Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline de Campos Almeida Fernandes da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121154
Resumo: This work aims describe, through a phenomenological approach to qualitative research, which are the contributions of reading and writing of texts from different contexts for learning mathematics. For this purpose, we developed activities involving reading, writing and math in classes in the 6th grade of elementary school to a state school Guaratinguetá. These activities constituted the research data as part of the fieldwork. We analyzed the data following the procedures of this phenomenological research which they are described by Bicudo (1994, 2000, 2011), Fini (1994) and Machado (1994). We base our study on reading, writing and mathematics in Nacarato (2009), Lopes (2009), Smole (2000) and Fonseca (2005), among others. In the analysis, we seek to clarify how meaningful situations of different contexts, helping to develop skills in reading, writing and interpretation of the student, which in turn help the students at understanding mathematics. After the analysis of data, we named the two open categories: Difficulty of Expression and Communication Facilities. The interpretation of categories allows us to understand that there is, by individuals, a communicative intention that is expressed in the texts
id UNSP_6b2bc3845033812ae604759f6d8a88b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121154
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextosMatemática - Estudo e ensinoFenomenologiaLeituraPhenomenologyReadingLearning MathematicsThis work aims describe, through a phenomenological approach to qualitative research, which are the contributions of reading and writing of texts from different contexts for learning mathematics. For this purpose, we developed activities involving reading, writing and math in classes in the 6th grade of elementary school to a state school Guaratinguetá. These activities constituted the research data as part of the fieldwork. We analyzed the data following the procedures of this phenomenological research which they are described by Bicudo (1994, 2000, 2011), Fini (1994) and Machado (1994). We base our study on reading, writing and mathematics in Nacarato (2009), Lopes (2009), Smole (2000) and Fonseca (2005), among others. In the analysis, we seek to clarify how meaningful situations of different contexts, helping to develop skills in reading, writing and interpretation of the student, which in turn help the students at understanding mathematics. After the analysis of data, we named the two open categories: Difficulty of Expression and Communication Facilities. The interpretation of categories allows us to understand that there is, by individuals, a communicative intention that is expressed in the textsO objetivo deste trabalho é estudar, através de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, quais as contribuições da leitura e escrita de textos de diversos contextos, para a aprendizagem da matemática. Para tanto, foram desenvolvidas atividades envolvendo leitura, escrita e matemática em aulas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Guaratinguetá. Tais atividades se constituíram nos dados da pesquisa como parte do trabalho de campo. Os dados foram analisados seguindo os procedimentos da pesquisa fenomenológica tal qual eles são descritos por Bicudo(1994; 2000; 2011), Fini (1994) e Machado (1994), e nas pesquisas sobre leitura, escrita e matemática apresentadas por Nacarato (2009), Lopes (2009), Smole (2000), Fonseca (2005), entre outros. Nas análises, buscamos esclarecer como situações expressivas de contextos diversos, auxiliam no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação do aluno, que por sua vez, auxiliam na compreensão matemática. Realizada a análise dos dados da pesquisa, chegamos a duas categorias abertas nomeadas: Dificuldade de Expressão e Facilidades de Comunicação. A interpretação das categorias nos permite compreender que há, por parte dos sujeitos, uma intenção comunicativa que é expressa nos textosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Aline de Campos Almeida Fernandes da [UNESP]2015-03-23T15:28:47Z2015-03-23T15:28:47Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Aline de Campos Almeida Fernandes da. Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (licenciatura - Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.http://hdl.handle.net/11449/121154000688295silva_acaf_tcc_guara.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:52:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121154Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:46:20.556192Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos
title Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos
spellingShingle Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos
Silva, Aline de Campos Almeida Fernandes da [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Fenomenologia
Leitura
Phenomenology
Reading
Learning Mathematics
title_short Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos
title_full Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos
title_fullStr Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos
title_full_unstemmed Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos
title_sort Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos
author Silva, Aline de Campos Almeida Fernandes da [UNESP]
author_facet Silva, Aline de Campos Almeida Fernandes da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline de Campos Almeida Fernandes da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Fenomenologia
Leitura
Phenomenology
Reading
Learning Mathematics
topic Matemática - Estudo e ensino
Fenomenologia
Leitura
Phenomenology
Reading
Learning Mathematics
description This work aims describe, through a phenomenological approach to qualitative research, which are the contributions of reading and writing of texts from different contexts for learning mathematics. For this purpose, we developed activities involving reading, writing and math in classes in the 6th grade of elementary school to a state school Guaratinguetá. These activities constituted the research data as part of the fieldwork. We analyzed the data following the procedures of this phenomenological research which they are described by Bicudo (1994, 2000, 2011), Fini (1994) and Machado (1994). We base our study on reading, writing and mathematics in Nacarato (2009), Lopes (2009), Smole (2000) and Fonseca (2005), among others. In the analysis, we seek to clarify how meaningful situations of different contexts, helping to develop skills in reading, writing and interpretation of the student, which in turn help the students at understanding mathematics. After the analysis of data, we named the two open categories: Difficulty of Expression and Communication Facilities. The interpretation of categories allows us to understand that there is, by individuals, a communicative intention that is expressed in the texts
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:28:47Z
2015-03-23T15:28:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Aline de Campos Almeida Fernandes da. Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (licenciatura - Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/121154
000688295
silva_acaf_tcc_guara.pdf
identifier_str_mv SILVA, Aline de Campos Almeida Fernandes da. Contribuições da leitura e escrita para a aprendizagem da matemática com textos de diferentes contextos. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (licenciatura - Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.
000688295
silva_acaf_tcc_guara.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/121154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128698442842112