Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141714 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de um projeto de Iniciação Cientifica em andamento vinculada ao projeto de Melhoria do Ensino Público “Objetos de Aprendizagem: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem” (Processo FAPESP - 2012/15487-0), que promove o uso regular de Objetos de Aprendizagem (OA) em cinco disciplinas. A presente pesquisa objetiva conceber e desenvolver um modelo “conceitual” para a elaboração dos chamados “Roteiros de Atividades” (RA), baseado nas proposições da abordagem da “Aprendizagem Baseada em Tarefas” de M. David Merrill, autor norte americano que mais contribuiu para elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas com os OA. Para a elaboração do trabalho realizamos uma revisão da literatura sobre os principais e recentes trabalhos de M. David Merrill e partimos de pesquisas feitas junto aos professores que participam do projeto que promove o uso dos Objetos de aprendizagem em uma Escola Publica de Ensino Médio no município de Araraquara-SP. Esses estudos nos levaram a considerar a Component Display Theory (CDT) de Merrill, como teoria capaz de subsidiar a elaboração dos RA. A proposta do modelo conceitual para Roteiro de Atividades busca constituir futuramente um instrumento importante para o desenvolvimento da autonomia dos professores com o uso dos Objetos de Aprendizagem quando estes tiverem a necessidade de desenvolver os Roteiros sem apoio da equipe de pesquisadores. |
id |
UNSP_6ba26e61171052be34983f20128a7926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141714 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefasObjetos de aprendizagemRoteiro de atividadesAprendizagem baseada em tarefasO presente trabalho é resultado de um projeto de Iniciação Cientifica em andamento vinculada ao projeto de Melhoria do Ensino Público “Objetos de Aprendizagem: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem” (Processo FAPESP - 2012/15487-0), que promove o uso regular de Objetos de Aprendizagem (OA) em cinco disciplinas. A presente pesquisa objetiva conceber e desenvolver um modelo “conceitual” para a elaboração dos chamados “Roteiros de Atividades” (RA), baseado nas proposições da abordagem da “Aprendizagem Baseada em Tarefas” de M. David Merrill, autor norte americano que mais contribuiu para elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas com os OA. Para a elaboração do trabalho realizamos uma revisão da literatura sobre os principais e recentes trabalhos de M. David Merrill e partimos de pesquisas feitas junto aos professores que participam do projeto que promove o uso dos Objetos de aprendizagem em uma Escola Publica de Ensino Médio no município de Araraquara-SP. Esses estudos nos levaram a considerar a Component Display Theory (CDT) de Merrill, como teoria capaz de subsidiar a elaboração dos RA. A proposta do modelo conceitual para Roteiro de Atividades busca constituir futuramente um instrumento importante para o desenvolvimento da autonomia dos professores com o uso dos Objetos de Aprendizagem quando estes tiverem a necessidade de desenvolver os Roteiros sem apoio da equipe de pesquisadores.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraFAPESP: 2012/15487-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Uehara, Flavia Maria [UNESP]Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]2016-07-19T13:00:08Z2016-07-19T13:00:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11035-11044application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11035-110442357-7819http://hdl.handle.net/11449/141714ISSN2357-7819-2014-11035-11044.pdf8914073228135977porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:51:58.711291Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas |
title |
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas |
spellingShingle |
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas Uehara, Flavia Maria [UNESP] Objetos de aprendizagem Roteiro de atividades Aprendizagem baseada em tarefas |
title_short |
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas |
title_full |
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas |
title_fullStr |
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas |
title_sort |
Uma proposta metodológica para o uso de objetos de aprendizagem baseada em atividades centradas em tarefas |
author |
Uehara, Flavia Maria [UNESP] |
author_facet |
Uehara, Flavia Maria [UNESP] Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uehara, Flavia Maria [UNESP] Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem Roteiro de atividades Aprendizagem baseada em tarefas |
topic |
Objetos de aprendizagem Roteiro de atividades Aprendizagem baseada em tarefas |
description |
O presente trabalho é resultado de um projeto de Iniciação Cientifica em andamento vinculada ao projeto de Melhoria do Ensino Público “Objetos de Aprendizagem: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem” (Processo FAPESP - 2012/15487-0), que promove o uso regular de Objetos de Aprendizagem (OA) em cinco disciplinas. A presente pesquisa objetiva conceber e desenvolver um modelo “conceitual” para a elaboração dos chamados “Roteiros de Atividades” (RA), baseado nas proposições da abordagem da “Aprendizagem Baseada em Tarefas” de M. David Merrill, autor norte americano que mais contribuiu para elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas com os OA. Para a elaboração do trabalho realizamos uma revisão da literatura sobre os principais e recentes trabalhos de M. David Merrill e partimos de pesquisas feitas junto aos professores que participam do projeto que promove o uso dos Objetos de aprendizagem em uma Escola Publica de Ensino Médio no município de Araraquara-SP. Esses estudos nos levaram a considerar a Component Display Theory (CDT) de Merrill, como teoria capaz de subsidiar a elaboração dos RA. A proposta do modelo conceitual para Roteiro de Atividades busca constituir futuramente um instrumento importante para o desenvolvimento da autonomia dos professores com o uso dos Objetos de Aprendizagem quando estes tiverem a necessidade de desenvolver os Roteiros sem apoio da equipe de pesquisadores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:08Z 2016-07-19T13:00:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11035-11044 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141714 ISSN2357-7819-2014-11035-11044.pdf 8914073228135977 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141714 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11035-11044 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-11035-11044.pdf 8914073228135977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
11035-11044 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128713305358336 |