O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144000 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869754.pdf |
Resumo: | Se é por meio do silêncio que a dominação se faz presente como prática domesticadora, através do poder apassivador de uma educação bancária, podemos e devemos nos apropriar de uma educação libertária no sentido da emancipação e empoderamento de nós, sujeitos ativos e conscientes de nossa realidade. Foi partindo dessa forte perspectiva de resistência trazida por Paulo Freire que percebemos a Agroecologia como tema apropriado para ser tratado pela Educação Ambiental (EA), gerador de ação-reflexão-ação diante de uma problemática hegemônica, e que dessa maneira tornou-se ponto de partida para a reflexão deste trabalho. Considerando a importância de abordarmos o tema da agroecologia em trabalhos de EA, realizar pesquisas do tipo estado da arte, buscando documentos oriundos da produção acadêmica, ou seja, dissertações e teses, nos permite verificar se e como esta relação vem sendo feita por pesquisadores e educadores interessados na EA, e quais considerações têm sido levantadas a esse respeito. Mapeando e analisando essa produção, através da investigação de seus documentos, temos a possibilidade de identificar as tendências presentes nesses trabalhos, ou discussões e abordagens que ainda estão ausentes. Os dados que constituíram o corpus documental de nossa pesquisa foram encontrados no banco de dados do projeto Earte que objetiva mapear o estado da arte da pesquisa em EA no país. Coletamos os trabalhos relacionados com a Agroecologia até o ano de 2009, sendo os dados posteriormente sistematizados e codificados através da análise de conteúdo. De maneira geral, percebemos que a agroecologia ainda é pouco associada a processos educativos ambientais no sentido da emancipação dos indivíduos; quando aparece em contextos formativos, vem arraigada a uma perspectiva tecnicista que impede a aproximação de discussões que promovam a ação-reflexão-ação que idealizamos em nosso trabalho. Além da... |
id |
UNSP_6b29428e9e21bde71032443af32ba637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144000 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambientalEducação ambientalEcologia agrícolaTesesSegurança alimentarPesquisa bibliograficaCriticaEmancipaçãoSe é por meio do silêncio que a dominação se faz presente como prática domesticadora, através do poder apassivador de uma educação bancária, podemos e devemos nos apropriar de uma educação libertária no sentido da emancipação e empoderamento de nós, sujeitos ativos e conscientes de nossa realidade. Foi partindo dessa forte perspectiva de resistência trazida por Paulo Freire que percebemos a Agroecologia como tema apropriado para ser tratado pela Educação Ambiental (EA), gerador de ação-reflexão-ação diante de uma problemática hegemônica, e que dessa maneira tornou-se ponto de partida para a reflexão deste trabalho. Considerando a importância de abordarmos o tema da agroecologia em trabalhos de EA, realizar pesquisas do tipo estado da arte, buscando documentos oriundos da produção acadêmica, ou seja, dissertações e teses, nos permite verificar se e como esta relação vem sendo feita por pesquisadores e educadores interessados na EA, e quais considerações têm sido levantadas a esse respeito. Mapeando e analisando essa produção, através da investigação de seus documentos, temos a possibilidade de identificar as tendências presentes nesses trabalhos, ou discussões e abordagens que ainda estão ausentes. Os dados que constituíram o corpus documental de nossa pesquisa foram encontrados no banco de dados do projeto Earte que objetiva mapear o estado da arte da pesquisa em EA no país. Coletamos os trabalhos relacionados com a Agroecologia até o ano de 2009, sendo os dados posteriormente sistematizados e codificados através da análise de conteúdo. De maneira geral, percebemos que a agroecologia ainda é pouco associada a processos educativos ambientais no sentido da emancipação dos indivíduos; quando aparece em contextos formativos, vem arraigada a uma perspectiva tecnicista que impede a aproximação de discussões que promovam a ação-reflexão-ação que idealizamos em nosso trabalho. Além da...Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Claro, Karina Ambrosio [UNESP]2016-09-27T13:38:55Z2016-09-27T13:38:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79 f.application/pdfCLARO, Karina Ambrosio. O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental. 2016. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/144000000869754http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869754.pdf4980307107078303Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:04:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144000Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:55.740846Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental |
title |
O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental |
spellingShingle |
O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental Claro, Karina Ambrosio [UNESP] Educação ambiental Ecologia agrícola Teses Segurança alimentar Pesquisa bibliografica Critica Emancipação |
title_short |
O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental |
title_full |
O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental |
title_fullStr |
O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental |
title_full_unstemmed |
O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental |
title_sort |
O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental |
author |
Claro, Karina Ambrosio [UNESP] |
author_facet |
Claro, Karina Ambrosio [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claro, Karina Ambrosio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Ecologia agrícola Teses Segurança alimentar Pesquisa bibliografica Critica Emancipação |
topic |
Educação ambiental Ecologia agrícola Teses Segurança alimentar Pesquisa bibliografica Critica Emancipação |
description |
Se é por meio do silêncio que a dominação se faz presente como prática domesticadora, através do poder apassivador de uma educação bancária, podemos e devemos nos apropriar de uma educação libertária no sentido da emancipação e empoderamento de nós, sujeitos ativos e conscientes de nossa realidade. Foi partindo dessa forte perspectiva de resistência trazida por Paulo Freire que percebemos a Agroecologia como tema apropriado para ser tratado pela Educação Ambiental (EA), gerador de ação-reflexão-ação diante de uma problemática hegemônica, e que dessa maneira tornou-se ponto de partida para a reflexão deste trabalho. Considerando a importância de abordarmos o tema da agroecologia em trabalhos de EA, realizar pesquisas do tipo estado da arte, buscando documentos oriundos da produção acadêmica, ou seja, dissertações e teses, nos permite verificar se e como esta relação vem sendo feita por pesquisadores e educadores interessados na EA, e quais considerações têm sido levantadas a esse respeito. Mapeando e analisando essa produção, através da investigação de seus documentos, temos a possibilidade de identificar as tendências presentes nesses trabalhos, ou discussões e abordagens que ainda estão ausentes. Os dados que constituíram o corpus documental de nossa pesquisa foram encontrados no banco de dados do projeto Earte que objetiva mapear o estado da arte da pesquisa em EA no país. Coletamos os trabalhos relacionados com a Agroecologia até o ano de 2009, sendo os dados posteriormente sistematizados e codificados através da análise de conteúdo. De maneira geral, percebemos que a agroecologia ainda é pouco associada a processos educativos ambientais no sentido da emancipação dos indivíduos; quando aparece em contextos formativos, vem arraigada a uma perspectiva tecnicista que impede a aproximação de discussões que promovam a ação-reflexão-ação que idealizamos em nosso trabalho. Além da... |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27T13:38:55Z 2016-09-27T13:38:55Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CLARO, Karina Ambrosio. O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental. 2016. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/144000 000869754 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869754.pdf 4980307107078303 |
identifier_str_mv |
CLARO, Karina Ambrosio. O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental. 2016. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. 000869754 4980307107078303 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144000 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869754.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
79 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128427726733312 |