scientific production raised, there was more research in the field of collaborative groups when compared to the average of publications about the integral school. In addition, in the search for answers to the question of this investigation, it was not possible to find the relationship between these two themes in a specific study about this subject, which signals the importance of future investments in research on the formation of collaborative works that discuss Mathematics Education in the context of integral education. It is concluded that, for the implementation of the principles that rule guidelines for the multidimensional learner-forming school, and the implementation of collaborative practices, we need to look at these two points as emerging public educational policies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: Código de Financiamento 1800881Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Harryson Junio Lessa [UNESP]Ciríaco, Klinger TeodoroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Muniz, Bruna Mendes2019-04-01T12:00:41Z2019-04-01T12:00:41Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18129400091447233004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-05T19:27:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181294Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:27:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática
"Do not say that i did not tell the flowers": bibliometric study of the integral school and collaborative groups in mathematical education
title "Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática
spellingShingle "Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática
Muniz, Bruna Mendes
Bibliometria
Escola integral
Grupo colaborativo
Educação matemática
Bibliometrics
Integral school
Collaborative group
Mathematical education
title_short "Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática
title_full "Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática
title_fullStr "Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática
title_full_unstemmed "Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática
title_sort "Pra não dizer que não falei das flores": estudo bibliométrico da escola integral e dos grupos colaborativos em educação matemática
author Muniz, Bruna Mendes
author_facet Muniz, Bruna Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Harryson Junio Lessa [UNESP]
Ciríaco, Klinger Teodoro
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Bruna Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria
Escola integral
Grupo colaborativo
Educação matemática
Bibliometrics
Integral school
Collaborative group
Mathematical education
topic Bibliometria
Escola integral
Grupo colaborativo
Educação matemática
Bibliometrics
Integral school
Collaborative group
Mathematical education
description Toma-se como objeto de análise, neste trabalho de dissertação, um estudo bibliométrico dos periódicos indicados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) na última década (2008-2018). Para este fim, foram catalogados os artigos publicados nas revistas e identificou-se o periódico “Zetetiké” e “Revista Metáfora Educacional” para apresentação dos estudos sobre grupos colaborativos e escola integral, respectivamente. Na apresentação dos textos, objetivou-se detalhar os constructos teóricos e metodológicos adotados pelos autores, isso possibilitou identificar a partir do estudo da citação a predominância da literatura brasileira em detrimento da estrangeira nas discussões sobre colaboração. Outro dado relevante foi que, dentre a produção científica levantada, houve mais pesquisas no campo dos grupos colaborativos quando comparado com a média de publicações sobre a escola integral. Além disso, na busca por respostas a questão geradora desta investigação não foi possível localizar a relação entre estas duas temáticas em um estudo específico do assunto, o que sinaliza para a importância de investimentos futuros dos pesquisadores na formação de trabalhos colaborativos que visem discutir a Educação Matemática no contexto do ensino integral. Conclui-se, assim, que para a efetivação dos princípios que regem tanto as diretrizes para a escola que se quer formar o aluno multidimensional quanto a implementação de práticas colaborativas, precisamos encarar estes dois pontos como políticas públicas educacionais emergentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01T12:00:41Z
2019-04-01T12:00:41Z
2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181294
000914472
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/181294
identifier_str_mv 000914472
33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128207342272512