Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uehara, Flavia Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141714
Resumo: O presente trabalho é resultado de um projeto de Iniciação Cientifica em andamento vinculada ao projeto de Melhoria do Ensino Público “Objetos de Aprendizagem: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem” (Processo FAPESP - 2012/15487-0), que promove o uso regular de Objetos de Aprendizagem (OA) em cinco disciplinas. A presente pesquisa objetiva conceber e desenvolver um modelo “conceitual” para a elaboração dos chamados “Roteiros de Atividades” (RA), baseado nas proposições da abordagem da “Aprendizagem Baseada em Tarefas” de M. David Merrill, autor norte americano que mais contribuiu para elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas com os OA. Para a elaboração do trabalho realizamos uma revisão da literatura sobre os principais e recentes trabalhos de M. David Merrill e partimos de pesquisas feitas junto aos professores que participam do projeto que promove o uso dos Objetos de aprendizagem em uma Escola Publica de Ensino Médio no município de Araraquara-SP. Esses estudos nos levaram a considerar a Component Display Theory (CDT) de Merrill, como teoria capaz de subsidiar a elaboração dos RA. A proposta do modelo conceitual para Roteiro de Atividades busca constituir futuramente um instrumento importante para o desenvolvimento da autonomia dos professores com o uso dos Objetos de Aprendizagem quando estes tiverem a necessidade de desenvolver os Roteiros sem apoio da equipe de pesquisadores.
id UNSP_6ba26e61171052be34983f20128a7926
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141714
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefasObjetos de aprendizagemRoteiro de atividadesAprendizagem baseada em tarefasO presente trabalho é resultado de um projeto de Iniciação Cientifica em andamento vinculada ao projeto de Melhoria do Ensino Público “Objetos de Aprendizagem: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem” (Processo FAPESP - 2012/15487-0), que promove o uso regular de Objetos de Aprendizagem (OA) em cinco disciplinas. A presente pesquisa objetiva conceber e desenvolver um modelo “conceitual” para a elaboração dos chamados “Roteiros de Atividades” (RA), baseado nas proposições da abordagem da “Aprendizagem Baseada em Tarefas” de M. David Merrill, autor norte americano que mais contribuiu para elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas com os OA. Para a elaboração do trabalho realizamos uma revisão da literatura sobre os principais e recentes trabalhos de M. David Merrill e partimos de pesquisas feitas junto aos professores que participam do projeto que promove o uso dos Objetos de aprendizagem em uma Escola Publica de Ensino Médio no município de Araraquara-SP. Esses estudos nos levaram a considerar a Component Display Theory (CDT) de Merrill, como teoria capaz de subsidiar a elaboração dos RA. A proposta do modelo conceitual para Roteiro de Atividades busca constituir futuramente um instrumento importante para o desenvolvimento da autonomia dos professores com o uso dos Objetos de Aprendizagem quando estes tiverem a necessidade de desenvolver os Roteiros sem apoio da equipe de pesquisadores.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraFAPESP: 2012/15487-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Uehara, Flavia Maria [UNESP]Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]2016-07-19T13:00:08Z2016-07-19T13:00:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11035-11044application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11035-110442357-7819http://hdl.handle.net/11449/141714ISSN2357-7819-2014-11035-11044.pdf8914073228135977porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:51:58.711291Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas
title Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas
spellingShingle Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas
Uehara, Flavia Maria [UNESP]
Objetos de aprendizagem
Roteiro de atividades
Aprendizagem baseada em tarefas
title_short Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas
title_full Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas
title_fullStr Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas
title_full_unstemmed Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas
title_sort Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas
author Uehara, Flavia Maria [UNESP]
author_facet Uehara, Flavia Maria [UNESP]
Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
author_role author
author2 Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Uehara, Flavia Maria [UNESP]
Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Roteiro de atividades
Aprendizagem baseada em tarefas
topic Objetos de aprendizagem
Roteiro de atividades
Aprendizagem baseada em tarefas
description O presente trabalho é resultado de um projeto de Iniciação Cientifica em andamento vinculada ao projeto de Melhoria do Ensino Público “Objetos de Aprendizagem: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem” (Processo FAPESP - 2012/15487-0), que promove o uso regular de Objetos de Aprendizagem (OA) em cinco disciplinas. A presente pesquisa objetiva conceber e desenvolver um modelo “conceitual” para a elaboração dos chamados “Roteiros de Atividades” (RA), baseado nas proposições da abordagem da “Aprendizagem Baseada em Tarefas” de M. David Merrill, autor norte americano que mais contribuiu para elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas com os OA. Para a elaboração do trabalho realizamos uma revisão da literatura sobre os principais e recentes trabalhos de M. David Merrill e partimos de pesquisas feitas junto aos professores que participam do projeto que promove o uso dos Objetos de aprendizagem em uma Escola Publica de Ensino Médio no município de Araraquara-SP. Esses estudos nos levaram a considerar a Component Display Theory (CDT) de Merrill, como teoria capaz de subsidiar a elaboração dos RA. A proposta do modelo conceitual para Roteiro de Atividades busca constituir futuramente um instrumento importante para o desenvolvimento da autonomia dos professores com o uso dos Objetos de Aprendizagem quando estes tiverem a necessidade de desenvolver os Roteiros sem apoio da equipe de pesquisadores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:08Z
2016-07-19T13:00:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11035-11044
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141714
ISSN2357-7819-2014-11035-11044.pdf
8914073228135977
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141714
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11035-11044
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11035-11044.pdf
8914073228135977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11035-11044
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128713305358336