Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581 |
Resumo: | Apesar de evidente nas práticas contemporâneas de consumo e comunicação, o que se convencionou chamar de “consumo colaborativo” ainda agrupa uma série de questionamentos e reflexões em torno de sua semântica. Este artigo, ancorado na perspectiva bibliométrica, analisa os trabalhos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que contenham em sua proposta de pesquisa a expressão “consumo colaborativo” para investigar de que modo os pesquisadores brasileiros abordam o conceito e, em seguida, problematiza suas postulações. |
id |
USP-63_7104de17ce0c50d3855a64da20c70f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/122581 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construçãoCollaborative consumption: prospects, observations, and approaches for a concept in constructionConsumo colaborativo: perspectivas, observaciones y criterios para un concepto en construcciónConsumptionCollaborative consumptionBibliometrics.ConsumoConsumo colaborativoBibliometria.ConsumoConsumo colaborativoBibliometría.Apesar de evidente nas práticas contemporâneas de consumo e comunicação, o que se convencionou chamar de “consumo colaborativo” ainda agrupa uma série de questionamentos e reflexões em torno de sua semântica. Este artigo, ancorado na perspectiva bibliométrica, analisa os trabalhos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que contenham em sua proposta de pesquisa a expressão “consumo colaborativo” para investigar de que modo os pesquisadores brasileiros abordam o conceito e, em seguida, problematiza suas postulações.Despite being evident in consumption and communication practices in the contemporary time, the so-called “collaborative consumption” also includes a series of questions and reflections around its semantics. This article, anchored in bibliometric perspective, analyzes the papers available in the Capes/MEC Journal Database and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations which contain in their research proposal the term “collaborative consumption” to investigate how the Brazilian researchers approach the concept and then discusses its postulations.A pesar de evidente en las prácticas contemporáneas de consumo y comunicación, lo que se llama “consumo colaborativo” también incluye una serie de preguntas y reflexiones en torno a su semántica. Este artículo, anclado en una perspectiva bibliométrica, analiza los trabajos disponibles en el Portal Capes/MEC y en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones que contienen en su propuesta de investigación el término “consumo colaborativo” para investigar cómo los investigadores brasileños se acercan al concepto y luego analiza sus postulados.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/12258110.11606/issn.1984-5057.v9i2p4-15Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 4-151984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581/137061Copyright (c) 2018 Ana Cirne Paes de Barros, Karla Regina Macena Pereira Patriotainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Ana Cirne Paes dePatriota, Karla Regina Macena Pereira2019-04-01T12:55:20Zoai:revistas.usp.br:article/122581Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:20Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção Collaborative consumption: prospects, observations, and approaches for a concept in construction Consumo colaborativo: perspectivas, observaciones y criterios para un concepto en construcción |
title |
Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção |
spellingShingle |
Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção Barros, Ana Cirne Paes de Consumption Collaborative consumption Bibliometrics. Consumo Consumo colaborativo Bibliometria. Consumo Consumo colaborativo Bibliometría. |
title_short |
Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção |
title_full |
Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção |
title_fullStr |
Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção |
title_full_unstemmed |
Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção |
title_sort |
Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção |
author |
Barros, Ana Cirne Paes de |
author_facet |
Barros, Ana Cirne Paes de Patriota, Karla Regina Macena Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Patriota, Karla Regina Macena Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Ana Cirne Paes de Patriota, Karla Regina Macena Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumption Collaborative consumption Bibliometrics. Consumo Consumo colaborativo Bibliometria. Consumo Consumo colaborativo Bibliometría. |
topic |
Consumption Collaborative consumption Bibliometrics. Consumo Consumo colaborativo Bibliometria. Consumo Consumo colaborativo Bibliometría. |
description |
Apesar de evidente nas práticas contemporâneas de consumo e comunicação, o que se convencionou chamar de “consumo colaborativo” ainda agrupa uma série de questionamentos e reflexões em torno de sua semântica. Este artigo, ancorado na perspectiva bibliométrica, analisa os trabalhos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que contenham em sua proposta de pesquisa a expressão “consumo colaborativo” para investigar de que modo os pesquisadores brasileiros abordam o conceito e, em seguida, problematiza suas postulações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p4-15 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v9i2p4-15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581/137061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ana Cirne Paes de Barros, Karla Regina Macena Pereira Patriota info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ana Cirne Paes de Barros, Karla Regina Macena Pereira Patriota |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 4-15 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856264491008 |