Possibilidades de apropriação do conceito de constelação na idade pré-escolar: investigação a partir de um experimento didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghirardello, Dante
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192152
Resumo: O atual crescimento das pesquisas envolvendo o ensino de Astronomia não se reflete na Educação Infantil, ignorando a necessidade de um ensino sistematizado nesta etapa escolar. Partindo do método materialista histórico-dialético são necessárias pesquisas que se debrucem sobre esse objeto a fim de superar as aparências e sanar esta problemática apresentada no ensino dessa etapa escolar. Logo, o trabalho se estrutura de forma a responder a seguinte questão: é possível ensinar Astronomia Observacional na escola de Educação Infantil, visando propiciar o desenvolvimento infantil no processo de ensino e aprendizagem? Assim, partindo das teorias críticas pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural, buscou-se organizar um experimento didático que trabalhe o ensino do conceito de constelação para uma turma da Educação Infantil, se organizando a partir do conteúdo-sujeito. Isto possibilitou olhar para a construção do conceito em seu formato histórico contextual, expondo o movimento e constituição daquilo que se compreende historicamente como o conceito de constelação, apresentando um sistema conceitual de tal conteúdo que contemple então a unidade fundamental deste, compreendido aqui como observação celeste. Quanto à questão do desenvolvimento humano, da criança em idade pré-escolar, verificou-se as atividades dominantes e acessórias que guiam o desenvolvimento humano, fundamentado a partir da psicologia histórico-cultural, objetivando a periodização do pensamento e da atividade. Destarte, expressando tais vias, do conteúdo e do sujeito, em um experimento didático buscou-se relacionar o conteúdo assumido com a criança em idade pré-escolar; experimento esse qual, foi elaborada seguindo ideias filosóficas da pedagogia histórico-crítica. Logo, o local onde essa pesquisa procurou se manifestar foi no experimento didático, onde foram propostas ações enquanto possibilidades para o ensino de Astronomia na Educação Infantil. Portanto, tal pesquisa buscou desenvolver um experimento didático que considere o conteúdo-sujeito, desenvolvido em uma turma do Infantil V com 25 alunos de 4 e 5 anos. Entre as análises pode-se observar que talvez fosse importante ter garantido um momento de familiarização com o conceito de constelação, estrelas, etc., para então, tendo estabelecido com as crianças esse conceito, avançar em direção à questão do nexo entre regiões celestes e localização geográfica, além de perceber o destaque da utilização de quatro momentos que se mostraram possibilidades assertivas que tem relação direta com o conteúdo da unidade fundamental, de forma mais nítida, uma história virtual junto de uma dramatização didática, a utilização de um programa simulador celeste, desenhos relacionados com a Astronomia Observacional e a visita a um Observatório Astronômico, ações planejadas e produzidas no experimento. A pesquisa buscou subsidiar caminhos que visam possibilitar melhorias nas intervenções pedagógicas que envolvam os conteúdos científicos na Educação Infantil, onde destaca-se que tal modelo não é visto como único caminho a ser seguido, mas sim enquanto possibilidade.
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Logo, o trabalho se estrutura de forma a responder a seguinte questão: é possível ensinar Astronomia Observacional na escola de Educação Infantil, visando propiciar o desenvolvimento infantil no processo de ensino e aprendizagem? Assim, partindo das teorias críticas pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural, buscou-se organizar um experimento didático que trabalhe o ensino do conceito de constelação para uma turma da Educação Infantil, se organizando a partir do conteúdo-sujeito. Isto possibilitou olhar para a construção do conceito em seu formato histórico contextual, expondo o movimento e constituição daquilo que se compreende historicamente como o conceito de constelação, apresentando um sistema conceitual de tal conteúdo que contemple então a unidade fundamental deste, compreendido aqui como observação celeste. Quanto à questão do desenvolvimento humano, da criança em idade pré-escolar, verificou-se as atividades dominantes e acessórias que guiam o desenvolvimento humano, fundamentado a partir da psicologia histórico-cultural, objetivando a periodização do pensamento e da atividade. Destarte, expressando tais vias, do conteúdo e do sujeito, em um experimento didático buscou-se relacionar o conteúdo assumido com a criança em idade pré-escolar; experimento esse qual, foi elaborada seguindo ideias filosóficas da pedagogia histórico-crítica. Logo, o local onde essa pesquisa procurou se manifestar foi no experimento didático, onde foram propostas ações enquanto possibilidades para o ensino de Astronomia na Educação Infantil. Portanto, tal pesquisa buscou desenvolver um experimento didático que considere o conteúdo-sujeito, desenvolvido em uma turma do Infantil V com 25 alunos de 4 e 5 anos. Entre as análises pode-se observar que talvez fosse importante ter garantido um momento de familiarização com o conceito de constelação, estrelas, etc., para então, tendo estabelecido com as crianças esse conceito, avançar em direção à questão do nexo entre regiões celestes e localização geográfica, além de perceber o destaque da utilização de quatro momentos que se mostraram possibilidades assertivas que tem relação direta com o conteúdo da unidade fundamental, de forma mais nítida, uma história virtual junto de uma dramatização didática, a utilização de um programa simulador celeste, desenhos relacionados com a Astronomia Observacional e a visita a um Observatório Astronômico, ações planejadas e produzidas no experimento. A pesquisa buscou subsidiar caminhos que visam possibilitar melhorias nas intervenções pedagógicas que envolvam os conteúdos científicos na Educação Infantil, onde destaca-se que tal modelo não é visto como único caminho a ser seguido, mas sim enquanto possibilidade.Therefore, the work is structured to answer the following question: Is it possible to teach Observational Astronomy in the preschool, aiming to provide child development in the teaching and learning process? Thus, starting from critical theories, which are: historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology; The aim was to organize a didactic experiment that worked on the teaching of the concept of constellation for a kindergarten class, organized from the subject-content. This allowed us to look at the construction of the concept in its contextual historical format, exposing the movement and constitution of what is historically understood as the concept of constellation, presenting a conceptual system of such content; and for the dominant and accessory activities that guide human development, based on historical-cultural psychology, with studies on the periodization of human development, preschool age children, and the stages of thought; expressing them in a didactic experiment that sought to relate the assumed content to the preschool age child, which was elaborated following philosophical ideas of historical-critical pedagogy. Therefore, the place where this research sought to manifest was in the didactic experiment, where we propose actions as possibilities for the teaching of Astronomy in Early Childhood Education. Thus, this research aimed to develop a didactic experiment that considers the subject content, developing such an experiment in a class of Infantil V with 25 students from 4 and 5 years old. Among the analyzes we can see that perhaps it was important to have secured a moment of familiarization with the concept of constellation, stars, etc., then, having established this concept with children, move towards the question of the link between celestial regions and geographical location. In addition to realizing the highlight of the use of four moments that proved to be assertive possibilities, a virtual story along with a make-believe play, the use of a sky simulator program, drawings related to Observational Astronomy and the visit to an Astronomical Observatory, actions planned and produced in the experiment. The research sought to subsidize paths that aim to enable improvements in pedagogical interventions that involve scientific content in early childhood education, where it is highlighted that such a model is not seen as the only way to be followed, but rather as a possibility.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ghirardello, Dante2020-04-13T20:34:22Z2020-04-13T20:34:22Z2020-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19215200093000033004056079P074129529084669310000-0002-3291-5382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:15:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192152Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:15:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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