A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141849 |
Resumo: | Este estudo, de abordagem qualitativa, procurou analisar, por meio de narrativas, as experiências vivenciadas e o processo de constituição docente de três licenciandos de um curso de Licenciatura em Física, de uma Universidade Pública Estadual, que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com uma escola pública da rede estadual de São Paulo. O registro das experiências e vivências docentes dos futuros professores foi realizado por meio de narrativas, as quais se mostraram importantes ao possibilitar, posteriormente, a reflexão dos licenciandos sobre suas experiências docentes quanto a expectativas, sentimentos e posicionamentos quanto ao exercício da profissão frente a realidade escolar, permitindo, então, a compreensão sobre o processo de ser e fazer-se professor. Dessa forma, as narrativas, como se buscou apresentar neste trabalho, representam uma estratégia vantajosa, pois permitiu que os licenciandos, ao narrar pudessem refletir sobre sua formação, a prática docente e a legitimação das experiências vivenciadas junto aos professores da escola. Além disso, mostrou-se um importante recurso na produção de sentido à experiência humana e, de modo específico a experiência docente. |
id |
UNSP_6bca9df7b25b639c772835431082b504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141849 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativasEste estudo, de abordagem qualitativa, procurou analisar, por meio de narrativas, as experiências vivenciadas e o processo de constituição docente de três licenciandos de um curso de Licenciatura em Física, de uma Universidade Pública Estadual, que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com uma escola pública da rede estadual de São Paulo. O registro das experiências e vivências docentes dos futuros professores foi realizado por meio de narrativas, as quais se mostraram importantes ao possibilitar, posteriormente, a reflexão dos licenciandos sobre suas experiências docentes quanto a expectativas, sentimentos e posicionamentos quanto ao exercício da profissão frente a realidade escolar, permitindo, então, a compreensão sobre o processo de ser e fazer-se professor. Dessa forma, as narrativas, como se buscou apresentar neste trabalho, representam uma estratégia vantajosa, pois permitiu que os licenciandos, ao narrar pudessem refletir sobre sua formação, a prática docente e a legitimação das experiências vivenciadas junto aos professores da escola. Além disso, mostrou-se um importante recurso na produção de sentido à experiência humana e, de modo específico a experiência docente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilEscola Estadual de Urubupungá, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]Selingardi, Gabriela [UNESP]Mendonça, Daiana Braga de Almeida [UNESP]Gonçalves, Wilians Roberto [UNESP]Castro, Maria Rita de2016-07-19T13:00:45Z2016-07-19T13:00:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject52-63application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 52-632357-7819http://hdl.handle.net/11449/141849ISSN2357-7819-2014-52-63.pdf18374019491992520000-0002-9985-1475porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141849Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:33.489605Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas |
title |
A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas |
spellingShingle |
A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] |
title_short |
A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas |
title_full |
A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas |
title_fullStr |
A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas |
title_full_unstemmed |
A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas |
title_sort |
A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas |
author |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] |
author_facet |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] Selingardi, Gabriela [UNESP] Mendonça, Daiana Braga de Almeida [UNESP] Gonçalves, Wilians Roberto [UNESP] Castro, Maria Rita de |
author_role |
author |
author2 |
Selingardi, Gabriela [UNESP] Mendonça, Daiana Braga de Almeida [UNESP] Gonçalves, Wilians Roberto [UNESP] Castro, Maria Rita de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] Selingardi, Gabriela [UNESP] Mendonça, Daiana Braga de Almeida [UNESP] Gonçalves, Wilians Roberto [UNESP] Castro, Maria Rita de |
description |
Este estudo, de abordagem qualitativa, procurou analisar, por meio de narrativas, as experiências vivenciadas e o processo de constituição docente de três licenciandos de um curso de Licenciatura em Física, de uma Universidade Pública Estadual, que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com uma escola pública da rede estadual de São Paulo. O registro das experiências e vivências docentes dos futuros professores foi realizado por meio de narrativas, as quais se mostraram importantes ao possibilitar, posteriormente, a reflexão dos licenciandos sobre suas experiências docentes quanto a expectativas, sentimentos e posicionamentos quanto ao exercício da profissão frente a realidade escolar, permitindo, então, a compreensão sobre o processo de ser e fazer-se professor. Dessa forma, as narrativas, como se buscou apresentar neste trabalho, representam uma estratégia vantajosa, pois permitiu que os licenciandos, ao narrar pudessem refletir sobre sua formação, a prática docente e a legitimação das experiências vivenciadas junto aos professores da escola. Além disso, mostrou-se um importante recurso na produção de sentido à experiência humana e, de modo específico a experiência docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:45Z 2016-07-19T13:00:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 52-63 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141849 ISSN2357-7819-2014-52-63.pdf 1837401949199252 0000-0002-9985-1475 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141849 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 52-63 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-52-63.pdf 1837401949199252 0000-0002-9985-1475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52-63 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129268063928320 |